O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanaka, Geruza Ferreira de Lima
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295
Resumo: Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
id UNICAMP-30_9cf57c7e12766c392c407b9b5c98b397
oai_identifier_str oai::209637
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"Distúrbios da aprendizagem nas criançasAprendizagemInteração social em criançasCrianças - EscritaTextos infantisLearning difficultiesTeaching-learningSocial interactionWriting textsOrientador: Maria Laura Trindade Mayrink-SabinsonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nesta pesquisa, tenho como objetivo analisar textos produzidos em situação intra e extraescolar de um aluno multi-repetente, "diagnosticado" pela escola como portador de "dificuldades de aprendizagem". Na análise, busco resgatar as possíveis reflexões empreendidas pelo sujeito no processo de produção textual. Além disso, analiso carta da professora do aluno, enviada como resposta à solicitação de uma psicóloga que o atendeu em um serviço de saúde, para onde foi encaminhado em função de problemas escolarescom a leitura e a escrita.A tentativa é mostrar que o aluno é capaz de ler e produzir textos escritos, embora as instituições que acompanham e/ou acompanharam o seu percurso escolar (escola, psicólogos, médicos) apontem que ele tem dificuldades para aprender, o que teria motivado a série de reprovações. Fundamentada em uma teoria da linguagem como atividade constitutiva no processo de aprendizado dos sujeitos, parto da possibilidadede que as dificuldades poderiam ser sanadas no próprio contexto escolar e que, portanto, nãojustificam as seguidas retenções do aluno. Para tanto, privilegio a perspectiva de Vigotsky (1930) e Bakhtin (1929), trazendo para a discussão a importância do "Outro", além do meio sociaL para a constituição o conhecimento e dos sujeitos. A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se no paradigma indiciário de investigação das ciências humanas,visto que tal instrumento de análise possibilita resgatar, através de dados muitas vezes considerados marginais, indícios que apontam para importantes reflexões no processo de trabalho do sujeito com a construção da representação da língua escritaAbstract: The principal objective of this dissertation is to analyze texts written, both in and out of school by a student diagnosed as having leaming deficits with multiple repetitions of the school year. The analysis captures possible reflections on textual elaboration on the part of the student. Also analyzed is a letter written by the student's teacher at the request of a psychologistat a public health clinic where the student was sent for treatment for difficulties at school with reading and writing. We wish to show that the student is capable of reading and writing texts, despite the institutions that have accompanied his education (teachers, psychologists, doctors). Based on the theory that understands language as a constitutive in the learning process, we suggest that difficulties might be taken care of within the school context itself,and that grade repetitions are not justified. To this end, we favor a Vigotskian and Bakhtinian perspective that brings to the fore, in addition to the social milieu, the "Other", inn the construction of knowledge and the individual. The methodology used in this study is based on the indiciary paradigm for investigation in the Humanities, given that this paradigm takes into account data often considered marginal in studies not preoccupied with a subject's "work" in the representational construction of written languageMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-Coudry, Maria Irma HadlerFiad, Raquel SalekUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTanaka, Geruza Ferreira de Lima20012001-08-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295TANAKA, Geruza Ferreira de Lima. O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia". 2001. 151p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/209637porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:22:37Zoai::209637Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:22:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"
title O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"
spellingShingle O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"
Tanaka, Geruza Ferreira de Lima
Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Aprendizagem
Interação social em crianças
Crianças - Escrita
Textos infantis
Learning difficulties
Teaching-learning
Social interaction
Writing texts
title_short O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"
title_full O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"
title_fullStr O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"
title_full_unstemmed O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"
title_sort O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"
author Tanaka, Geruza Ferreira de Lima
author_facet Tanaka, Geruza Ferreira de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-
Coudry, Maria Irma Hadler
Fiad, Raquel Salek
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanaka, Geruza Ferreira de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Aprendizagem
Interação social em crianças
Crianças - Escrita
Textos infantis
Learning difficulties
Teaching-learning
Social interaction
Writing texts
topic Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Aprendizagem
Interação social em crianças
Crianças - Escrita
Textos infantis
Learning difficulties
Teaching-learning
Social interaction
Writing texts
description Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-08-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295
TANAKA, Geruza Ferreira de Lima. O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia". 2001. 151p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TANAKA, Geruza Ferreira de Lima. O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia". 2001. 151p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/209637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
151p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188850962006016