Cartaz, cinema e imaginario
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583123 |
Resumo: | Orientador: Nelly de Camargo |
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Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
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Cartaz, cinema e imaginarioCartazesCinemaCartazes de cinemaComunicação visualOrientador: Nelly de CamargoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Em publicidade, a noção de Cartaz é uma noção engajada nos preceitos behavioristas. Moles e Enel, entre outros teóricos deste meio de comunicação, têm reforçado a visão de cartaz enquanto unidade estímulo-persuasiva. Nesta dissertação tenta-se tornar patentes as deficiências de tal abordagem. Avança-se nesse sentido argumentos para justificar a tese de que critérios do condutismo não precisam fundamentar a concepção de cartazes e por extensão a comunicação visual. Toma-se por objeto destes argumentos o Cartaz de Cinema em sua relação com dois sujeitos: cartazista e espectador. Justifica-se tal escolha pela dualidade que os define (cartaz e cinema), como meios de expressão e de comunicação; ainda, porque ambos pertencem ao patrimônio cultural e têm um caráter espetacular. O primeiro capítulo dedica-se à analise da função sígnica do cartaz assim como à reflexão com respeito as particularidades e implicações de seu caráter indicial. No segundo capítulo, estuda-se o Cartaz como texto, ou seja, entendido como unidade discursiva, efetiva quando atualizada. Analisa-se, igualmente, o papel do design e da narrativa na concepção de cartazes de cinema. No terceiro capítulo, examina-se o cartaz como artefato comunicativo: num primeiro momento, considerando-o como um dispositivo, i.e., na sua relação com os meios e técnicas de reprodução; num segundo momento na sua relação com políticas e/ou filosofias de concepção partindo da diferenciação habermasiana entra ação estratégica e ação comunicativa... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digitalAbstract: Not informed.MestradoMestre em Multimeios[s.n.]Camargo, Nelly de, 1930-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGutierrez Quintana, Haenz19951995-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583123GUTIERREZ QUINTANA, Haenz. Cartaz, cinema e imaginario. 1995. 181f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583123. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/100913porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-11T11:42:32Zoai::100913Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-11T11:42:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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