A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanderlei de
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587110
Resumo: Orientador: John Robert Schmitz
id UNICAMP-30_a9d3d4aaaf269dc28af39bccace71611
oai_identifier_str oai::171283
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivasProfessores de linguaLinguas - Estudo e ensino - PesquisaPesquisa-ação em educaçãoOrientador: John Robert SchmitzDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho buscou retratar como se desenvolveram ações de formação em serviço, para professores de Inglês da Rede Estadual de Ensino, a partir de uma proposta reflexiva, em uma Delegacia de Ensino localizada no subúrbio de São Paulo. Os professores dessa localidade, em sua maioria, tiveram pouco ou nenhum preparo dessa natureza. A pesquisa demonstra a possibilidade de um trabalho de reflexão sobre a prática em que os próprios professores são agentes de sua formação, desde que apoiados pela escola em que trabalham e pela Delegacia de Ensino. Nosso acompanhamento ocorreu em dois níveis: individual e coletivo. No primeiro caso pudemos trabalhar, durante cerca de dois anos e meio, com dois professores; no segundo, investigamos vários encontros de formação em serviço promovidos nesse mesmo período. Os dados coletados nesses contextos permitiram conhecer melhor o pensamento do professor de Língua Inglesa, além de reunir experiências de real interesse no campo da investigação sobre a formação continuada. O trabalho desenvolvido no nível individual revelou trajetórias para o auto-conhecimento da prática cotidiana, adquiridas via reflexão, que contribuíram, de modo crucial, para a mudança de posturas pedagógicas em sala de aula, como no caso da professora Andréia; e também para a elucidação de entraves que comprometem a qualidade do trabalho docente, caso do professor Márcio. Finalmente, este trabalho permitiu o crescimento da consciência sobre como contribuir com a qualidade do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, em um contexto em que a dificuldade básica dos profissionais envolvidos é o próprio domínio da língua que ensina.Abstract: The purpose of this dissertation is to observe how in-service education activities in Reflective Language Teaching are carried out by the Regional Office of Education in a suburb of the City of São Paulo The majority of the participating teachers had little or no training with the procedures of Reflective Teaching- This shury indicates that Reflective Teaching is viable for it contributes to making teachers responsible for their own in-service education, provided. They are supported by their schools and educational authorities. Work was carried out on two levels, the individual and the collective. On the individual level, we worked for two years and a half with two public schools teachers; on the collective level we offered for the same amount of time on in-service meeting for teachers. The data from these two contexts permitted us to learn a great deal about the teachers' beliefs and to collect valuable information with respect to research in in-service education. Work on the individual level pointed out to the teachers the advantages of employing reflective Teaching Methodology and practices to investigate their own classroom practices. As in the case of the participating teacher, Andreia, we found out that the reflective approach tends to contribute at changing pedagogical attitudes and to reveal problems that hinder the quality of classroom interaction, as in the case of Márcio, the other participating teacher. In short, the results of this investigation show that consciousness-rasing can contribute to improve the quality of teaching and can also be crucial for implementing changings in the Teachers' practice, encouraging them to use the target-language in the classroomMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Schmitz, John Robert, 1935-2017Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Vanderlei de1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf184f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587110SOUZA, Vanderlei de. A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual: Construtindo atitudes reflexivas. 1998. 184f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587110. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/171283porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:53:40Zoai::171283Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:53:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas
title A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas
spellingShingle A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas
Souza, Vanderlei de
Professores de lingua
Linguas - Estudo e ensino - Pesquisa
Pesquisa-ação em educação
title_short A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas
title_full A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas
title_fullStr A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas
title_full_unstemmed A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas
title_sort A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas
author Souza, Vanderlei de
author_facet Souza, Vanderlei de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmitz, John Robert, 1935-2017
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanderlei de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de lingua
Linguas - Estudo e ensino - Pesquisa
Pesquisa-ação em educação
topic Professores de lingua
Linguas - Estudo e ensino - Pesquisa
Pesquisa-ação em educação
description Orientador: John Robert Schmitz
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587110
SOUZA, Vanderlei de. A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual: Construtindo atitudes reflexivas. 1998. 184f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587110. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587110
identifier_str_mv SOUZA, Vanderlei de. A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual: Construtindo atitudes reflexivas. 1998. 184f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587110. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/171283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
184f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188820419084288