Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872
Resumo: Orientador: Silvio Donizetty de Oliveira Gallo
id UNICAMP-30_6f94d5008498ea596aca64823e245b70
oai_identifier_str oai::449054
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomadesFrom the identitary images in pedagogy to the work of the work of the tachers : nomadic tracesEducaçãoImagemIdentidadeNomadesPedagogyImagesIdentityNomadismOrientador: Silvio Donizetty de Oliveira GalloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho é o de recolocar a problemática da identidade dos Pedagogos e da Pedagogia na contemporaneidade, através de outras bases analíticas. Trata-se de uma metodologia investigativa, reflexiva, conceitual e imanente, a partir das filosofias de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e, mesmo sendo desenvolvida majoritariamente apoiada na teoria referida, não desconsidera a natureza prática do tema. Na obra Diferença e Repetição, Deleuze faz uma radical crítica à Filosofia da Representação, ou seja, o solo em que surge e se fixa a Identidade, tanto em seu sentido clássico, como em suas derivações contemporâneas. Para defender sua tese acerca da manifestação da Diferença em seu estado puro, Deleuze perverte e ataca todas e quaisquer formas de submissão do diferencial pela representação. Nesse contexto, a identidade, aqui, é abordada em perpétua relação com a Diferença. Ao utilizar a via da Imagem para confirmar esta relação Identidade-Diferença, constata-se que não se revelam mais Identidades em seu sentido estrito, mas produzem-se Imagens Identitárias em cada um dos territórios que vão efetuar a 'captura idêntido-imagética' da Pedagogia e seus profissionais. Nesses mesmos territórios, também são traçadas Linhas de Fuga que permitem, então, a dinâmica de desterritorialização dos elementos em voga. A partir das produções criativas e criadoras dessas fugas, surgem os traçados nômades, que ensejam à Pedagogia não somente a potência intensiva de uma Geopedagogia, como também a força de suas expressões singularmente experienciais. Destas duas forças-potências provêm dois elementos fundamentais nesta dinâmica cartográfica: os elementos variantes advindos do caos da Pedagogia, qual sejam, as ensinagens cotidianas, e seu elemento complementar, o acontecimento do aprendizar. Ambas as particularidades experienciantes surgem de uma Pedagogia em seu estado minoritário, pois advêm de desejos coletivos que estarão em conformidade com a presença de um Pedagogocelibatário em ação.Abstract: The object of this study is to relocate the problematic of teacher/pedagogue and Pedagogy identity in the contemporary times, according to the latest analytical basis. Na investigative, reflexive, conceptual and immanent methodology will be used, based on the philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari, and it does not disconsider the practical nature of the theme, even when developed in the majoritarian way. In Difference and Repetition, Deleuze radically criticizes the Philosophy of Representation, the grounds for the growth and the establishment of Identity, in its classical sense and in its contemporary derivations. In order to prove his ideas on the manifestation of Difference in its pure state, Deleuze perverts and attacks each and every form of submission of the differential to representation. In this context, identity is considered in constant relation to Difference. When Images are taken to confirm this relation between Identity-Difference, Identities are no longer revealed in their strict meanings, but Identitary Images are produced in each of the territories that are going to undertake the identity-imagetic captures of Pedagogy and the professionals involved with it. In these territories, Lines of Flight are traced, and these provoke the dynamics of desterritorialization of elements in place. In these creative and creating scapes the nomadic traces take place, and they give Pedagogy not only the Intensity potency of Geopedagogy, but also the strength of expressions that are singularly experiential. These two strengths/potencies come out of two basic foundations of a dynamic mapping: variable elements from the chaos of Pedagogy, or its regular teachings, and its matching element, the event of apprentice-learning. Both are experiential features, and they take place in Pedagogy in a minority state, for they come from collective desires which are in conformity with the presence of a celibate-pedagogue in action.DoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Orlandi, Luiz Benedicto LacerdaAmorim, Antonio Carlos Rodrigues deHoussaye, JeanOliveira, Wanderley Cardoso deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFigueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf242 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872FIGUEIREDO SILVA, Glaucia Maria. Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo: traçados nomades. 2009. 242 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449054porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:33Zoai::449054Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades
From the identitary images in pedagogy to the work of the work of the tachers : nomadic traces
title Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades
spellingShingle Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades
Figueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979-
Educação
Imagem
Identidade
Nomades
Pedagogy
Images
Identity
Nomadism
title_short Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades
title_full Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades
title_fullStr Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades
title_full_unstemmed Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades
title_sort Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo : traçados nomades
author Figueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979-
author_facet Figueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Orlandi, Luiz Benedicto Lacerda
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
Houssaye, Jean
Oliveira, Wanderley Cardoso de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo Silva, Glaucia Maria, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Imagem
Identidade
Nomades
Pedagogy
Images
Identity
Nomadism
topic Educação
Imagem
Identidade
Nomades
Pedagogy
Images
Identity
Nomadism
description Orientador: Silvio Donizetty de Oliveira Gallo
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872
FIGUEIREDO SILVA, Glaucia Maria. Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo: traçados nomades. 2009. 242 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872
identifier_str_mv FIGUEIREDO SILVA, Glaucia Maria. Das imagens identitarias da pedagogia ao oficio de pedagogo: traçados nomades. 2009. 242 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609872. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
242 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189011019792384