A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820 |
Resumo: | Orientador : Roberta Gurgel Azzi |
id |
UNICAMP-30_6cded6181c1236a15484e040daf70865 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::229899 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologiaPsicologia da aprendizagemLicenciaturaProfessores - FormaçãoEnsinoOrientador : Roberta Gurgel AzziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar o movimento da disciplina Psicologia Educacional: Aprendizagem, no que diz respeito à estratégia de ensino utilizada para uma aproximação entre teoria e prática. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, entrevista e observaçâo participante, no primeiro semestre letivo de 1999, nos cursos de Ciências Sociais e Letras, em uma universidade pública. Para analisar os dados construiu-se uma matriz de verbalização dos alunos desses cursos, que resultou na organização de dois conjuntos temáticos: A Psicologia da Aprendizagem: contribuições para a formação docente e A Metodologia da Froblematização como inspiradora da prática docente. Os resultados obtidos na análise das verbalizações dos alunos indicam que a forma como a disciplina foi desenvolvida no decorrer do semestre - onde a problematizaçâo da prática entrou como um componente fundamental no processo de formação, através do uso de determinadas estratégias - se configura como um caminho para articular teoria e práticaAbstract: The aim of this study was to analyse the development of the discipline Educational Psychology: Learning, in the aspects concerned to strategies used in order to promote a better approach between theory and practice within teachers¿ education. Research procedures were questionnaires, interviews, and participant watching, and data was collected during the first semester of 1999, with Social Sciences and Literature students from a public university. A ¿verbalization matrix¿ was built &om this data, generating two thematic lines: ¿Psychology of Learning: contributions to teachers¿ education¿, and ¿Problem Methodology as inspiration for teachers¿ practice¿. Results indicate that students recognized in such approach a possible way to articulate theory and practiceMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Azzi, Roberta Gurgel, 1956-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Marli Amelia Lucas20012001-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820PEREIRA, Marli Amelia Lucas. A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial: o caso de uma disciplina de psicologia. 2001. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229899porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T22:48:56Zoai::229899Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T22:48:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia |
title |
A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia |
spellingShingle |
A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia Pereira, Marli Amelia Lucas Psicologia da aprendizagem Licenciatura Professores - Formação Ensino |
title_short |
A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia |
title_full |
A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia |
title_fullStr |
A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia |
title_full_unstemmed |
A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia |
title_sort |
A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia |
author |
Pereira, Marli Amelia Lucas |
author_facet |
Pereira, Marli Amelia Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azzi, Roberta Gurgel, 1956- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marli Amelia Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da aprendizagem Licenciatura Professores - Formação Ensino |
topic |
Psicologia da aprendizagem Licenciatura Professores - Formação Ensino |
description |
Orientador : Roberta Gurgel Azzi |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820 PEREIRA, Marli Amelia Lucas. A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial: o caso de uma disciplina de psicologia. 2001. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PEREIRA, Marli Amelia Lucas. A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial: o caso de uma disciplina de psicologia. 2001. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 201p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188865337982976 |