O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295 |
Resumo: | Orientador: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson |
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O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia"Distúrbios da aprendizagem nas criançasAprendizagemInteração social em criançasCrianças - EscritaTextos infantisLearning difficultiesTeaching-learningSocial interactionWriting textsOrientador: Maria Laura Trindade Mayrink-SabinsonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nesta pesquisa, tenho como objetivo analisar textos produzidos em situação intra e extraescolar de um aluno multi-repetente, "diagnosticado" pela escola como portador de "dificuldades de aprendizagem". Na análise, busco resgatar as possíveis reflexões empreendidas pelo sujeito no processo de produção textual. Além disso, analiso carta da professora do aluno, enviada como resposta à solicitação de uma psicóloga que o atendeu em um serviço de saúde, para onde foi encaminhado em função de problemas escolarescom a leitura e a escrita.A tentativa é mostrar que o aluno é capaz de ler e produzir textos escritos, embora as instituições que acompanham e/ou acompanharam o seu percurso escolar (escola, psicólogos, médicos) apontem que ele tem dificuldades para aprender, o que teria motivado a série de reprovações. Fundamentada em uma teoria da linguagem como atividade constitutiva no processo de aprendizado dos sujeitos, parto da possibilidadede que as dificuldades poderiam ser sanadas no próprio contexto escolar e que, portanto, nãojustificam as seguidas retenções do aluno. Para tanto, privilegio a perspectiva de Vigotsky (1930) e Bakhtin (1929), trazendo para a discussão a importância do "Outro", além do meio sociaL para a constituição o conhecimento e dos sujeitos. A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se no paradigma indiciário de investigação das ciências humanas,visto que tal instrumento de análise possibilita resgatar, através de dados muitas vezes considerados marginais, indícios que apontam para importantes reflexões no processo de trabalho do sujeito com a construção da representação da língua escritaAbstract: The principal objective of this dissertation is to analyze texts written, both in and out of school by a student diagnosed as having leaming deficits with multiple repetitions of the school year. The analysis captures possible reflections on textual elaboration on the part of the student. Also analyzed is a letter written by the student's teacher at the request of a psychologistat a public health clinic where the student was sent for treatment for difficulties at school with reading and writing. We wish to show that the student is capable of reading and writing texts, despite the institutions that have accompanied his education (teachers, psychologists, doctors). Based on the theory that understands language as a constitutive in the learning process, we suggest that difficulties might be taken care of within the school context itself,and that grade repetitions are not justified. To this end, we favor a Vigotskian and Bakhtinian perspective that brings to the fore, in addition to the social milieu, the "Other", inn the construction of knowledge and the individual. The methodology used in this study is based on the indiciary paradigm for investigation in the Humanities, given that this paradigm takes into account data often considered marginal in studies not preoccupied with a subject's "work" in the representational construction of written languageMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-Coudry, Maria Irma HadlerFiad, Raquel SalekUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTanaka, Geruza Ferreira de Lima20012001-08-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295TANAKA, Geruza Ferreira de Lima. O processo de construção da leitura e da escrita como mediador para a desconstrução da "deficiencia". 2001. 151p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590295. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/209637porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:22:37Zoai::209637Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:22:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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