Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815
Resumo: Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos
id UNICAMP-30_9e0d80fc347efb25d5c9e1b63db1c670
oai_identifier_str oai::880900
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analíticoConcerto Carioca 3 by Radamés Gnattali : an analytical studyGnattali, Radamés, 1906-1988MúsicaTeoria musicalMúsica popular - Brasil - HistóriaMúsica - Análise, apreciaçãoMusica - Brasil - Séc. XXMusicMusic theoryPopular music - BrazilMusic - Analysis, appreciationMusic - Brazil - 20th centuryOrientador: Antônio Rafael Carvalho dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campionas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa, de cunho musicológico e analítico, apresenta uma versão impressa e uma análise musical do Concerto Carioca nº 3, de Radamés Gnattali, composto no início da década de 1970, até então encontrado manuscrito pelo próprio autor. O processo de edição foi financiado pelo grupo Quatro a Zero e teve uma revisão realizada por Roberto Gnattali e outra realizada pelo autor desta dissertação. A fundamentação teórica da análise foi baseada nos livros Harmony e Orchestration de Walter Piston, Twentieth-Century Harmony de Vincent Persichetti, Materials and Techniques of Twentieth-Century Music de Stefan Kostka, A guide to Schenkerian Analysis de David Neumeyer e Susan Tepping, Analytic Approaches to Twentieth-Century Music, de Joel Lester e no artigo de Richard Cohn "Introduction to Neo-Riemannian theory: A survey and a historical perspective". Utilizando uma abordagem Neo-Riemanniana aliada ao uso da Teoria dos Conjuntos, foi possível demonstrar como o compositor estrutura esta grande obra, aliando sonoridades tonais diatônicas e octatônicas, com trechos pós tonais, apontando Radamés como um compositor criativo e ao mesmo tempo consciente da condução dos planos formais em uma obra de vulto. Demonstrar também como o compositor, grande conhecedor da música popular brasileira, utiliza os ritmos e os conceitos formais oriundos desta música para estruturar esta obra clássicaAbstract: This musicological and analytical research presents a printed version and a musical analysis of the Concerto Carioca No. 3 by Radames Gnattali, composed out in early 1970s, previously found in manuscript version by the author. The editing process was financed by the musical group Quatro a Zero and was reviewed by Roberto Gnattali and the author of this dissertation. The analysis theoretical foundation was based on the books Harmony and Orchestration by Walter Piston, Twentieth-Century Harmony by Vincent Persichetti, Materials and Techniques of Twentieth-Century Music by Stefan Kostka, A guide to Schenkerian Analysis by David Neumeyer and Susan Tepping, Analytic Approaches to Twentieth-Century Music by Joel Lester and Richard Cohn's article Introduction to Neo- Riemannian Theory: a survey and a historical perspective. Using a Neo-Riemannian approach allied to Pitch set Theory, it could be shown how the composer created the structure of this large work, combining tonal diatonic and octatonic sonorities with posttonal passages, showing Radames as a creative and at the same time conscious composer when conducting formal plans of a large work. It also shows how the composer, an expert in Brazilian popular music, uses the rhythms and the formal concepts from this music to compose this classical workMestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953-Pascoal, Maria Lúcia Senna MachadoOliveira, Ronaldo Cadeu deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980-20112011-09-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815LOBO, Eduardo Fernando de Almeida. Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali: um estudo analítico. 2011. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campionas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/880900porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:47:32Zoai::880900Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:47:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico
Concerto Carioca 3 by Radamés Gnattali : an analytical study
title Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico
spellingShingle Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico
Lobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980-
Gnattali, Radamés, 1906-1988
Música
Teoria musical
Música popular - Brasil - História
Música - Análise, apreciação
Musica - Brasil - Séc. XX
Music
Music theory
Popular music - Brazil
Music - Analysis, appreciation
Music - Brazil - 20th century
title_short Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico
title_full Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico
title_fullStr Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico
title_full_unstemmed Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico
title_sort Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali : um estudo analítico
author Lobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980-
author_facet Lobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953-
Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado
Oliveira, Ronaldo Cadeu de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Eduardo Fernando de Almeida, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Gnattali, Radamés, 1906-1988
Música
Teoria musical
Música popular - Brasil - História
Música - Análise, apreciação
Musica - Brasil - Séc. XX
Music
Music theory
Popular music - Brazil
Music - Analysis, appreciation
Music - Brazil - 20th century
topic Gnattali, Radamés, 1906-1988
Música
Teoria musical
Música popular - Brasil - História
Música - Análise, apreciação
Musica - Brasil - Séc. XX
Music
Music theory
Popular music - Brazil
Music - Analysis, appreciation
Music - Brazil - 20th century
description Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-09-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815
LOBO, Eduardo Fernando de Almeida. Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali: um estudo analítico. 2011. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campionas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815
identifier_str_mv LOBO, Eduardo Fernando de Almeida. Concerto Carioca 3 de Radamés Gnattali: um estudo analítico. 2011. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campionas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618815. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/880900
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138502429900800