Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705 |
Resumo: | Este artigo resultou da análise dos dados coletados durante a primeira de três etapas de um estudo realizado pelo GEPLE (Grupo de Estudos de Professores de Língua Inglesa da USC Bauru-SP), cujos objetivos são: na 1ª etapa visa-se traçar o perfil geral do profissional que atua no ensino de língua inglesa no ciclo II do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino da cidade de Bauru; na 2ª etapa pretende-se realizar um levantamento da prática pedagógica destes professores através de gravações de aulas e de entrevista semi-estruturada; e na 3ª etapa, objetiva-se a oferta de cursos de extensão e/ou pós-graduação para os professores deste contexto. Participaram desta primeira etapa da pesquisa vinte e cinco professores efetivos de língua inglesa de todas as trinta e duas instituições de Bauru com o perfil acima explicitado. Tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que a formação de um profissional constitui-se em trabalho de muitos anos e a formação inicial, ressaltamos a relevância desta pesquisa como indicadora do perfil e das necessidades dos professores, para que, a partir delas, sejam elaborados cursos de extensão e pós-graduação, com o objetivo de estreitar a relação entre a universidade e o professor da escola pública. |
id |
UNB-30_7a4bc7a0bfad170a15e1757ed48ef07d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/705 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questãoEnsino de línguas estrangeiras;Língua inglesa;Formação de professoresEste artigo resultou da análise dos dados coletados durante a primeira de três etapas de um estudo realizado pelo GEPLE (Grupo de Estudos de Professores de Língua Inglesa da USC Bauru-SP), cujos objetivos são: na 1ª etapa visa-se traçar o perfil geral do profissional que atua no ensino de língua inglesa no ciclo II do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino da cidade de Bauru; na 2ª etapa pretende-se realizar um levantamento da prática pedagógica destes professores através de gravações de aulas e de entrevista semi-estruturada; e na 3ª etapa, objetiva-se a oferta de cursos de extensão e/ou pós-graduação para os professores deste contexto. Participaram desta primeira etapa da pesquisa vinte e cinco professores efetivos de língua inglesa de todas as trinta e duas instituições de Bauru com o perfil acima explicitado. Tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que a formação de um profissional constitui-se em trabalho de muitos anos e a formação inicial, ressaltamos a relevância desta pesquisa como indicadora do perfil e das necessidades dos professores, para que, a partir delas, sejam elaborados cursos de extensão e pós-graduação, com o objetivo de estreitar a relação entre a universidade e o professor da escola pública. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/70510.26512/rhla.v8i1.705Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 68Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 682237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705/611Daniel, Fátima de GênovaMaitino, Lídia MariaEsqueda, Marileide DiasPreviero, Marilete Cândido de MattosFratine, Renan Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:47:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/705Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:17.258974Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão |
title |
Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão |
spellingShingle |
Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão Daniel, Fátima de Gênova Ensino de línguas estrangeiras; Língua inglesa; Formação de professores |
title_short |
Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão |
title_full |
Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão |
title_fullStr |
Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão |
title_full_unstemmed |
Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão |
title_sort |
Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão |
author |
Daniel, Fátima de Gênova |
author_facet |
Daniel, Fátima de Gênova Maitino, Lídia Maria Esqueda, Marileide Dias Previero, Marilete Cândido de Mattos Fratine, Renan Varela |
author_role |
author |
author2 |
Maitino, Lídia Maria Esqueda, Marileide Dias Previero, Marilete Cândido de Mattos Fratine, Renan Varela |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel, Fátima de Gênova Maitino, Lídia Maria Esqueda, Marileide Dias Previero, Marilete Cândido de Mattos Fratine, Renan Varela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas estrangeiras; Língua inglesa; Formação de professores |
topic |
Ensino de línguas estrangeiras; Língua inglesa; Formação de professores |
description |
Este artigo resultou da análise dos dados coletados durante a primeira de três etapas de um estudo realizado pelo GEPLE (Grupo de Estudos de Professores de Língua Inglesa da USC Bauru-SP), cujos objetivos são: na 1ª etapa visa-se traçar o perfil geral do profissional que atua no ensino de língua inglesa no ciclo II do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino da cidade de Bauru; na 2ª etapa pretende-se realizar um levantamento da prática pedagógica destes professores através de gravações de aulas e de entrevista semi-estruturada; e na 3ª etapa, objetiva-se a oferta de cursos de extensão e/ou pós-graduação para os professores deste contexto. Participaram desta primeira etapa da pesquisa vinte e cinco professores efetivos de língua inglesa de todas as trinta e duas instituições de Bauru com o perfil acima explicitado. Tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que a formação de um profissional constitui-se em trabalho de muitos anos e a formação inicial, ressaltamos a relevância desta pesquisa como indicadora do perfil e das necessidades dos professores, para que, a partir delas, sejam elaborados cursos de extensão e pós-graduação, com o objetivo de estreitar a relação entre a universidade e o professor da escola pública. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705 10.26512/rhla.v8i1.705 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v8i1.705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705/611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 68 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 68 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344794681344 |