Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372 |
Resumo: | Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco |
id |
UNICAMP-30_9e6dce29ca5457664507b7ef2d2b4348 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::364975 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professoresMusic finger readingNotação musicalCegos - Sistemas de impressão escritaDeficientes visuaisInclusão escolarMúsica - Instrução e estudoMusic notationBlind - Printing and writing systemsVisual impaired.Inclusive educationMusic educationOrientador: Claudiney Rodrigues CarrascoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente estudo foi motivado pela experiência pessoal de sua autora,musicista com deficiência visual. Ele aborda aspectos referentes ao ensino da Musicografia Braille, que por sua vez, consiste na notação musical criada por Louis Braille para uso de pessoas cegas. A partir de um enfoque qualitativo, buscou-se investigar a percepção de estudantes de Música com deficiência visual e de seus respectivos professores acerca das condições atuais de aplicação da Musicografia Braille ao campo da educação musical. Por meio de entrevistas e questionários, os sujeitos relataram suas experiências, a partir das quais se pôde estabelecer um panorama sobre o ensino desse sistema de escrita. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de formulação do Discurso do Sujeito Coletivo, que visa apreender os pensamentos e as crenças comuns a uma dada população. Os dados colhidos foram discutidos mediante o stabelecimento de categorias e subcategorias concebidas a partir dos depoimentos. Nesse estudo, buscou-se também investigar e avaliar as ferramentas tecnológicas atualmente utilizadas para a produção de partituras em Braille e, de acordo com essa avaliação, foram criados procedimentos que otimizassem a transcrição de obras musicais. Com base na realização desse estudo, concluiu-se que, na atualidade, há muitos obstáculos que impedem o acesso ao ensino da Musicografia Braille, dos quais decorre a grande desinformação por parte de alunos e professores. Apontou-se para a necessidade de uma maior difusão da notação musical em Braille, tanto através de novas produções acadêmicas, quanto através de iniciativas que facilitem a implantação de acervos musicais transcritos para esse SistemaAbstract: The current study was motivated by the author's life experience being both blind and a musician. It covers different aspects of Braille Music Writing, which is the musical notation created by Louis Braille for blind musicians. Using a qualitative approach, this study investigates the opinion of blind music students and their teachers regarding the current application of Braille Music Writing in musical education. Subjects described their experiences with Braille Music Writing through interviews and questionnaires, enabling the researcher to establish a panorama of music teaching in Braille. Data was analyzed using the technique of formulation of the General Subject Discourse that aims to extract and summarize thoughts and beliefs of a given population. Subjects' opinions were divided into categories and results were drawn from each category. In his study, the author also investigated current technological tools commonly used to produce Braille music sheets, and created a protocol to optimize musical transcription into Braille. The author concluded that there are many obstacles that currently obstruct the access of blind students and their professors to Braille Music Writing, and therefore generates misinterpretation of its potential and usage. As a consequence, the author emphasizes the need for diffusion of information regarding Braille Music writing both through its use within the university and the establishment of Braille music sheets librariesMestradoMestre em Música[s.n.]Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-Mantoan, Maria Teresa EglérGoldemberg, RicardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonilha, Fabiana Fator Gouvea20062006-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf226 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. 2006. 226 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364975porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T11:15:15Zoai::364975Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T11:15:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores Music finger reading |
title |
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores |
spellingShingle |
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores Bonilha, Fabiana Fator Gouvea Notação musical Cegos - Sistemas de impressão escrita Deficientes visuais Inclusão escolar Música - Instrução e estudo Music notation Blind - Printing and writing systems Visual impaired. Inclusive education Music education |
title_short |
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores |
title_full |
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores |
title_fullStr |
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores |
title_full_unstemmed |
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores |
title_sort |
Leitura musical na ponta dos dedos : caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores |
author |
Bonilha, Fabiana Fator Gouvea |
author_facet |
Bonilha, Fabiana Fator Gouvea |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964- Mantoan, Maria Teresa Eglér Goldemberg, Ricardo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonilha, Fabiana Fator Gouvea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Notação musical Cegos - Sistemas de impressão escrita Deficientes visuais Inclusão escolar Música - Instrução e estudo Music notation Blind - Printing and writing systems Visual impaired. Inclusive education Music education |
topic |
Notação musical Cegos - Sistemas de impressão escrita Deficientes visuais Inclusão escolar Música - Instrução e estudo Music notation Blind - Printing and writing systems Visual impaired. Inclusive education Music education |
description |
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372 BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. 2006. 226 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372 |
identifier_str_mv |
BONILHA, Fabiana Fator Gouvea. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. 2006. 226 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602372. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 226 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188941535903744 |