Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426 |
Resumo: | Orientador Jose Carlos Paes de Almeida Filho |
id |
UNICAMP-30_6eb799be224fb1df45bffab0ae3e0266 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::275864 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinarLíngua inglesa - Estudo e ensinoAvaliaçãoAvaliação - InstrumentosEnsinoAprendizagem - AvaliaçãoOrientador Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa, de natureza interpretativista,focaliza o processo avaliativo integrante das ações de ensinar/aprender inglês como língua estrangeira instaurado em classes de ensino fundamental de escolas públicas através de uma proposta de ensino de LE com conteúdos de outras disciplinas. o estudo visa a oferecer contribuições teórico-práticas para as áreas de avaliação, ensino/aprendizagem de LE e formação de professores e norteia-se pelas seguintes perguntas de pesquisa: como avalia um professor que ensina LE (inglês) associada ao ensino/aprendizagemde conteúdos interdisciplinares?Há compatibilidade entre o processo de avaliação instaurado e a abordagem desejada e explicitada em que se baseia a intervenção? O referencial teórico utilizado inclui as contribuições de Widdowson (1978; 1991), Clark (1987) e Almeida Filho (1992; 1993; 2001), principalmente no delineamento da abordagem norteadora do projeto. Para a análise foram consideradas as contribuições de Morrow (1979), Carroll (1980), Canale & Swain (1980), Canale (1983), Wesche (1983), Brown (1994), Scaramucci (1993, 1997 e Luckesi (1996). Os registros foram coletados em áudio e vídeo, notas de campo, através de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, análise dos instrumentosformais de avaliação e dos diários de aulas desenvolvidos pelas professoras intervenientes.A análise ampla discute o processo de construção dos conteúdos interdisciplinares e lingüísticos e as ações avaliativas que o perpassam. Dois instrumentos formais de avaliação foram selecionados para a análise de itens e foco das correçõese atribuiçõesde valor. Os resultados da análise evidenciamindícios de compatibilidadeentre o processo de avaliar e a abordagem norteadora das ações de ensinar/aprender implementadas, embora outras forças interagentes e conflitantes também se manifestem através da análise: a cultura de avaliar das professoras, a cultura de aprender dos alunos e o valor da avaliação na instituição escolarAbstract: This work, of an interpretative nature, analyses the process of teaching/learning English as a foreign language in two classes of state elementary schools where the English language has been taught together with the contents of other curricular disciplines. The focus of this work has been the evaluative process that runs through the teaching and learning actions. The research aims at providing theoretical and practical contributions to the study of the evaluation process in the educational area, to the teaching and learning of English as a foreign language (FL), and to the field of teacher development. 1t has been guided by the following research questions: how does a teacher who teaches English as a FL through and with interdisciplinary contents evaluate his students' attainment/performance? Are the means s/he uses to evaluate his students compatible with the teaching/learning approach adopted? The theoretical fTamework considers the contributions of the following Applied linguists and educators: Widdowson (1978; 1991), Clark (1987), Almeida Filho (1992, 1993, 1999, 2001), Morrow (1979), Carroll (1980), Canale & Swain (1983), Wesche (1983), Brown (1994), Scaramucci (1993, 1999) and Luckesi (1995). The data collected were registered in audio and video (tapes) and fieldnotes. Two interviews, a questionnaire, the tests applied by the teachers and the teachers' class diaries provided valuable data as well. The general analysis has focused on the construction of the FL interdisciplinary lessons and has pointed out the evaluative process that runs through them. Two formal evaluations devices (tests) have been selected for item and grading criteria analysis. The data analysis has pointed out that the evaluative actions and the teaching/learning process are compatible to a certain extent, although evidence of a broad and thorough compatibility has not been found, which may be accounted for by the presence of other interacting and conflicting forces, such as the social role of evaluation in the educational fieldMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Silva, Vera Teixeira daScaramucci, Matilde Virginia RicardiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaldas, Leila Ribeiro de20012003-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426CALDAS, Leila Ribeiro de. Ensino renovado, avaliação renovada?: o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar. 2001. 133p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/275864porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:43:28Zoai::275864Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:43:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar |
title |
Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar |
spellingShingle |
Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar Caldas, Leila Ribeiro de Língua inglesa - Estudo e ensino Avaliação Avaliação - Instrumentos Ensino Aprendizagem - Avaliação |
title_short |
Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar |
title_full |
Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar |
title_fullStr |
Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar |
title_sort |
Ensino renovado, avaliação renovada? : o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar |
author |
Caldas, Leila Ribeiro de |
author_facet |
Caldas, Leila Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948- Silva, Vera Teixeira da Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldas, Leila Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Estudo e ensino Avaliação Avaliação - Instrumentos Ensino Aprendizagem - Avaliação |
topic |
Língua inglesa - Estudo e ensino Avaliação Avaliação - Instrumentos Ensino Aprendizagem - Avaliação |
description |
Orientador Jose Carlos Paes de Almeida Filho |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2003-11-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426 CALDAS, Leila Ribeiro de. Ensino renovado, avaliação renovada?: o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar. 2001. 133p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CALDAS, Leila Ribeiro de. Ensino renovado, avaliação renovada?: o processo avaliativo no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira em contexto interdisciplinar. 2001. 133p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/275864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 133p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188880013852672 |