O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Lilian Freitas
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590457
Resumo: Orientador: Wagner Wey Moreira
id UNICAMP-30_7a56ea8b2bd756a7b644bdad8eec370f
oai_identifier_str oai::210743
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanasDançaCultura popularJuventudeFunkOrientador: Wagner Wey MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Esta pesquisa nasceu de um desejo de investigação sobre as manifestações culturais dançadas atualmente pelos jovens que moram na periferia da cidade de Campinas. O olhar da investigação concentrou-se nos dançarinos, ou melhor, nas "tribos urbanas" que dançam Punk Miami e Break (Hip-Hop) nos bailes da cidade. Junto a este tema foram levantados dados e contextos destas danças, vividas em momentos de ritos e festas, bem como pontos relevantes sobre sua significação na vida de seus criadores atores. O referenda! teórico abordado junto aos temas: corporeidade e dança, cultura popular, rituais urbanos e mundialização cultural, juntamente com a contextualização de origem e histórico destas manifestações, veio se aliar à metodologia aplicada na pesquisa de campo nos bailes (observação e registro), descrições de movimentos (com apoio no vídeo em anexo), análises dos principais elementos estéticos coreográficos e análise do conteúdo do discurso dos dançarinos. Os dados coletados na pesquisa de campo (categorias de significado levantadas no discurso dos dançarinos e da análise das estruturas estéticas) apoiados no referencial teórico desvelaram símbolos trazidos por estas identidades grupais desterritorializadas buscando relações entre a dança popular com a sociedade contemporânea e a mundialização cultural, os rituais urbanos e a representação da masculinidade na dança. Pudemos constatar que a experiência estética da dança proporciona aos dançarinos a possibilidade de existência enquanto seres que sentem e pensam com seus corpos no mundo. Dentro das próprias diferenças estéticas e de linguagem entre estas duas danças, Funk Miami e Break, pudemos perceber que as sensações alternam-se, misturam e se completam, sendo veículo de prazer, momento de sociabilização e de viver o "estar-junto" em grupo, autoconhecimento, crítica e contestação por um espaço em nossa sociedade e, para os jovens moradores de periferia são um caminho distante do mundo da drogas e da criminalidade. A dança deu voz e corpo às tensões e contradições do mundo em que vivem atuando também como "válvula de escape" para as pressões da sociedade e do mundo adulto. - As danças de rua vêm legitimar o conteúdo crítico e estético da arte popular, sintonizado com a mundialização cultural e com a produção artística contemporânea, porém, correm o risco de serem formalizadas e destituídas de seus contextos originais, para servirem de instrumental para aulas de condicionamento físico e de "docilizadores" de corposAbstract: This research started up from a desire of investigation on cultural manifestations danced in present days by youngs that live in the city of Campinas' peryphery. The investigation's glance was concentred in dancers, preferably in "urban tribes" which dance Funk Miami and Break (Hip Hop) in the baIls of the city. Simultaneously, data and contexts of these dances, experienced in moments of rites and parties, were gathered, as well as outstanding points about their signification in theirs creators-actors' life. Theoretical referential bordered through the themes - bodily and dance, popular cu1ture, urban rituaIs and cultural worldwiding, as well as the original contextualization and account of these manifestations - joined to methodology applied to the balls in field reserch. Data collected in field research (categories of meaning in dancers' speech and aesthetic structures analysis), supported by the theorethical referential, revealed symbols carried out by these unlanding grupal identities, looking for relationships between popular dancing and contemporary society and cultural worldwiding, urban rituaIs and masculinity's representation in dancing. We could verify that dancing's aesthetic experimentation offers to dancers the possibility of existence as beings that feel and think about the world with their bodies. Even in aesthetic and language differences of both dances, Funk Mianú and Break, we could realize that sensations alternate, blending and completing each other, turning into a vehicle of pleasure, instant of sociability and moment to experience the "being-together" in group, self-knowing, critic and contestation for a way far from the drugs' and crim.inality'senvironments. Dancing have done voice and body to tensions and contradictions of tbe world in which they often act as "leak gates" of pressions from society and adult world. Street dances legitimate popular art's aesthetic and critical contents, syntonized with cultural worldwiding and contemporary artistic production; howev:er, they just cannot have the hasard of being formaIized, deposed frem their original contexts in manner to serve over phisica1 condiotionning's classes and 'submissivers' of bodiesMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Moreira, Wagner Wey, 1948-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVilela, Lilian Freitas19981998-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf235 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590457VILELA, Lilian Freitas. O corpo que dança: os jovens e suas tribos urbanas. 1998. 235 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590457. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/210743porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T20:39:36Zoai::210743Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T20:39:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanas
title O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanas
spellingShingle O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanas
Vilela, Lilian Freitas
Dança
Cultura popular
Juventude
Funk
title_short O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanas
title_full O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanas
title_fullStr O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanas
title_full_unstemmed O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanas
title_sort O corpo que dança : os jovens e suas tribos urbanas
author Vilela, Lilian Freitas
author_facet Vilela, Lilian Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Wagner Wey, 1948-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Lilian Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Cultura popular
Juventude
Funk
topic Dança
Cultura popular
Juventude
Funk
description Orientador: Wagner Wey Moreira
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-11-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590457
VILELA, Lilian Freitas. O corpo que dança: os jovens e suas tribos urbanas. 1998. 235 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590457. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VILELA, Lilian Freitas. O corpo que dança: os jovens e suas tribos urbanas. 1998. 235 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590457. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/210743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
235 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138357838610432