Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260 |
Resumo: | Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira |
id |
UNICAMP-30_86353573d6c1d5e0892d52f15f292ff3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1343557 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencialTeaching relationships from a historial-cultural perspective : analysis of interactions under emergency remote teaching conditionsPerspectiva histórico-culturalMediaçãoEnsino remotoHistorical-cultural perspectiveMediationRemote teachingOrientador: Ana Lúcia Horta NogueiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A fim de ampliar os estudos desenvolvidos no campo das relações de ensino, esta pesquisa pretendeu, a partir da teoria histórico-cultural, compreender a dinâmica da relação professor/aluno e o processo de construção coletiva do conhecimento, reforçando a importância dos modos de interação e de diálogo. Como objetivo principal, pretendeu-se compreender de que maneira as relações de ensino implicam a produção social de sentidos e a construção coletiva de conhecimento nas condições de ensino remoto emergencial impostas pela pandemia. Os objetivos específicos do trabalho foram: a) compreender o contexto em que se desenvolvem as atividades pedagógicas e as relações e interações que se estabelecem; b) apresentar e analisar o processo de construção de sentidos pela criança nas interações verbais e c) descrever e analisar o funcionamento discursivo das crianças no processo de construção coletiva de conhecimento. Em conformidade com a teoria histórico-cultural, optou-se por utilizar o método histórico-genético, além dos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa. Como processo metodológico de pesquisa neste trabalho, incluiu-se a pesquisa de campo, realizada com uma turma de 5º do Ensino Fundamental I, da rede pública de Campinas, sendo que a construção dos dados aconteceu de maneira remota, através de observações, com anotações em diário de campo, registros fotográficos, áudio e vídeo gravados, além de uma entrevista semiestruturada, realizada com a professora. Para realização da análise dos dados coletados, objetivou-se concentrar a discussão nos seguintes eixos temáticos: 1. contexto escolar em tempos de pandemia; 2. construção coletiva do conhecimento: relações discursivas em foco e 3. a dinâmica das relações de ensino. Os resultados apresentados revelam a importância de entendermos as relações de ensino enquanto espaço de elaboração e de (participa)ação dos sujeitos através de práticas discursivas, mediadas pela linguagem, permitindo a constituição da criança enquanto sujeito social e individual, que aprende e se desenvolverAbstract: In order to expand the studies developed in the field of teaching relationships, this research aimed, based on historical-cultural theory, to understand the dynamics of the teacher/student relationship and the process of collective knowledge construction, reinforcing the importance of modes of interaction and dialogue. The main objective was to understand how teaching relationships involve the social production of meanings and the collective construction of knowledge in the emergency remote teaching conditions imposed by the pandemic. The specific objectives of the work were: a) to understand the context in which pedagogical activities and relationships and interactions are developed; b) to present and analyze the process of meaning construction by children in verbal interactions; and c) to describe and analyze the discursive functioning of children in the process of collective knowledge construction. In accordance with historical-cultural theory, the historical-genetic method was chosen, in addition to the theoretical assumptions of qualitative research. As a methodological research process in this work, field research was included, carried out with a 5th grade class of elementary school, in the public school system of Campinas, and data collection occurred remotely through observations, with notes in a field diary, photographic, audio, and video recordings, as well as a semi-structured interview conducted with the teacher. To analyze the collected data, the discussion focused on the following thematic axes: 1. school context in times of pandemic; 2. collective construction of knowledge: discursive relationships in focus; and 3. the dynamics of teaching relationships. The results presented reveal the importance of understanding teaching relationships as a space for the elaboration and participation of subjects through discursive practices mediated by language, allowing for the constitution of the child as a social and individual subject who learns and developsMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES001[s.n.]Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-Smolka, Ana Luiza BustamanteBraga, Elizabeth dos SantosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGasparini, Isabella Leão, 1996-20232023-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260GASPARINI, Isabella Leão. Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural: análise das interações em condições de ensino remoto emergencial. 2023. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343557Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-28T10:00:54Zoai::1343557Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-28T10:00:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial Teaching relationships from a historial-cultural perspective : analysis of interactions under emergency remote teaching conditions |
title |
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial |
spellingShingle |
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial Gasparini, Isabella Leão, 1996- Perspectiva histórico-cultural Mediação Ensino remoto Historical-cultural perspective Mediation Remote teaching |
title_short |
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial |
title_full |
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial |
title_sort |
Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial |
author |
Gasparini, Isabella Leão, 1996- |
author_facet |
Gasparini, Isabella Leão, 1996- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963- Smolka, Ana Luiza Bustamante Braga, Elizabeth dos Santos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparini, Isabella Leão, 1996- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspectiva histórico-cultural Mediação Ensino remoto Historical-cultural perspective Mediation Remote teaching |
topic |
Perspectiva histórico-cultural Mediação Ensino remoto Historical-cultural perspective Mediation Remote teaching |
description |
Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-05-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260 GASPARINI, Isabella Leão. Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural: análise das interações em condições de ensino remoto emergencial. 2023. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260 |
identifier_str_mv |
GASPARINI, Isabella Leão. Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural: análise das interações em condições de ensino remoto emergencial. 2023. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343557 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189191339212800 |