Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria Alice
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586575
Resumo: Orientador: Rosely Pelermo Brenelli
id UNICAMP-30_652ec9506c246e047c47e5a0a882d1a5
oai_identifier_str oai::135021
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relaçõesAquisição de linguagemAbstraçãoAlfabetizaçãoPsicologia educacionalOrientador: Rosely Pelermo BrenelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: o objetivo deste estudo é verificar a relação entre os níveis de abstração reflexiva e de aquisição de escrita nos sujeitos estudados em duas fases: início e final do ano letivo. Participaram dessa pesquisa 52 sujeitos matriculados em uma escola estadual do Ensino Fundamental de Campinas e que cursavam o CBI. Para efeito deste trabalho, cuja fundamentação teórica se baseia nos estudos da Psicologia Genética de Piaget, procedeu-se a uma avaliação inicial em escrita, com prova de escrita dirigida e espontânea, aplicada coletiva e individualmente, respectivamente, e a prova de Realismo Nominal. Para avaliar o nível de abstração reflexiva dos sujeitos utilizou-se a prova 11 A Ordem das Ações Práticas", organizada por Piaget. Com um intervalo de sete meses, as mesmas provas foram aplicadas aos sujeitos, configurando as situações de pré e pós-teste. A análise qualitativa e quantitativa dos dados permitiu afirmar que os sujeitos apresentaram nítido progresso quanto à aquisição da escrita e superação do realismo nominal, não tendo sido observado, porém, mudança de nível na prova de abstração reflexiva. Pode-se dizer com isso que tais resultados nos conduzem a conjecturar que a aquisição de escrita em nível alfabético não exige uma estrutura superior construída pelo processo de abstração reflexiva e que a construção deste conhecimento não se apóia necessariamente em sistemas reversíveis de pensamentoAbstract: The objective of this study is to verify the relationship between the levels of reflexive abstraction and the acquisition of writing in the studied subjects in two phases: beginning and ending of the school year. Fifty-two people enrolled in elementary public school of fundamental leaming of Campinas and that coursed the CBI took part of this research.For effect of this work, whose theory foundation is based on studies of Piaget's Genectic Psychology, proceded in a initial writing test, with writing test administered applicated in group and spontaneous test applicated individually and the nominal realism test. To evaluate the levei of reflexive abstraction of the persons was used the test "The Practical Actions Order", organized by Piage1.With a seven month interval, the same tests were applicated in the students, configurating the situations of betore and post test.The quantitative and qualitative analyse of the results affinned that the students have shown a 'Neli marked progress to the writing acquisition and the overcoming ot nominal realism, has not been observed so the levei changes in abstract on reflexive test.One can say that such results lead us to think that the writing acquision in alphabetic level does not need a higher structure constructed by the reflexive abstraction process and that the construction of this knowledge is not necessary to support in reversible thinking systemsMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Brenelli, Rosely Palermo, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCoelho, Maria Alice19981998-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf137f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586575COELHO, Maria Alice. Processo de construção da escrita e abstração reflexiva: em busca de relações. 1998. 137f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586575. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135021porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:50:12Zoai::135021Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:50:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relações
title Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relações
spellingShingle Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relações
Coelho, Maria Alice
Aquisição de linguagem
Abstração
Alfabetização
Psicologia educacional
title_short Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relações
title_full Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relações
title_fullStr Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relações
title_full_unstemmed Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relações
title_sort Processo de construção da escrita e abstração reflexiva : em busca de relações
author Coelho, Maria Alice
author_facet Coelho, Maria Alice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de linguagem
Abstração
Alfabetização
Psicologia educacional
topic Aquisição de linguagem
Abstração
Alfabetização
Psicologia educacional
description Orientador: Rosely Pelermo Brenelli
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586575
COELHO, Maria Alice. Processo de construção da escrita e abstração reflexiva: em busca de relações. 1998. 137f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586575. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
COELHO, Maria Alice. Processo de construção da escrita e abstração reflexiva: em busca de relações. 1998. 137f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586575. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
137f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188815620800512