Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991
Resumo: Orientador: Adriana Carvalho Koyama
id UNICAMP-30_a6c79412916968d012ba9eebb2f3c0fe
oai_identifier_str oai::1379526
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentesJourneys through the production of school historical knowledge during (and after) the COVID-19 pandemic : teacher and student experiencesEducação das sensibilidadesEnsino de históriaNarrativasEducation of sensibilitiesTeaching HistoryNarrativesOrientador: Adriana Carvalho KoyamaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa foi elaborada com aporte da metodologia narrativa e acompanha aspectos das minhas experiências docentes nas relações com experiências discentes enquanto professor de História durante (e após) a pandemia de COVID-19. Na pesquisa, foram estabelecidos diálogos com produções realizadas por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Campinas/SP. As produções contempladas na pesquisa abrangem do segundo semestre de 2020 até o final de 2022. Nos entrecruzamentos de experiências discentes e docentes, acompanhados pela inspiração temática e conceitual de autores como Walter Benjamin e Maria Carolina Bovério Galzerani, são apresentadas potencialidades de colocar em movimento práticas que favoreçam imaginar outros mundos possíveis. Simultaneamente, as escolas, seus cotidianos e seus sujeitos são afirmados enquanto coletivos privilegiados para a produção de conhecimento novo, capaz de deslocar concepções fixas do passado e do presenteAbstract: This research was developed using a narrative methodology and examines aspects of my teaching experiences in relation to student experiences as a History teacher during (and after) the COVID-19 pandemic. In the research, dialogues were established with productions carried out by students from the 8th grade of Elementary School to the 3rd year of High School at a public school located in the city of Campinas, SP. The productions considered in the research range from the second semester of 2020 to the end of 2022. In the intersections of student and teacher experiences, guided by the thematic and conceptual inspiration of authors such as Walter Benjamin and Maria Carolina Bovério Galzerani, the potential for implementing practices that favor imagining other possible worlds is presented. Simultaneously, schools, their daily routines, and their subjects are affirmed as privileged collectives for the production of new knowledge capable of displacing fixed conceptions of the past and the presentAbertoMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Koyama, Adriana Carvalho, 1962-Santi, Angela MedeirosGil, Carmem Zeli de VargasCunha, Nara Rúbia de CarvalhoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987-20232023-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (187 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991ALMEIDA, Rodolfo Cesar Mendes de. Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19: experiências docentes e discentes. 2023. 1 recurso online (187 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1379526Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T23:05:50Zoai::1379526Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-26T23:05:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes
Journeys through the production of school historical knowledge during (and after) the COVID-19 pandemic : teacher and student experiences
title Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes
spellingShingle Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes
Almeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987-
Educação das sensibilidades
Ensino de história
Narrativas
Education of sensibilities
Teaching History
Narratives
title_short Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes
title_full Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes
title_fullStr Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes
title_full_unstemmed Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes
title_sort Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes
author Almeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987-
author_facet Almeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koyama, Adriana Carvalho, 1962-
Santi, Angela Medeiros
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação das sensibilidades
Ensino de história
Narrativas
Education of sensibilities
Teaching History
Narratives
topic Educação das sensibilidades
Ensino de história
Narrativas
Education of sensibilities
Teaching History
Narratives
description Orientador: Adriana Carvalho Koyama
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991
ALMEIDA, Rodolfo Cesar Mendes de. Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19: experiências docentes e discentes. 2023. 1 recurso online (187 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991
identifier_str_mv ALMEIDA, Rodolfo Cesar Mendes de. Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19: experiências docentes e discentes. 2023. 1 recurso online (187 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1379526
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (187 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189196780273664