Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katia Marques da
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598042
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes Almeida Filho
id UNICAMP-30_b3d750af577617445042c53422f0779a
oai_identifier_str oai::319979
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeiraAbordagem interdisciplinar do conhecimentoFormação de professoresLíngua estrangeiraCompetencia comunicativaCommunicative approachIinterdisciplinary teachingProfessional educationFforeign languageOrientador: Jose Carlos Paes Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa insere-se dentro dos estudos de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira com enfoque interdisciplinar. Foram analisadas aulas de língua inglesa ministradas a alunos do primeiro ano de Licenciatura em Letras de uma universidade pública de uma cidade de grande porte do interior de Minas Gerais. Configurando-se como uma pesquisa de natureza etnográfica, utilizamos, para coleta de registros, a gravação de aulas em áudio, notas de campo e entrevistas. Ressaltamos que a professora-pesquisadora constituiu-se como sujeito de pesquisa. O arcabouço teórico que norteou nossa análise esteve circunscrito aos trabalhos desenvolvidos por Widdowson (1978, 1979), Breen e Candlin (1980), Canale e Swain (1980) e Swain (1985), Almeida Filho (1993), entre outros; buscando apoio também em Goffman (1981), J. L. Gumperz (1982,1986), Stubbs (1983) e F. Cicurel (1990) para a análise da interação na sala de aula. A questão estudada nesta situação de pesquisa revelou as contradições e as convergências ocorridas nas aulas da professora-sujeito em sua tentativa de se ajustar entre uma abordagem desejada (interdisciplinar) e a sua abordagem real, ou seja, aquela de sua historicidade. Julgamos que este estudo contribui com subsídios teóricos e práticos para elaboração de programas e cursos de formação de professores de L2 e LE. Ademais, a reflexão feita neste trabalho pode levar os professores pré-serviço e em serviço a repensarem sua própria práticaAbstract: The present study was part of a Foreign Language program using an interdisciplinary approach. English language classes were taught to first year foreign language majors of a Federal University in the state of Minas Gerais. It is an ethnographic study and data were collected using tape, field notes and interviews. It should be noted that the teacher/researcher was also a subject of the research. Theory for the research was based on the work of Widdowson (1978, 1979). Breen & Candlin (1980), Canale & Swain (1980), Swan (1985) and Almeida Filho (1983), among others. Theory for classroom interaction was based on the work of Goffman (1981), Gumperz (1982, 1986), Stubbs (1983), and Cicurel (1990). The Study provides a theoretical base for the preparation of Second and Foreign Language instruction. The topic analyzed in this research revealed convergence and contradiction that occured in the class of the teacher/researcher as she attempted to make adjustments between an interdisciplinary approach and her traditional approachto teaching that is historicallysituated.The results provide information relevant to the development of English as a Second Language based on theoretical, communicative, implicit and applied linguistic skills of the teacher/researcher.The research presented at this time will assist pre-service teachers as they begin their careers and in-service teachers as they continue their quest to improve their teaching practiceMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Consolo, Douglas AltamiroDoi, Elza TaekoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Katia Marques da2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf287p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598042SILVA, Katia Marques da. Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira. 2001. 287p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598042. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/319979porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:59:48Zoai::319979Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:59:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira
title Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira
spellingShingle Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira
Silva, Katia Marques da
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Formação de professores
Língua estrangeira
Competencia comunicativa
Communicative approach
Iinterdisciplinary teaching
Professional education
Fforeign language
title_short Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira
title_full Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira
title_fullStr Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira
title_full_unstemmed Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira
title_sort Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira
author Silva, Katia Marques da
author_facet Silva, Katia Marques da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Consolo, Douglas Altamiro
Doi, Elza Taeko
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Katia Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Formação de professores
Língua estrangeira
Competencia comunicativa
Communicative approach
Iinterdisciplinary teaching
Professional education
Fforeign language
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Formação de professores
Língua estrangeira
Competencia comunicativa
Communicative approach
Iinterdisciplinary teaching
Professional education
Fforeign language
description Orientador: Jose Carlos Paes Almeida Filho
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598042
SILVA, Katia Marques da. Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira. 2001. 287p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598042. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Katia Marques da. Convergencia e contradição entre uma abordagem "desejada" e uma abordagem "real" do ensino de lingua estrangeira. 2001. 287p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598042. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/319979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
287p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188910348107776