De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo de Castro e, 1958-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616700
Resumo: Orientador: Regina Maria dos Santos
id UNICAMP-30_926ce5d0b94449f7db4d3a2651e7ce69
oai_identifier_str oai::839690
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescênciaFrom Abaiara to Bissau : for one education with adolescents, without the adolescenceAdolescênciaEducaçãoProdução (Conceito)Cuidado de siAdolescenceEducationProduction (Concept)Care of itOrientador: Regina Maria dos SantosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objeto de pesquisa aqui desenvolvido é a interpelação da adolescência como etapa do desenvolvimento humano, definida pela ciência e instituída no século XX; como o momento de definição, caracterização e institucionalização de formas de educar e formar estes novos sujeitos. Esta definição não auxilia no trabalho da (e)Educação de adolescentes e nada diz sobre estes sujeitos. Estudos anteriores trouxeram a definição das adolescências e marcaram sua diversidade e multiplicidade. Este trabalho propõe a eliminação da adolescência, como definição de um sujeito, no campo da (e)Educação, fazendo com que os trabalhos avancem no sentido diminuir os efeitos da utilização da definição, sendo uma delas a sua própria morte, de diversas maneiras. Da Educação de adolescentes ou sobre eles, passamos à possibilidade da educação, como processo pedagógico e da Educação como instituição, com adolescentes, sem passar pela definição de adolescência. Michel Foucault é o autor central e quase único com o qual esta tese dialoga. No primeiro capítulo são apresentadas as noções da invenção da adolescência como problema; da aproximação da adolescência e anormalidade; das instituições de sequestro; da escola e do presídio como lugares de diciplinarização dos corpos; do sujeito de direito numa reflexão crítica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O segundo capítulo traz as noções do biopoder e da biopolítica, apontadas como outra forma de poder que atuam sobre a população, também dos e das adolescentes; e as noções do liberalismo, neoliberalismo e capital humano, centrais na compreensão da constituição da adolescência como período da formação do indivíduo produtivo. No terceiro capítulo, incorporam-se conceitos de Gilles Deleuze e Félix Guattari aos de Foucault, na tentativa de acrescentar novos elementos para constituir na (e)Educação formas de resistência e linhas de fuga.Abstract: The object of the research here developed is the interpellation of adolescence as a stage in human development, defined by science and "invented", that is, instituted in the 20th century, therefore named the century of adolescence, as the moment of definition, characterization and institutionalization of the ways of educating an forming these new subjects. The defended thesis is that this definition does not help with working on the Education of adolescents and says nothing about these subjects. Previous studies evolved towards redefining adolescence, thus marking its diversity and multiplicity. The advance proposed by this paper is to eliminate adolescence as the definition of a subject in the field of Education, aiming for diminishing the effects of the use of such definition, where one of them is its own death, under different forms. From Education of or about adolescents we then go to Education as a pedagogical process and Education as an institution with adolescents, without going through the definition of adolescence. That way, we can recover the innovating potential of Education in contributing to the changes in the lives of individuals and in the reality surrounding them. Michel Foucault is the central and virtually only author with whom this thesis dialogues; through several of his works, from different times in his academic production, I could have access to the contents necessary for the elaboration and finalization of this thesis. In the first chapter the following ideas are presented: the invention of adolescence as a problem, with Cesar (1998) as a reference; the approximation of adolescence and abnormality, with Foucault (2001) and his genealogical study on the notion of an abnormal individual, arising in the late 18th century, as a reference; the kidnapping institutions, based on Foucault (2000); schools and prisons as places for the disciplining of bodies, aiming for the production of docile bodies for producing capital, with Foucault (1987) as a reference; and, finally, the subject of rights in a critical reflection about the Child and Adolescent Statute (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), with Foucault (2003) as a reference. In the second chapter, I present the notions on biopower and biopolitics, based on the studies of Foucault (2008), as different forms of power acting on the population, including the adolescents. The notions of liberalism, neoliberalism and human capital are central in understanding adolescence as the time of forming a productive individual. In the third and last chapter, the concepts of Gilles Deleuze and Félix Guattari (1992) are incorporated to those of Foucault (2006), in an attempt to add new elements that may contribute to constitute forms of resistance and lines of escape in Education. The concepts addressed in this chapter are: the construction of concept as a function of Philosophy and the field of immanence; the care of oneself, parrhesia, ethos and problematization. After years of research about power and its forms of exercise in institutions, Foucault (2006) presented another possibility to face reality and the established politics; he went back to the Greeks and recovered the notion of caring of oneself, better translated into settling oneself down, interconnected to the knowledge of oneself and the practice of oneself.DoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Souza, Regina Maria de, 1957-Cesar, Maria Rita de AssisRibeiro, Claudia MariaGallo, Silvio Donizetti de OliveiraRibeiro, Ana MariaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Ricardo de Castro e, 1958-20112011-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf204 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616700SILVA, Ricardo de Castro e. De Abaiara a Bissau: por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência. 2011. 204 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616700. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839690porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:27:56Zoai::839690Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:27:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência
From Abaiara to Bissau : for one education with adolescents, without the adolescence
title De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência
spellingShingle De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência
Silva, Ricardo de Castro e, 1958-
Adolescência
Educação
Produção (Conceito)
Cuidado de si
Adolescence
Education
Production (Concept)
Care of it
title_short De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência
title_full De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência
title_fullStr De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência
title_full_unstemmed De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência
title_sort De Abaiara a Bissau : por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência
author Silva, Ricardo de Castro e, 1958-
author_facet Silva, Ricardo de Castro e, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Regina Maria de, 1957-
Cesar, Maria Rita de Assis
Ribeiro, Claudia Maria
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Ribeiro, Ana Maria
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ricardo de Castro e, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Educação
Produção (Conceito)
Cuidado de si
Adolescence
Education
Production (Concept)
Care of it
topic Adolescência
Educação
Produção (Conceito)
Cuidado de si
Adolescence
Education
Production (Concept)
Care of it
description Orientador: Regina Maria dos Santos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-07-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616700
SILVA, Ricardo de Castro e. De Abaiara a Bissau: por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência. 2011. 204 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616700. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616700
identifier_str_mv SILVA, Ricardo de Castro e. De Abaiara a Bissau: por uma (e)Educação com adolescentes, sem a adolescência. 2011. 204 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616700. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/839690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
204 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138490686898176