Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Henrique César da, 1969-
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585429
Resumo: Orientador: Maria Jose P.M. de Almeida
id UNICAMP-30_7909e7994e7c293def7e17adc7193967
oai_identifier_str oai::121171
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudançaFísica - Estudo e ensinoLeituraLivros didáticosOrientador: Maria Jose P.M. de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objeto a analise de processos de leitura em aulas de física no ensino médio. As informações foram coletadas em uma escola pública de Campinas, SP, em aulas de física, ensino médio, noturno, entre outubro de 1995 a maio de 1997. Foram usados vários instrumentos de coleta de informações entre eles, registros de observações de aulas, registros em áudio e vídeo, entrevista semi-estruturada. A analise das informações coletadas de forma exploratória na primeira etapa da pesquisa, revelou um contexto de leitura caracterizado pelo uso de um único tipo de texto, fragmentado, apresentando exclusivamente produtos do conhecimento da física, cujo uso estava relacionado apenas à prática de resolução de exercícios de livros didáticos, em sua maioria de natureza quantitativa, cobrados em avaliações para atribuição de notas. Nesse contexto, a voz dos sujeitos-leitores aparecia encoberta caracterizando uma situação de simulação de leitura. Na busca de superação dessa situação, na segunda etapa do trabalho, interviemos no contexto de leitura escolar em diferentes momentos, elaborando e aplicando diferentes estratégias, modificando o tipo de texto utilizado, o tema/assunto trabalhado, as formas de interação com os alunos, o tipo de requisição proposta aos alunos na forma de questões por escrito. A analise das intervenções revelou que a emersão dos sujeitos-leitores ocorre em situações de ensino que pressupõem e privilegiam a possibilidade de produção de sentidos diferentes dos esperados do ponto de vista das teorias da física. A abertura à voz dos alunos, tanto nas interações verbais orais como nas interações verbais mediadas por questões escritas, propiciou a emersão de diferentes formas de pensamento, diferentes modos de leitura e diferentes sentidos. Esses resultados são discutidos levando-se em conta o necessário conhecimento sobre os alunos por parte do professor, se se considera a aprendizagem de conteúdos da física como um processo de continuidade-ruptura dos conhecimentos e modos de pensar do senso comum para os conhecimentos e modos de pensar científicosAbstract: The object of this study is to analyze the processes of reading in high school physics classes. The information was gathered at an evening physics class in a public high school in Campinas, São Paulo, from October, 1995 to May, 1997. Various methods of gathering the information were used, among them, notes taken during observation of classes, notes from audio and video work and informal interviews. An exploratory form of analysis of the information collected in the first phase of the research showed the context of readings characterized by the use of just one kind of text, in segments, presenting exclusively the result of a knowledge of physics, which Was related solely to the practice of solving exercises from didactic books, predominately of a calculation nature which was used in the evaluation of the students' grades. In this contexture, the voice of the readers appeared to be hidden, characterizing a situation that gave the appearance of reading. In the search to overcome this situation, in the second phase of the research, we intervened in the context of the school readings at different times, elaborating and applying different strategies, modifying the kind of text used, the topic being studied, the forms of interaction with the students and the types demanded of the students in the form of written questions. An analysis of theses interventions showed that the voice of the readers occur in teaching situations that take for granted and favor the possibility of producing meanings different from those expected from the point of view of physics theories. When students used their own words, in oral interaction as well as by means of written questions, this facilitated the result of different forms of thinking, different styles of readings and different meanings. These results are discussed, taking into consideration, on the part of the teacher, the necessary knowledge about the students, if one considers the learning of the contents of physics as a continuous-rupture process from common sense knowledge and ways of thinking to the knowledge and methods of scientific thinkingO exemplar da FE pertence a Coleção do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC).MestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Henrique César da, 1969-19971997-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf164f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585429SILVA, Henrique César da. Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio: elementos para uma proposta de mudança. 1997. 164f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585429. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121171porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:41:21Zoai::121171Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:41:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudança
title Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudança
spellingShingle Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudança
Silva, Henrique César da, 1969-
Física - Estudo e ensino
Leitura
Livros didáticos
title_short Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudança
title_full Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudança
title_fullStr Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudança
title_full_unstemmed Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudança
title_sort Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio : elementos para uma proposta de mudança
author Silva, Henrique César da, 1969-
author_facet Silva, Henrique César da, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Henrique César da, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Leitura
Livros didáticos
topic Física - Estudo e ensino
Leitura
Livros didáticos
description Orientador: Maria Jose P.M. de Almeida
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-08-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585429
SILVA, Henrique César da. Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio: elementos para uma proposta de mudança. 1997. 164f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585429. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585429
identifier_str_mv SILVA, Henrique César da. Como, quando e o que se le em aulas de fisica no ensino medio: elementos para uma proposta de mudança. 1997. 164f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585429. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/121171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
164f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188804064444416