Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparini, Isabella Leão, 1996-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
id UNICAMP-30_86353573d6c1d5e0892d52f15f292ff3
oai_identifier_str oai::1343557
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencialTeaching relationships from a historial-cultural perspective : analysis of interactions under emergency remote teaching conditionsPerspectiva histórico-culturalMediaçãoEnsino remotoHistorical-cultural perspectiveMediationRemote teachingOrientador: Ana Lúcia Horta NogueiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A fim de ampliar os estudos desenvolvidos no campo das relações de ensino, esta pesquisa pretendeu, a partir da teoria histórico-cultural, compreender a dinâmica da relação professor/aluno e o processo de construção coletiva do conhecimento, reforçando a importância dos modos de interação e de diálogo. Como objetivo principal, pretendeu-se compreender de que maneira as relações de ensino implicam a produção social de sentidos e a construção coletiva de conhecimento nas condições de ensino remoto emergencial impostas pela pandemia. Os objetivos específicos do trabalho foram: a) compreender o contexto em que se desenvolvem as atividades pedagógicas e as relações e interações que se estabelecem; b) apresentar e analisar o processo de construção de sentidos pela criança nas interações verbais e c) descrever e analisar o funcionamento discursivo das crianças no processo de construção coletiva de conhecimento. Em conformidade com a teoria histórico-cultural, optou-se por utilizar o método histórico-genético, além dos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa. Como processo metodológico de pesquisa neste trabalho, incluiu-se a pesquisa de campo, realizada com uma turma de 5º do Ensino Fundamental I, da rede pública de Campinas, sendo que a construção dos dados aconteceu de maneira remota, através de observações, com anotações em diário de campo, registros fotográficos, áudio e vídeo gravados, além de uma entrevista semiestruturada, realizada com a professora. Para realização da análise dos dados coletados, objetivou-se concentrar a discussão nos seguintes eixos temáticos: 1. contexto escolar em tempos de pandemia; 2. construção coletiva do conhecimento: relações discursivas em foco e 3. a dinâmica das relações de ensino. Os resultados apresentados revelam a importância de entendermos as relações de ensino enquanto espaço de elaboração e de (participa)ação dos sujeitos através de práticas discursivas, mediadas pela linguagem, permitindo a constituição da criança enquanto sujeito social e individual, que aprende e se desenvolverAbstract: In order to expand the studies developed in the field of teaching relationships, this research aimed, based on historical-cultural theory, to understand the dynamics of the teacher/student relationship and the process of collective knowledge construction, reinforcing the importance of modes of interaction and dialogue. The main objective was to understand how teaching relationships involve the social production of meanings and the collective construction of knowledge in the emergency remote teaching conditions imposed by the pandemic. The specific objectives of the work were: a) to understand the context in which pedagogical activities and relationships and interactions are developed; b) to present and analyze the process of meaning construction by children in verbal interactions; and c) to describe and analyze the discursive functioning of children in the process of collective knowledge construction. In accordance with historical-cultural theory, the historical-genetic method was chosen, in addition to the theoretical assumptions of qualitative research. As a methodological research process in this work, field research was included, carried out with a 5th grade class of elementary school, in the public school system of Campinas, and data collection occurred remotely through observations, with notes in a field diary, photographic, audio, and video recordings, as well as a semi-structured interview conducted with the teacher. To analyze the collected data, the discussion focused on the following thematic axes: 1. school context in times of pandemic; 2. collective construction of knowledge: discursive relationships in focus; and 3. the dynamics of teaching relationships. The results presented reveal the importance of understanding teaching relationships as a space for the elaboration and participation of subjects through discursive practices mediated by language, allowing for the constitution of the child as a social and individual subject who learns and developsMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES001[s.n.]Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-Smolka, Ana Luiza BustamanteBraga, Elizabeth dos SantosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGasparini, Isabella Leão, 1996-20232023-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260GASPARINI, Isabella Leão. Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural: análise das interações em condições de ensino remoto emergencial. 2023. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343557Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-28T10:00:54Zoai::1343557Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-28T10:00:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
Teaching relationships from a historial-cultural perspective : analysis of interactions under emergency remote teaching conditions
title Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
spellingShingle Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
Gasparini, Isabella Leão, 1996-
Perspectiva histórico-cultural
Mediação
Ensino remoto
Historical-cultural perspective
Mediation
Remote teaching
title_short Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
title_full Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
title_fullStr Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
title_sort Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural : análise das interações em condições de ensino remoto emergencial
author Gasparini, Isabella Leão, 1996-
author_facet Gasparini, Isabella Leão, 1996-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Braga, Elizabeth dos Santos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparini, Isabella Leão, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectiva histórico-cultural
Mediação
Ensino remoto
Historical-cultural perspective
Mediation
Remote teaching
topic Perspectiva histórico-cultural
Mediação
Ensino remoto
Historical-cultural perspective
Mediation
Remote teaching
description Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-05-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260
GASPARINI, Isabella Leão. Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural: análise das interações em condições de ensino remoto emergencial. 2023. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260
identifier_str_mv GASPARINI, Isabella Leão. Relações de ensino sob uma perspectiva histórico-cultural: análise das interações em condições de ensino remoto emergencial. 2023. 1 recurso online (117 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11260. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343557
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189191339212800