As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliana Nunes da, 1968-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522
Resumo: Orientador: Helena Costa Lopes de Freitas
id UNICAMP-30_8a30197e83c87c165541b6c233e36c02
oai_identifier_str oai::211132
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamentalDidáticaPrática de ensinoProfessores - FormaçãoConstrutivismoOrientador: Helena Costa Lopes de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Através de um estudo de caso, analiso as concepções pedagógicas que embasam a construção da prática em uma escola pública de ensino fundamental. Enfocando a atuação de uma professora, uma orientadora pedagógica e uma diretora, levanto características do trabalho pedagógico na escola, ao identificar os referenciais teórico-metodológicos que orientam a ação dos sujeitos, nas suas tentativas de superarem uma visão reprodutora do ensino, firmadas no compromisso com sua democratização. A análise das contradições desse processo constitui o objeto de pesquisa, que lança para a Didática - ciência pedagógica - alguns desafios que possam nortear a formação de professores numa perspectiva transformadora da realidadeAbstract: Using the study of particular case, I analyze the pedagogic conceptions on which the practice formation in na elementary public school is founded. Focusing on the performance of a teacher, a pedagogic orientator and a principal, I call attention to the characteristics of the pedagogic work at school by identifying the theoretical and methodological references which orientate the individual¿s action in their attempts to overcome a reproductive teaching view, based on the engagement with the democratization. The analysis of this process contradictions are the purpose og this reserarch, which confronts didactics, pedagogic science, with some challenges that can guide the teachers' formation in a reality changing perspectiveMestradoMestre em Educação[s.n.]Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Eliana Nunes da, 1968-19991999-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf124p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522SILVA, Eliana Nunes da. As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental. 1999. 124p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/211132porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T20:42:11Zoai::211132Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T20:42:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental
title As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental
spellingShingle As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental
Silva, Eliana Nunes da, 1968-
Didática
Prática de ensino
Professores - Formação
Construtivismo
title_short As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental
title_full As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental
title_fullStr As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental
title_full_unstemmed As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental
title_sort As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental
author Silva, Eliana Nunes da, 1968-
author_facet Silva, Eliana Nunes da, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliana Nunes da, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Prática de ensino
Professores - Formação
Construtivismo
topic Didática
Prática de ensino
Professores - Formação
Construtivismo
description Orientador: Helena Costa Lopes de Freitas
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522
SILVA, Eliana Nunes da. As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental. 1999. 124p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Eliana Nunes da. As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental. 1999. 124p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/211132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
124p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188852995194880