Conhecimento dos alunos do quarto ano do ensino fundamental no tópico de fração : um foco na parte-todo contínuo e discreto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637889 |
Resumo: | Orientadores: Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Alessandra Rodrigues de Almeida |
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Conhecimento dos alunos do quarto ano do ensino fundamental no tópico de fração : um foco na parte-todo contínuo e discretoFourth grade students' knowledge on fractions : a focus on the part whole continuous and discreteEducaçãoMatemática - Estudo e ensinoFraçõesEnsino fundamentalEducationMathematics - Study and teachingFractionsElementary schoolOrientadores: Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Alessandra Rodrigues de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esta pesquisa versa sobre conhecimentos relacionados ao conceito de Fração, de modo particular, teve por objetivo reconhecer e analisar os conhecimentos que alunos do 4o ano do Ensino Fundamental apresentaram sobre esse conceito. Este estudo insere-se no contexto de um colégio particular da região de Campinas, sendo a mestranda também professora da turma em tela na pesquisa. O ensino de frações constitui-se como um dos temas matemáticos cuja construção pode ser considerada complexa em termos dos processos de ensino e aprendizagem, pois sua compreensão envolve uma variedade de aspectos que se configuram como obstáculos ao seu pleno domínio. Assim, neste trabalho, se reconhece a importância da identificação do conhecimento prévio do aluno acerca do assunto que será abordado em sala de aula, sendo que essa prática auxilia os professores a traçarem um caminho educativo que favoreça a aprendizagem da maior parte de seus alunos. O processo de desenvolvimento do trabalho acontece anteriormente ao momento em que o conteúdo sobre frações é introduzido aos alunos do quarto ano do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e interpretativo, sendo que os dados analisados são provenientes das respostas produzidas por vinte alunos do quarto ano do ensino fundamental e das gravações dos áudios captados no decorrer da implementação das tarefas em sala de aula. Foram implementadas três tarefas sobre frações com sentido parte-todo, duas com relação entre a parte de um todo contínuo e outra entre a parte de um todo discreto. Assim, com base nos elementos trazidos nas tarefas dos alunos, foi realizada uma ana?lise das respostas, de onde foram produzidos agrupamentos delas de acordo com o significado da concepção trazida por cada aluno, e também com a transcrição de conversas realizadas em aula. Este trabalho busca contribuir com elementos para responder a seguinte questão de pesquisa: que conhecimentos revelam os alunos do 4o ano sobre frações como parte-todo em contextos contínuo e discreto antes do conceito ser formalizado em aula? A intenção deste estudo foi analisar e discutir o conhecimento que os alunos possuíam antes da formalização em aula sobre o tema fração, especificamente com o sentido parte-todo. Os resultados indicam que a maioria dos alunos possuem uma noção de frações pautada no sentido parte-todo em casos que são utilizados mais nas experiências diárias, os demais casos que englobam esse tema demonstram um grande distanciamento de percepções que envolvem as frações, principalmente da divisão equitativa de uma unidadeAbstract: This research deals with knowledge related to the concept of Fraction, in particular, aimed to recognize and analyze the knowledge that students of the 4th grade of Elementary School presented about this concept. This study took place in the context of a private school in the region of Campinas, being the master student also the teacher of the class in the research. The teaching of fractions is one of the mathematical themes whose construction can be considered complex in terms of teaching and learning processes, because its comprehension involves a variety of aspects that constitute obstacles to its full comprehension. Thus, in this paper, it is recognized the importance of identifying the student's prior knowledge about the subject that will be addressed in the classroom, and this practice helps teachers to trace an educational path that favors the learning of most of their students. The work development process happens before the moment when the content about fractions is introduced to the students of the fourth grade of Elementary School I. This research is qualitative and interpretative, and the data analyzed comes from the answers given by twenty students of the fourth grade of Elementary School and the recordings of audios captured during the implementation of classroom tasks. Three tasks were performed on part-whole sense fractions, two in relation to the part of a continuous whole and another between the part of a discrete whole. Thus, based on the elements presented in the students' tasks, an analysis of the answers was performed, from which groupings of them were produced according to the meaning of the conception brought by each student, and also the transcription of conversations held in class. This paper seeks to contribute elements to answer the following research question: what knowledge do 4th grade students reveal about fractions as part-whole in continuous and discrete contexts before the concept is formalized in class? The purpose of this study was to analyze and discuss the knowledge students had before the formalization in class of the fraction theme, specifically with the part-whole sense. The results indicate that most students have a notion of fractions based on the part-whole sense in cases that are used more in daily experiences especially the equitable division of a unitMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-Almeida, Alessandra Rodrigues de, 1974-Caldatto, Marlova EstelaCrecci, Vanessa MoreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBazani, Bianca, 1989-20192019-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637889BAZANI, Bianca. Conhecimento dos alunos do quarto ano do ensino fundamental no tópico de fração: um foco na parte-todo contínuo e discreto. 2019. 1 recurso online (88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637889. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1097424Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-28T16:21:00Zoai::1097424Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-28T16:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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