Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Leila Ribeiro de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426
Resumo: Orientador Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_6eb799be224fb1df45bffab0ae3e0266
oai_identifier_str oai::275864
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinarLíngua inglesa - Estudo e ensinoAvaliaçãoAvaliação - InstrumentosEnsinoAprendizagem - AvaliaçãoOrientador Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa, de natureza interpretativista,focaliza o processo avaliativo integrante das ações de ensinar/aprender inglês como língua estrangeira instaurado em classes de ensino fundamental de escolas públicas através de uma proposta de ensino de LE com conteúdos de outras disciplinas. o estudo visa a oferecer contribuições teórico-práticas para as áreas de avaliação, ensino/aprendizagem de LE e formação de professores e norteia-se pelas seguintes perguntas de pesquisa: como avalia um professor que ensina LE (inglês) associada ao ensino/aprendizagemde conteúdos interdisciplinares?Há compatibilidade entre o processo de avaliação instaurado e a abordagem desejada e explicitada em que se baseia a intervenção? O referencial teórico utilizado inclui as contribuições de Widdowson (1978; 1991), Clark (1987) e Almeida Filho (1992; 1993; 2001), principalmente no delineamento da abordagem norteadora do projeto. Para a análise foram consideradas as contribuições de Morrow (1979), Carroll (1980), Canale & Swain (1980), Canale (1983), Wesche (1983), Brown (1994), Scaramucci (1993, 1997 e Luckesi (1996). Os registros foram coletados em áudio e vídeo, notas de campo, através de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, análise dos instrumentosformais de avaliação e dos diários de aulas desenvolvidos pelas professoras intervenientes.A análise ampla discute o processo de construção dos conteúdos interdisciplinares e lingüísticos e as ações avaliativas que o perpassam. Dois instrumentos formais de avaliação foram selecionados para a análise de itens e foco das correçõese atribuiçõesde valor. Os resultados da análise evidenciamindícios de compatibilidadeentre o processo de avaliar e a abordagem norteadora das ações de ensinar/aprender implementadas, embora outras forças interagentes e conflitantes também se manifestem através da análise: a cultura de avaliar das professoras, a cultura de aprender dos alunos e o valor da avaliação na instituição escolarAbstract: This work, of an interpretative nature, analyses the process of teaching/learning English as a foreign language in two classes of state elementary schools where the English language has been taught together with the contents of other curricular disciplines. The focus of this work has been the evaluative process that runs through the teaching and learning actions. The research aims at providing theoretical and practical contributions to the study of the evaluation process in the educational area, to the teaching and learning of English as a foreign language (FL), and to the field of teacher development. 1t has been guided by the following research questions: how does a teacher who teaches English as a FL through and with interdisciplinary contents evaluate his students' attainment/performance? Are the means s/he uses to evaluate his students compatible with the teaching/learning approach adopted? The theoretical fTamework considers the contributions of the following Applied linguists and educators: Widdowson (1978; 1991), Clark (1987), Almeida Filho (1992, 1993, 1999, 2001), Morrow (1979), Carroll (1980), Canale & Swain (1983), Wesche (1983), Brown (1994), Scaramucci (1993, 1999) and Luckesi (1995). The data collected were registered in audio and video (tapes) and fieldnotes. Two interviews, a questionnaire, the tests applied by the teachers and the teachers' class diaries provided valuable data as well. The general analysis has focused on the construction of the FL interdisciplinary lessons and has pointed out the evaluative process that runs through them. Two formal evaluations devices (tests) have been selected for item and grading criteria analysis. The data analysis has pointed out that the evaluative actions and the teaching/learning process are compatible to a certain extent, although evidence of a broad and thorough compatibility has not been found, which may be accounted for by the presence of other interacting and conflicting forces, such as the social role of evaluation in the educational fieldMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Silva, Vera Teixeira daScaramucci, Matilde Virginia RicardiUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaldas, Leila Ribeiro de20012003-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426CALDAS, Leila Ribeiro de. Ensino renovado, avaliação renovada?: o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar. 2001. 133p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/275864porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:43:28Zoai::275864Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:43:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
title Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
spellingShingle Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
Caldas, Leila Ribeiro de
Língua inglesa - Estudo e ensino
Avaliação
Avaliação - Instrumentos
Ensino
Aprendizagem - Avaliação
title_short Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
title_full Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
title_fullStr Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
title_full_unstemmed Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
title_sort Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
author Caldas, Leila Ribeiro de
author_facet Caldas, Leila Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Silva, Vera Teixeira da
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Leila Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Avaliação
Avaliação - Instrumentos
Ensino
Aprendizagem - Avaliação
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Avaliação
Avaliação - Instrumentos
Ensino
Aprendizagem - Avaliação
description Orientador Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2003-11-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426
CALDAS, Leila Ribeiro de. Ensino renovado, avaliação renovada?: o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar. 2001. 133p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CALDAS, Leila Ribeiro de. Ensino renovado, avaliação renovada?: o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar. 2001. 133p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/275864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
133p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138373902794752