Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros Filho, Jomar
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593943
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_7338615c5ee75bbf7885068fe49f4989
oai_identifier_str oai::281333
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medioAprendizagemEnsino superiorProfessores - FormaçãoProfessores de físicaEstatística - AnáliseOrientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universiade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho, implementamos a temática "avaliação da aprendizagem" na disciplina "Prática de Ensino e Estágio SupervisionadoAbstract: In this work we researched the assessment learning thematic in the "Practice of Teaching" (Methodology of Physics Teaching) in a physics' teacher formation component curricular curse second part. For this proposal, in first step, we make a research support to investigate the high school teachers' reality and some spontaneous ideas about teaching, learning and assessment. For this propose, we development and tested two instruments: 1. Survey Likert scale, to investigate the ideas about 165 high school teachers' assessment. The dates where analyzed with statistical method and we had nine factors and we confirmed the ideas of other researcher; 2. Dissertate question test survey to analyses the 72 high school teachers' reality and their ideas about teaching and learning. In a Second moment, we investigated the students of the curricular component curse, mentioned above, when we where professor and researcher. We debated the critical mode of traditional assessment. Also we generate students' insatisfations with traditional assessment model and to constructing, with the students, alternative solutions to pass over the common difficulties. Thus, each student development a sort course (about 12 hours), with the self-relevant aspects. Also, the students had a class in high schools. Finally we analyzed in front of the institutional limits, the difficulties to realize a course integrated with new aspects and the assessment proposal.Concluding, we experiment the great resistance to implemented a new proposalDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarros Filho, Jomar2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf185 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593943BARROS FILHO, Jomar. Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio. 2002. 185 p. Tese (doutorado) - Universiade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593943. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281333porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:45:55Zoai::281333Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:45:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio
title Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio
spellingShingle Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio
Barros Filho, Jomar
Aprendizagem
Ensino superior
Professores - Formação
Professores de física
Estatística - Análise
title_short Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio
title_full Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio
title_fullStr Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio
title_sort Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio
author Barros Filho, Jomar
author_facet Barros Filho, Jomar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros Filho, Jomar
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino superior
Professores - Formação
Professores de física
Estatística - Análise
topic Aprendizagem
Ensino superior
Professores - Formação
Professores de física
Estatística - Análise
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593943
BARROS FILHO, Jomar. Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio. 2002. 185 p. Tese (doutorado) - Universiade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593943. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BARROS FILHO, Jomar. Avaliação da aprendizagem e formação de professores de fisica para o ensino de nivel medio. 2002. 185 p. Tese (doutorado) - Universiade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593943. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/281333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
185 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188885364736000