Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Tereza Ribeiro de Freitas, 1956-
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589143
Resumo: Orientador: Edison Duarte
id UNICAMP-30_8dcccca97dd506a74ab4c90f21374c1e
oai_identifier_str oai::199819
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdoSurdezFamíliaJogosLíngua de sinaisSurdos - Meios de comunicaçãoOrientador: Edison DuarteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FisicaResumo: Este estudo teve por objetivo descrever e discutir as maneiras pelas quais a díade, mãe ouvinte/filha surda constroem a dinâmica do brincar. O mesmo foi realizado num período de O1 ano e 05 meses, com duas díades, mãe ouvinte/filha surda no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) na Universidade Estadual de Campinas. A partir de estudos anteriores, observamos as dificuldades enfrentadas por pais ouvintes nas suas interações com o filho surdo. Acreditamos que por meio do brincar haverá maior aproximação entre mãe ouvinte/filho surdo, já que o brincar é a linguagem Universal das crianças. O uso de sinais realizados na rotina diária teve uma "função facilitadora", permitindo ás mães perceberem as reais possibilidades de desenvolvimento de seu filho surdo. As mães tiveram, semanalmente, aulas de língua de sinais com um surdo fluente em LIBRAS (língua brasileira de sinais). Receberam orientação semanal da fonoaudióloga para estimular o filho surdo no dia a dia. A coleta de dados teve início quando as crianças tinham 2 anos de idade, e as mães foram instruídas a brincar livremente com a filha surda, escolhendo os brinquedos a partir de uma seleção pré-estabelecida. As sessões foram filmadas mensalmente e analisadas de acordo com a: escolha do brinquedo, organização da brincadeira, motivação, compreensão da brincadeira e comunicação. Os resultados nos indicam o quanto foi importante o papel de cada mãe para promover a compreensão, manter a motivação, estabelecer a comunicação com a filha surda. Este estudo indicou que apesar da diferenças no estilo de brincar de cada mãe e a interação com a filha surda, ambas, as crianças demonstraram desenvolvimento geral compatível com a idade. Esta pesquisa sugere que, mais importante que a escolha do brinquedo é a postura da mãe frente ao brincar. As brincadeiras foram fontes de estímulos para ampliar o repertório do brincar, partindo da exploração sensorial até a formulação de regrasAbstract: The aim of this study was to describe and diseuss the ways in which the hearing mother and deaf child dyad construct a dynamic in terms of play. This study was done over a one year and five month period with two deaf children hearing mother dyads, at the Center for Research and Rehabilitation Gabriel S. Porto (Cepre) at the School of Medical Sciences (FCM) of the State University of Campinas (Unicamp). From ealier studies, we had observed the difficulties hearing parents faced in interactions with their deaf child. We believe that, through play, hearing mother and deaf child can relate more c1osely to each other, since play is a universal language for children. Using sign during play and routine activities facilitates communicative interaction, so as to permit mothers to perceive the true developmental possibilities of their deaf child. The mothers had weekly sign language lessons with a deaf instructor fluent in Brazilian Sign Language (LIBRAS). They received weekly orientation from the speech and hearing pathologist on stimulating their child in daily living. Data collection began at two years of age; and mothers were instructed to play freely with their deaf child, choosing from a selection of toys. The sessions were filmed monthly, and analyzed according to: choice of game, organization of play, motivation, comprehension of the game and communication. The results indicate how important each mother' s role was for enhancing comprehension, maintaining child motivation and communication. This study indicated that despite differenees in each mother' s personal style of play and interaction with her deaf child, both children demonstrated overall age compatible development. This study suggests that, more important than choice of toy, is the mother' s proposal for keeping the child interested in the game. The games were a source of stimulation for enhancing play repertoire from inicial sensory exploration to the formulation of rolesDoutoradoDoutor em Educação Física[s.n.]Duarte, Edison, 1955-De Araujo, Paulo FerreiraLima, Maria Cecilia Marconi PinheiroFrançozo, Maria de Fátima de CamposBlascovi-Assis, Silvana MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRossi, Tereza Ribeiro de Freitas, 1956-20002000-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf157p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589143ROSSI, Tereza Ribeiro de Freitas. Brincar: uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo. 2000. 157p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589143. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/199819porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:14:32Zoai::199819Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:14:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo
title Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo
spellingShingle Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo
Rossi, Tereza Ribeiro de Freitas, 1956-
Surdez
Família
Jogos
Língua de sinais
Surdos - Meios de comunicação
title_short Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo
title_full Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo
title_fullStr Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo
title_full_unstemmed Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo
title_sort Brincar : uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo
author Rossi, Tereza Ribeiro de Freitas, 1956-
author_facet Rossi, Tereza Ribeiro de Freitas, 1956-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Edison, 1955-
De Araujo, Paulo Ferreira
Lima, Maria Cecilia Marconi Pinheiro
Françozo, Maria de Fátima de Campos
Blascovi-Assis, Silvana Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Tereza Ribeiro de Freitas, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Família
Jogos
Língua de sinais
Surdos - Meios de comunicação
topic Surdez
Família
Jogos
Língua de sinais
Surdos - Meios de comunicação
description Orientador: Edison Duarte
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-06-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589143
ROSSI, Tereza Ribeiro de Freitas. Brincar: uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo. 2000. 157p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589143. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ROSSI, Tereza Ribeiro de Freitas. Brincar: uma opção para a interação entre mãe ouvinte/filho surdo. 2000. 157p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589143. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/199819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
157p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188840401797120