A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2464 |
Resumo: | Orientador: Luís Enrique Aguilar |
id |
UNICAMP-30_75be5031e9c563118dad2e72219e36e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1235367 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantesHiger education evasion in the MS : a diagnostic proposal of its determinantsEvasão universitariaEnsino superiorEducação profissionalPolíticas públicasEducação e Estado - BrasilEvasionUniversity EducationProfessional educationPublic PolicyEducation and State - BrazilOrientador: Luís Enrique AguilarTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo se localiza no campo da análise da política educacional brasileira, demarcado pelo ensino superior, tendo a evasão como fator decisivo de análise. Como objetivo geral, a análise deteve-se no processo de implementação do Planejamento Estratégico e Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes (PEIPEE) do IFMS, no limiar da expansão do ensino superior tecnológico brasileiro, no período de 2011 a 2019. Coloca em análise o processo de implementação das políticas de expansão e de inclusão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que encontrou na evasão, seu principal obstáculo ao ponto de constituir um questionamento do TCU. A pesquisa utiliza este questionamento para analisar em profundidade o processo de macro e micro implementação destas políticas federais. Para tanto, uma releitura teórica foi planejada desde a relação entre macro e micro implementação mediada pelos conceitos de análise prospectiva e análise retrospectiva. Foram eleitas a revisão de estudos, a análise documental e a análise exploratória (entrevistas) como principais instrumentos de coleta de dados. Por se caracterizar como estudo de caso, cinco campi foram selecionados para a composição da amostra: Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Nova Andradina e Ponta Porã. Para compreender o período examinado, foram utilizados os dados institucionais consolidados de 2011 a 2014 e descritos no relatório do PEIPEE (2016), a Nota informativa 138/SETEC/MEC de 2015, o Planejamento Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos estudantes do IFMS publicado em 2016, os relatórios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) de 2017 a 2019, correlacionados a entrevistas semiestruturadas. A estrutura textual está dividida em cinco capítulos: o primeiro apresentou o percurso metodológico realizado; o segundo debruçou-se sobre um levantamento bibliográfico de modo a situar o tema abordado e a pesquisa realizada no campo acadêmico, ajustando reflexões; o terceiro tratou de explicitar o processo de expansão do acesso ao Ensino Superior, concomitante às políticas de financiamento e de acesso no âmbito dos Institutos Federais, Lei Nº 11.195/2005, delineando o processo de sua construção conceitual; o quarto caracteriza a formulação do Plano Estratégico Institucional (PEIPEE) dentro do contexto institucional e legal; e, por fim, o quinto analisa as características da evasão no ensino superior do IFMS, buscando seus determinantes causais. Como tese, entende-se que a evasão foi um problema localizado na etapa da implementação da política de expansão do ensino superior tecnológico no Brasil. Para observar esse objeto de pesquisa, a abordagem prospectiva e retrospectiva foi capaz de esclarecer mitos subjacentes à centralização e controle de uma política, como se esse poder estivesse contido nas diretrizes políticas e nas ordens preestabelecidas pelo alto escalão. Por outro lado, observa-se que o olhar retrospectivo descortina os meandros do contexto da microimplementação, revelando barganhas, negociações e vivências que escapam das prescrições formais da leiAbstract: This study is placed on the Brazilian educational policy analysis, delimited by the Higher Education, with evasion as analysis decisive factor. As general aim, the analysis was on the Implementation process of the Strategic and Institutional Planning for Student Permanence and Success (PEIPEE in its Portuguese acronym) of IFMS, within the no threshold of Brazilian Higher Education expansion in the period from 2011 to 2019. The problematic that guided methodological procedures was converted into the following questions: "Considering that the Court Union accounts (Tribunal de Contas da União) have solicited to the Federal Network for Technological Education to formulate strategic plans for Permanence and Success, how does this planning implementation occurred in IFMS, and which are the main causes of evasion identified by the plan?" Thereunto, a theoretical Reading was planned from the relation between macro and micro implementation mediated by prospective analysis concepts and retrospective analysis. Study review, documental analysis, and exploratory analysis (interviews) was elected as the main data collection instruments. Because it is characterized as case study, five campi were selected for the sample composition: Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Nova Andradina and Ponta Porã. To understand the period studied, consolidated institutional data from 2011 to 2014 and described by PEIPEE reporting (2016) were used, as well as Nota informativa 138/SETEC/MEC 2015, Institutional Planning for Student Permanence and Success of students of IFMS published in 2016, Institutional Development Plan (PDI in its Portuguese acronym) reports and Evaluation Committee (CPA in its Portuguese acronym) reports from 2017 to 2019, correlated to semi structured interviews. Text structure is divided into five chapters: the first one presented the methodological path performed; the second chapter provides a bibliographic survey to explain the theme approached and the research carried out in the academic field, adjusting reflections; the third one searched for explaining the Higher Education access expansion process, concomitant with financial policies and access policies with the Federal Institutes scope, Law N. 11.195/2005, designing the its conceptual construction process; the forth chapter characterizes the Institutional Strategic Plan (PEIPEE) formulation within the institutional and legal context; and finally the fifth analyzes Higher Education evasion characteristics of IFMS, searching for their determinant causes. As thesis, the evasion is understood as a problem localized in the implementation stage of the Higher Education expansion policy in Brazil. To observe this research object, prospective and retrospective approach was able to clarify myths underlying the centralization and control of a policy, as whether this power would contain in political guidelines and orders pre-established by the high echelon. On the Other hand, the retrospective view allows unveil intricacies of the micro implementation context, revealing bargains, negotiations and experiences that escape the formal law prescriptionsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Aguilar, Luis Enrique, 1958-Queiroz, Ana Elisa SpaolonzMaschio, Marcelina TerukoSanavria, Claudio ZarateJeffrey, Debora CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBressan, Vanessa Ramos Ramires, 1986-20212021-10-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2464BRESSAN, Vanessa Ramos Ramires. A evasão na educação superior tecnológica do MS: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. 2021. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2464. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235367Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-28T11:13:52Zoai::1235367Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-01-28T11:13:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantes Higer education evasion in the MS : a diagnostic proposal of its determinants |
title |
A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantes |
spellingShingle |
A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantes Bressan, Vanessa Ramos Ramires, 1986- Evasão universitaria Ensino superior Educação profissional Políticas públicas Educação e Estado - Brasil Evasion University Education Professional education Public Policy Education and State - Brazil |
title_short |
A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantes |
title_full |
A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantes |
title_fullStr |
A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantes |
title_full_unstemmed |
A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantes |
title_sort |
A evasão na educação superior tecnológica do MS : uma proposta de diagnóstico de seus determinantes |
author |
Bressan, Vanessa Ramos Ramires, 1986- |
author_facet |
Bressan, Vanessa Ramos Ramires, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguilar, Luis Enrique, 1958- Queiroz, Ana Elisa Spaolonz Maschio, Marcelina Teruko Sanavria, Claudio Zarate Jeffrey, Debora Cristina Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bressan, Vanessa Ramos Ramires, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão universitaria Ensino superior Educação profissional Políticas públicas Educação e Estado - Brasil Evasion University Education Professional education Public Policy Education and State - Brazil |
topic |
Evasão universitaria Ensino superior Educação profissional Políticas públicas Educação e Estado - Brasil Evasion University Education Professional education Public Policy Education and State - Brazil |
description |
Orientador: Luís Enrique Aguilar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-10-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2464 BRESSAN, Vanessa Ramos Ramires. A evasão na educação superior tecnológica do MS: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. 2021. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2464. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2464 |
identifier_str_mv |
BRESSAN, Vanessa Ramos Ramires. A evasão na educação superior tecnológica do MS: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. 2021. 1 recurso online (179 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2464. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235367 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (179 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189179305754624 |