Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana-Dezmann, Vanete
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604983
Resumo: Orientadores: Carmen Zink Bolognini, Berthold Zilly
id UNICAMP-30_8630a9975aa497b0b2e41973aacd7c32
oai_identifier_str oai::401097
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans StadenLobato and the civilized hangmen : the building of Brazility through the rewi of rewriting Hans Staden's Warhaftige HistoriaLobato, Monteiro, 1882-1948 - Crítica e interpretaçãoStaden, Hans, ca.1525-ca.1576 - Crítica e interpretaçãoAve-Lallemant, Robert (1812-1884)EurocentrismoDesconstruçãoEurocentrismDesconstructionOrientadores: Carmen Zink Bolognini, Berthold ZillyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de LinguagemResumo: Até recentemente, parece ter sido natural a representação das culturas de regiões periféricas como um refletor das idéias forjadas na cultura dominante, a européia. Assim, o que foi produzido pelos europeus sobre a América Latina tem sido considerado verdade absoluta, como a imagem criada por Hans Staden, aventureiro alemão do século XVI, sobre o Brasil em seu livro Warhaftige Historia (Verdadeira história), e reforçada pelo viajante alemão do século XIX Robert Avé-Lallemant em sua adaptação Hans Staden von Homberg bei den brasilienischen Wilden oder die Macht des Glaubens und Betens (Hans Staden, de Homberg, com os selvagens brasileiros ou o poder da fé e da oração). Uma vez que Staden afirmou estar contando a verdadeira história de um país de selvagens nus e canibais chamado Brasil, não só a região à qual se referia, mas todo o país que ela viria a compor, passou a ser representado ¿ inclusive no imaginário nacional atual ¿ como uma terra exótica, onde cobras e selvagens enfeitados com penas se misturam pelas ruas, sem se questionar o objeto das observações de Staden. O Brasil, ou o que podemos chamar Brasil, é uma criação do século XIX, portanto o que Staden falou a respeito das terras onde esteve na segunda metade do século XVI só pode servir para se referir àquelas terras e naquela época, quando não havia nem unidade territorial, nem cultural, nem autonomia política que pudesse caracterizar o que chamamos Brasil. Porém, a despeito de a contestação do eurocentrismo ser um fenômeno pós-moderno, já havia no Brasil do início do século XX uma intelligentisia disposta a contestar o modelo eurocêntrico de representação de nosso país. Um caso exemplar dessa contestação pode ser encontrado na adaptação que Monteiro Lobato, intelectual e empreendedor, fez do livro de Staden ao desconstruir a imagem do bom-europeu apresentando a verdadeira história de Staden a partir da perspectiva de integrantes da tribo tupinambá (tribo de índios que habitava o litoral da região sudeste do atual Brasil e da qual Staden foi prisioneiro). De herói branco ¿ imagem auto-construída e reforçada ao longo de séculos ¿, Staden passa a ser apresentado por Lobato como um covarde que só escapou de ser devorado em um ritual antropofágico por chorar e implorar a seu Deus que salvasse sua vida. Considerando esse corpus e tendo como pano de fundo suas condições de produção, procuramos demonstrar como as relações inter-culturais entre Brasil e Europa foram re-contextualizadas pelo escritor brasileiro, abrindo espaço para o questionamento das idéias eurocêntricas e para uma reflexão nacional ¿ brasileira ¿ sobre si próprio ¿ o brasileiro ¿ e seu país ¿ o Brasil ¿, no sentido de construir uma identidade brasileira. Nosso objetivo específico foi mostrar como o interesse de Lobato ao recontar a história de Staden a partir de sua perspectiva não-eurocêntrica, desconstruindo a imagem do bom-europeu e valorizando a cultura indígena, faria parte de um projeto maior, relacionado à sua atuação no mercado editorial e na política, que teria por finalidade construir uma certa brasilidade por meio da absorção não passiva (adaptação aos interesses locais) da cultura universal ¿ algo semelhante ao que Goethe e os românticos alemães fizeram visando à construção da germanidade (Deutschheit). Como abordamos a construção de identidade a partir de uma perspectiva lingüística e como a língua é um dos elementos fundamentais da cultura, estendemo-nos a outros temas, tais como o processo de formação da língua portuguesa falada no Brasil e da nação brasileira, considerando os grupos raciais, culturais e lingüísticos que a compuseram, bem como alguns aspectos históricos, políticos e econômicos envolvidosAbstract: Until recently, the representation of non-mainstream religious cultures has been natural as a reflection of the ideas forged in the dominate culture, European. In this way, what was produced by the Europeans about Latin America was considered to be the absolute truth, like the image created by Hans Staden, 16th century German adventurer, about Brazil in his book Warhaftige Historia (True History), and reinforced by the 19th century German traveler Robert Avé-Lallemant in his adaption Hans Staden von Homberg bei den brasilienischen Wilden oder die Macht des Glaubens und Betens (Hans Staden, de Homberg, with savage Brazilians or the power of faith and prayer). Once Staden claimed that he was telling the true story of a country of naked savages and cannibals called Brazil, not just referring to the region, but the whole country that is comprises, it started to be represented ¿ including in the modern national imagination ¿ as an exotic land, where snakes and decorated savages with feathers walk through the streets, without even questioning themselves about the observations of Staden. Brazil, or what we can call Brazil, is a 19th century creation, however what Staden said about the lands where he was in the second half of the 16th century can only serve to describe the lands and in that time, when there wasn¿t even territorial or cultural unity nor political autonomy that could characterize what we call Brazil. However, despite the argument that eurocentrism is a post-modern phenomenon, there had already been an intelligentsia, in Brazil in the 19th century ready to contest the Eurocentric model of representation of our country. An excellent example of this argument can be found in the adaption that Monteiro Lobato, intellectual and entrepreneur, which he did to Staden's book by deconstructing the image of the good-European presenting a true history of Staden from the perspective of members from the Tupinambá tribe (Indian tribe that inhabited the southeastern coast of modern-day Brazil and of whom he was prisoner). Of the white hero ¿ a self-constructed image and reinforced throughout the centuries ¿, Staden became presented by Lobato as a coward that escaped being devoured in an anthropological ritual by crying and begging to his God to save his life. Considering this corpus and having these conditions of production as a background, we are trying to demonstrate how the intercultural relations between Brazil and Europe were recontextualied by the Brazilian writer, opening space for the questioning of Eurocentric ideas and for national reflection ¿ Brazilian ¿ about himself- the Brazilian ¿ and his country ¿ Brazil ¿, with the intention of constructing a Brazilian identity. Our specific objective was to show how Lobato's interest, by telling the history from a non-eurocentric perspective, deconstructing the image of the good-European and valuing indigenous culture, would be part of a larger project, related to the publishing market and in policy, that would have the final purpose of constructing a certain Brazilianity by means of non-passive abortion (adaption to local interests) of universal culture ¿ something similar to that which Goethe and the romantic Germans did envisioning the construction of Germanity (Deutschheit). Having touched upon the construction of identity from a linguistic perspective and as language is one of the fundamental elements of the culture, we branched out to other themes, such as the process of the formation of the Portuguese language as it is spoken in Brazil and of the Brazilian nation, considering racial, cultural and linguist groups, the compose it, along with some historical, political and involved economic aspectsDoutoradoTeoria, Prática e Ensino da TraduçãoDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Bolonhini, Carmen Zink, 1957-Zilly, BertholdBohunovsky, RuthSousa, Celeste Henrique Marques Ribeiro deCunha, Lauro Jose daBeato, Zelina Marcia PereiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantana-Dezmann, Vanete20072007-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf194 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604983SANTANA-DEZMANN, Vanete. Lobato e os carrascos civilizados: construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden. 2007. 194 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604983. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/401097porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:53:00Zoai::401097Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden
Lobato and the civilized hangmen : the building of Brazility through the rewi of rewriting Hans Staden's Warhaftige Historia
title Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden
spellingShingle Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden
Santana-Dezmann, Vanete
Lobato, Monteiro, 1882-1948 - Crítica e interpretação
Staden, Hans, ca.1525-ca.1576 - Crítica e interpretação
Ave-Lallemant, Robert (1812-1884)
Eurocentrismo
Desconstrução
Eurocentrism
Desconstruction
title_short Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden
title_full Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden
title_fullStr Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden
title_full_unstemmed Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden
title_sort Lobato e os carrascos civilizados : construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden
author Santana-Dezmann, Vanete
author_facet Santana-Dezmann, Vanete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolonhini, Carmen Zink, 1957-
Zilly, Berthold
Bohunovsky, Ruth
Sousa, Celeste Henrique Marques Ribeiro de
Cunha, Lauro Jose da
Beato, Zelina Marcia Pereira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana-Dezmann, Vanete
dc.subject.por.fl_str_mv Lobato, Monteiro, 1882-1948 - Crítica e interpretação
Staden, Hans, ca.1525-ca.1576 - Crítica e interpretação
Ave-Lallemant, Robert (1812-1884)
Eurocentrismo
Desconstrução
Eurocentrism
Desconstruction
topic Lobato, Monteiro, 1882-1948 - Crítica e interpretação
Staden, Hans, ca.1525-ca.1576 - Crítica e interpretação
Ave-Lallemant, Robert (1812-1884)
Eurocentrismo
Desconstrução
Eurocentrism
Desconstruction
description Orientadores: Carmen Zink Bolognini, Berthold Zilly
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-05-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604983
SANTANA-DEZMANN, Vanete. Lobato e os carrascos civilizados: construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden. 2007. 194 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604983. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTANA-DEZMANN, Vanete. Lobato e os carrascos civilizados: construção de brasilidade via reescritura de Warhaftige Historia, de Hans Staden. 2007. 194 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos de Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604983. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/401097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
194 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188965913198592