Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, Fátima de Gênova
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Maitino, Lídia Maria, Esqueda, Marileide Dias, Previero, Marilete Cândido de Mattos, Fratine, Renan Varela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705
Resumo: Este artigo resultou da análise dos dados coletados durante a primeira de três etapas de um estudo realizado pelo GEPLE (Grupo de Estudos de Professores de Língua Inglesa da USC Bauru-SP), cujos objetivos são: na 1ª etapa visa-se traçar o perfil geral do profissional que atua no ensino de língua inglesa no ciclo II do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino da cidade de Bauru; na 2ª etapa pretende-se realizar um levantamento da prática pedagógica destes professores através de gravações de aulas e de entrevista semi-estruturada; e na 3ª etapa, objetiva-se a oferta de cursos de extensão e/ou pós-graduação para os professores deste contexto. Participaram desta primeira etapa da pesquisa vinte e cinco professores efetivos de língua inglesa de todas as trinta e duas instituições de Bauru com o perfil acima explicitado. Tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que a formação de um profissional constitui-se em trabalho de muitos anos e a formação inicial, ressaltamos a relevância desta pesquisa como indicadora do perfil e das necessidades dos professores, para que, a partir delas, sejam elaborados cursos de extensão e pós-graduação, com o objetivo de estreitar a relação entre a universidade e o professor da escola pública. 
id UNB-30_7a4bc7a0bfad170a15e1757ed48ef07d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/705
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questãoEnsino de línguas estrangeiras;Língua inglesa;Formação de professoresEste artigo resultou da análise dos dados coletados durante a primeira de três etapas de um estudo realizado pelo GEPLE (Grupo de Estudos de Professores de Língua Inglesa da USC Bauru-SP), cujos objetivos são: na 1ª etapa visa-se traçar o perfil geral do profissional que atua no ensino de língua inglesa no ciclo II do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino da cidade de Bauru; na 2ª etapa pretende-se realizar um levantamento da prática pedagógica destes professores através de gravações de aulas e de entrevista semi-estruturada; e na 3ª etapa, objetiva-se a oferta de cursos de extensão e/ou pós-graduação para os professores deste contexto. Participaram desta primeira etapa da pesquisa vinte e cinco professores efetivos de língua inglesa de todas as trinta e duas instituições de Bauru com o perfil acima explicitado. Tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que a formação de um profissional constitui-se em trabalho de muitos anos e a formação inicial, ressaltamos a relevância desta pesquisa como indicadora do perfil e das necessidades dos professores, para que, a partir delas, sejam elaborados cursos de extensão e pós-graduação, com o objetivo de estreitar a relação entre a universidade e o professor da escola pública. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/70510.26512/rhla.v8i1.705Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 68Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 682237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705/611Daniel, Fátima de GênovaMaitino, Lídia MariaEsqueda, Marileide DiasPreviero, Marilete Cândido de MattosFratine, Renan Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:47:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/705Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:17.258974Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão
title Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão
spellingShingle Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão
Daniel, Fátima de Gênova
Ensino de línguas estrangeiras;
Língua inglesa;
Formação de professores
title_short Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão
title_full Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão
title_fullStr Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão
title_full_unstemmed Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão
title_sort Perfil do professor de língua inglesa da rede pública estadual da cidade de Bauru ”“ Estado de São Paulo:: a formação do professor em questão
author Daniel, Fátima de Gênova
author_facet Daniel, Fátima de Gênova
Maitino, Lídia Maria
Esqueda, Marileide Dias
Previero, Marilete Cândido de Mattos
Fratine, Renan Varela
author_role author
author2 Maitino, Lídia Maria
Esqueda, Marileide Dias
Previero, Marilete Cândido de Mattos
Fratine, Renan Varela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel, Fátima de Gênova
Maitino, Lídia Maria
Esqueda, Marileide Dias
Previero, Marilete Cândido de Mattos
Fratine, Renan Varela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas estrangeiras;
Língua inglesa;
Formação de professores
topic Ensino de línguas estrangeiras;
Língua inglesa;
Formação de professores
description Este artigo resultou da análise dos dados coletados durante a primeira de três etapas de um estudo realizado pelo GEPLE (Grupo de Estudos de Professores de Língua Inglesa da USC Bauru-SP), cujos objetivos são: na 1ª etapa visa-se traçar o perfil geral do profissional que atua no ensino de língua inglesa no ciclo II do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino da cidade de Bauru; na 2ª etapa pretende-se realizar um levantamento da prática pedagógica destes professores através de gravações de aulas e de entrevista semi-estruturada; e na 3ª etapa, objetiva-se a oferta de cursos de extensão e/ou pós-graduação para os professores deste contexto. Participaram desta primeira etapa da pesquisa vinte e cinco professores efetivos de língua inglesa de todas as trinta e duas instituições de Bauru com o perfil acima explicitado. Tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que a formação de um profissional constitui-se em trabalho de muitos anos e a formação inicial, ressaltamos a relevância desta pesquisa como indicadora do perfil e das necessidades dos professores, para que, a partir delas, sejam elaborados cursos de extensão e pós-graduação, com o objetivo de estreitar a relação entre a universidade e o professor da escola pública. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705
10.26512/rhla.v8i1.705
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v8i1.705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/705/611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 68
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 68
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344794681344