História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Thiago Manhães, 1993-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4254
Resumo: Orientador: Rafael Straforini
id UNICAMP-30_a414194c38d5af8ee8ca1c3a4fffa198
oai_identifier_str oai::1242609
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturaisHistory of School Geography during the gouvernement of Vargas (1930-1945) : modern school discourse and territorial identity based on physical-natural themesGeografia - Estudo e ensino - HistóriaGeografia físicaAnálise do discursoCaracterísticas nacionais - BrasilTerritório nacionalGeography - Study and teaching - HistoryPhysical geographyDiscourse analysisNational characteristics - BrazilNational territoryOrientador: Rafael StraforiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O objetivo da pesquisa é compreender como a Geografia Escolar contemporânea ao Estado nacional-patriótico varguista (1930-1945) aciona, por meio das temáticas físico-naturais, os pressupostos modernizadores de seu discurso pedagógico e os sentidos discursivos de território e identidade nacional brasileira. Para tanto, parto do pressuposto de que os conhecimentos geográficos ligados às temáticas da natureza atravessam – ou mesmo constroem – sentidos específicos em que grupos colocam em disputas, principalmente a partir da década de 1930, os marcos discursivos da Geografia Escolar, novas lutas por significação de currículo escolar e a construção de sentidos territoriais pautados no ideário nacional-patriótico. Nesse movimento, assumo os pressupostos pós-estruturalistas da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau como referência de método para analisar parte da história da disciplina escolar Geografia, considerando-a, em tal contexto, como um elemento-momento do político. Lancei mão dos recursos metodológicos da pesquisa qualitativa, privilegiando a pesquisa documental, com a análise dos materiais didáticos da geografia, de manuais escolares e obras acadêmicas de referência para a Geografia Escolar. Pretendo, ao final, elucidar a materialização do processo de construção de sentidos para o território e para a nacionalidade por meio das práticas de significação da Geografia Escolar, identificando suas impressões em orientações pedagógicas e nos materiais didáticos produzidos no período de análise proposto, prestando especial para a análise do discurso inerente à linguagem, ao tratamento cartográfico e às superfícies imagéticas que dão forma às representações das temáticas físico-naturais. Por fim, penso que esta revisitação às funções e práticas discursivas da Geografia Escolar no Brasil pode ser pertinente para uma reflexão acerca do papel das práticas pedagógicas em Geografia ao trabalhar o espaço brasileiro, práticas estas que, em certos aspectos, preservam-se até hojeAbstract: The aim of the research is to understand how School Geography of the Vargas national-patriotic government (1930-1945) activates, through physical-natural themes, the modernizing assumptions of its pedagogical discourse and the discursive meanings of Brazilian territory and national identity. To do so, we start from the assumption that the geographical knowledge linked to the themes of nature cross - or even build - specific meanings in which groups put in disputes, especially from the 1930s onwards, the discursive landmarks of School Geography, new struggles for meaning of school curriculum and the construction of territorial meanings based on national-patriotic ideas. In this movement, I assume the post-structuralist assumptions of Ernesto Laclau's Theory of Discourse as a method reference to analyze part of the history of the School Geography, considering it, in such a context, as an element-moment of politics. I made use of the methodological resources of qualitative research, privileging documental research, with the analysis of didactic materials of geography, school manuals and academic reference works for School Geography. I intend, in the end, to elucidate the materialization of the process of construction of meanings for the territory and for the nationality through the practices of signification of School Geography, identifying their impressions in pedagogical guidelines and in the didactic materials produced in the proposed analysis period, paying special attention for the analysis of the discourse inherent to the language, to the cartographic treatment and to the image surfaces that shape the representations of physical-natural themes. Finally, I think that this revisitation of the discursive functions and practices of School Geography in Brazil may be relevant for a reflection on the role of pedagogical practices in Geography when working the Brazilian space, practices that, in certain aspects, are preserved until todayDoutoradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialDoutor em GeografiaFAPESP2018/08542-0[s.n.]Straforini, Rafael, 1973-Pereira, Carolina Machado Rocha BuschSousa Neto, Manoel Fernandes deVitte, Antonio CarlosAlbuquerque, Maria Adailza Martins deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCabral, Thiago Manhães, 1993-20222022-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (300 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4254CABRAL, Thiago Manhães. História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945): discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais. 2022. 1 recurso online (300 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4254. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242609Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-30T13:42:28Zoai::1242609Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-30T13:42:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais
History of School Geography during the gouvernement of Vargas (1930-1945) : modern school discourse and territorial identity based on physical-natural themes
title História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais
spellingShingle História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais
Cabral, Thiago Manhães, 1993-
Geografia - Estudo e ensino - História
Geografia física
Análise do discurso
Características nacionais - Brasil
Território nacional
Geography - Study and teaching - History
Physical geography
Discourse analysis
National characteristics - Brazil
National territory
title_short História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais
title_full História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais
title_fullStr História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais
title_full_unstemmed História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais
title_sort História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945) : discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais
author Cabral, Thiago Manhães, 1993-
author_facet Cabral, Thiago Manhães, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Straforini, Rafael, 1973-
Pereira, Carolina Machado Rocha Busch
Sousa Neto, Manoel Fernandes de
Vitte, Antonio Carlos
Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Geografia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Thiago Manhães, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino - História
Geografia física
Análise do discurso
Características nacionais - Brasil
Território nacional
Geography - Study and teaching - History
Physical geography
Discourse analysis
National characteristics - Brazil
National territory
topic Geografia - Estudo e ensino - História
Geografia física
Análise do discurso
Características nacionais - Brasil
Território nacional
Geography - Study and teaching - History
Physical geography
Discourse analysis
National characteristics - Brazil
National territory
description Orientador: Rafael Straforini
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-03-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/4254
CABRAL, Thiago Manhães. História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945): discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais. 2022. 1 recurso online (300 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4254. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/4254
identifier_str_mv CABRAL, Thiago Manhães. História da geografia escolar no período Vargas (1930-1945): discurso escolar moderno e identidade territorial a partir das temáticas físico-naturais. 2022. 1 recurso online (300 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4254. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1242609
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (300 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189182005837824