As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522 |
Resumo: | Orientador: Helena Costa Lopes de Freitas |
id |
UNICAMP-30_8a30197e83c87c165541b6c233e36c02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::211132 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamentalDidáticaPrática de ensinoProfessores - FormaçãoConstrutivismoOrientador: Helena Costa Lopes de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Através de um estudo de caso, analiso as concepções pedagógicas que embasam a construção da prática em uma escola pública de ensino fundamental. Enfocando a atuação de uma professora, uma orientadora pedagógica e uma diretora, levanto características do trabalho pedagógico na escola, ao identificar os referenciais teórico-metodológicos que orientam a ação dos sujeitos, nas suas tentativas de superarem uma visão reprodutora do ensino, firmadas no compromisso com sua democratização. A análise das contradições desse processo constitui o objeto de pesquisa, que lança para a Didática - ciência pedagógica - alguns desafios que possam nortear a formação de professores numa perspectiva transformadora da realidadeAbstract: Using the study of particular case, I analyze the pedagogic conceptions on which the practice formation in na elementary public school is founded. Focusing on the performance of a teacher, a pedagogic orientator and a principal, I call attention to the characteristics of the pedagogic work at school by identifying the theoretical and methodological references which orientate the individual¿s action in their attempts to overcome a reproductive teaching view, based on the engagement with the democratization. The analysis of this process contradictions are the purpose og this reserarch, which confronts didactics, pedagogic science, with some challenges that can guide the teachers' formation in a reality changing perspectiveMestradoMestre em Educação[s.n.]Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Eliana Nunes da, 1968-19991999-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf124p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522SILVA, Eliana Nunes da. As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental. 1999. 124p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/211132porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T20:42:11Zoai::211132Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T20:42:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental |
title |
As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental |
spellingShingle |
As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental Silva, Eliana Nunes da, 1968- Didática Prática de ensino Professores - Formação Construtivismo |
title_short |
As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental |
title_full |
As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental |
title_fullStr |
As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental |
title_sort |
As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental |
author |
Silva, Eliana Nunes da, 1968- |
author_facet |
Silva, Eliana Nunes da, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Helena Costa Lopes de, 1946- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliana Nunes da, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Prática de ensino Professores - Formação Construtivismo |
topic |
Didática Prática de ensino Professores - Formação Construtivismo |
description |
Orientador: Helena Costa Lopes de Freitas |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-07-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522 SILVA, Eliana Nunes da. As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental. 1999. 124p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SILVA, Eliana Nunes da. As concepções e a construção da pratica pedagogica em uma escola publica de ensino fundamental. 1999. 124p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/211132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 124p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188852995194880 |