Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marini, Janete Aparecida da Silva, 1969-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618871
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_bafb62465b78b295d3acfc42b557e6a0
oai_identifier_str oai::881663
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionaisLearning self-regulation of pedagogy students : learning strategies, implicit theories of intelligence and motivational variablesAutorregulação - AprendizagemEstratégiasFormação de professoresMotivação para aprendizagemCogniçãoMetacogniçãoLearning - Self regulationStrategiesTeacher formationMotivation to learnCognitiveMetacognitiveOrientador: Evely BoruchovitchTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A autorregulação é todo ato intencional que, agindo sobre os mecanismos de aprendizagem, favorece sua progressão e/ou redirecionamento. É um aspecto importante no processo de ensino que contribui para a organização do ato de aprender. Estudantes autorregulados utilizam uma série de estratégias cognitivas, metacognitivas e motivacionais que permitem a construção de conhecimentos relevantes. O presente estudo teve por objetivo conhecer as variáveis associadas à autorregulação da aprendizagem em estudantes de Pedagogia. Mais precisamente, investigou suas Teorias Implícitas de Inteligência, suas motivações e uso de estratégias de aprendizagem e autoprejudiciais. Na coleta de dados foram utilizados: Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem, Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Estudantes Universitários, Escala de Teorias Implícitas de Inteligência e Escala de Uso de Estratégias Autoprejudiciais. Foram aplicadas, também, três atividades autorreflexivas: duas referentes ao uso de Estratégias de Aprendizagem e uma relativa às Estratégias Autoprejudiciais. A amostra foi composta por 107 estudantes do curso de Pedagogia, com faixa etária entre 18 e 46 anos, provenientes de duas Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. As respostas dos participantes para as atividades autorreflexivas foram examinadas qualitativamente pela análise de conteúdo. Os resultados das escalas e de questões fechadas, por sua vez, foram estudados pela estatística descritiva e inferencial. Observou-se que os participantes reportam fazer uso expressivo das estratégias de aprendizagem, apresentam motivação predominantemente intrínseca para aprender, possuem concepção de inteligência incremental, bem como que quanto maior o uso das estratégias de aprendizagem, menor a adoção de estratégias autoprejudiciais. Correlações entre o uso das estratégias de aprendizagem, motivação intrínseca, motivação para aprender e autoprejudiciais foram encontradas. Entre os estudantes acima de trinta anos, houve relato mais frequente de uso das estratégias de aprendizagem e maior motivação para aprender. Espera-se, que o presente estudo contribua para ampliação dos conhecimentos sobre as variáveis associadas à autorregulação da aprendizagem, bem como para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da autorregulação da aprendizagem dos estudantes de Pedagogia.Abstract: Self-regulation is any intentional act that operates on the mechanisms of learning, promotes progression and redirection. It is an important aspect in the learning process that contributes to the organization of the act of learning. Self- regulated students use a variety of cognitive, metacognitive and motivational strategies that allow the construction of relevant knowledge. The present study aims to understand the variables associated with self- regulated learning in a sample of students in undergraduate programs of Pedagogy. More precisely, it investigates their Implicit Theories of Intelligence, their motivations and the use of learning and self-handicapping strategies. Different tools were employed for the data collection: Scale of Assessment of Learning Strategies, Scale for Evaluation of Motivation to Learn for University Students, Implicit Intelligence Theories Scale and Self-handicapping Strategies Scale. Three self-reflective activities were also applied: two related to the use of Learning Strategies and one to the Selfhandicapping Strategies. The sample consisted of 107 undergraduate students of Pedagogy, aged between 18 and 46, from two private universities in the State of São Paulo. Content analysis was the method used to examine participants' responses to the self-reflective activities. Descriptive and inferential statistics methods were used to examine the results of the scales and closed questions. It was observed that participants report expressive use of the learning strategies, present predominantly an intrinsic motivation to learn orientation and have incremental intelligence conception. It was also noticed that the higher the report of use of learning strategies, the lower the report of employment of self-handicapping strategies. Correlations among the use of learning strategies, intrinsic motivation, motivation to learn and self-handicapping strategies were found. Reports of use of learning and higher motivation to learn strategies were more frequent among the students over thirty years old. It is the hope that this study can contribute to increase the understanding of the variables associated with the self-regulation of learning, as well for the development of educational practices oriented towards improving self-regulation of undergraduate Pedagogy students.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutora em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Bzuneck, José AloyseoSantos, Acácia Aparecida Angeli dosVinha, Telma PileggiFini, Lucila Diehl TolaineUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarini, Janete Aparecida da Silva, 1969-20122012-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf195 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618871MARINI, Janete Aparecida da Silva. Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia: suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais. 2012. 195 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618871. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881663porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:48:03Zoai::881663Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:48:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais
Learning self-regulation of pedagogy students : learning strategies, implicit theories of intelligence and motivational variables
title Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais
spellingShingle Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais
Marini, Janete Aparecida da Silva, 1969-
Autorregulação - Aprendizagem
Estratégias
Formação de professores
Motivação para aprendizagem
Cognição
Metacognição
Learning - Self regulation
Strategies
Teacher formation
Motivation to learn
Cognitive
Metacognitive
title_short Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais
title_full Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais
title_fullStr Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais
title_full_unstemmed Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais
title_sort Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia : suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais
author Marini, Janete Aparecida da Silva, 1969-
author_facet Marini, Janete Aparecida da Silva, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Bzuneck, José Aloyseo
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Vinha, Telma Pileggi
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marini, Janete Aparecida da Silva, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação - Aprendizagem
Estratégias
Formação de professores
Motivação para aprendizagem
Cognição
Metacognição
Learning - Self regulation
Strategies
Teacher formation
Motivation to learn
Cognitive
Metacognitive
topic Autorregulação - Aprendizagem
Estratégias
Formação de professores
Motivação para aprendizagem
Cognição
Metacognição
Learning - Self regulation
Strategies
Teacher formation
Motivation to learn
Cognitive
Metacognitive
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-03-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618871
MARINI, Janete Aparecida da Silva. Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia: suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais. 2012. 195 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618871. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618871
identifier_str_mv MARINI, Janete Aparecida da Silva. Aprendizagem autorregulada de estudantes de pedagogia: suas estratégias de aprendizagem, teorias implícitas de intelegência e variáveis motivacionais. 2012. 195 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618871. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
195 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138502931120128