A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628 |
Resumo: | Orientador: Antonio Miguel |
id |
UNICAMP-30_9db052dad8fcb15086323ee03e65cab8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::326215 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questõesPratica socialAlgoritmosEducação matematica - HistóriaProfessores de matemática - FormaçãoOrientador: Antonio MiguelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O trabalho situa-se no campo de pesquisa que investiga a participação da História da Matemática e da Educação Matemática na formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossa questão central de investigação consistiu em identificar os valores que estariam sustentando a naturalização do processo de transmissão da prática social do cálculo escrito na instituição escolar. Tal identificação foi realizada através de uma problematização do diálogo ocorrido, durante sessões interativas de investigação, entre a pesquisadora e um grupo de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Por sua vez, essa problematização tomou como ponto referência alguns aspectos da história dos processos de apropriação da prática social do cálculo escrito ao modo hindu-arábico. Os trabalhos de Michel Foucault constituíram fonte de inspiração para o desenvolvimento da pesquisaAbstract: The niche of this work is in the research field which investigates the participation of the History of Mathematics and Math Education in the formation of the teachers for the initial grades of elementary school. Our central subject of investigation has consisted of identifying the values which would be sustaining the naturalization of a transmission process in the social practice of calculation written at school. Such identification was accomplished through a problemization of the dialogue which took place during the interactive investigation sessions between the researcher and a group of teachers from the initial grades of elementary school. On its turn, this problemization has taken, as its point of reference, some aspects from the history of the social practice appropriation processes of writing calculation to the Hindu-Arabic mode. Michel Foucault's works have been an inspiration source for the development of this researchDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Eliana da Silva20042004-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf278p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628SOUZA, Eliana da Silva. A pratica social do calculo escrito na formação de professores: a historia como possibilidade de pensar questões. 2004. 278p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/326215porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T10:22:02Zoai::326215Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T10:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões |
title |
A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões |
spellingShingle |
A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões Souza, Eliana da Silva Pratica social Algoritmos Educação matematica - História Professores de matemática - Formação |
title_short |
A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões |
title_full |
A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões |
title_fullStr |
A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões |
title_full_unstemmed |
A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões |
title_sort |
A pratica social do calculo escrito na formação de professores : a historia como possibilidade de pensar questões |
author |
Souza, Eliana da Silva |
author_facet |
Souza, Eliana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miguel, Antonio, 1953- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Eliana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pratica social Algoritmos Educação matematica - História Professores de matemática - Formação |
topic |
Pratica social Algoritmos Educação matematica - História Professores de matemática - Formação |
description |
Orientador: Antonio Miguel |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-08-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628 SOUZA, Eliana da Silva. A pratica social do calculo escrito na formação de professores: a historia como possibilidade de pensar questões. 2004. 278p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SOUZA, Eliana da Silva. A pratica social do calculo escrito na formação de professores: a historia como possibilidade de pensar questões. 2004. 278p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/326215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 278p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188913152000000 |