O professor e a escrita : entre praticas e representações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596904 |
Resumo: | Orientador: Raquel Salek Fiad |
id |
UNICAMP-30_ca4bcde1dc21acf01d6fd0b17b6de375 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::303119 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor e a escrita : entre praticas e representaçõesTextosEnsino - AprendizagemFormação de professoresOrientador: Raquel Salek FiadTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho se propõe a refletir sobre as representações que o professor tem da escrita e seu ensino, verificando qual o impacto das novas teorias sobre a escrita nestas representações construídas por ele. Considerando que as representações são mediadas pela linguagem e que a apreensão destas representações se dá fundamentalmente através dos discursos que as corporificam, utilizamos como procedimento metodológico a perspectiva dos depoimentos orais de vida de seis professoras que atuam na Região Metropolitana do Recife. Nesta investigação, utilizamos como suporte teórico o conceito de representação social tal qual desenvolvido pelo pesquisador Serge Moscovici e seus colaboradores, bem como as teorias da linguagem e as diferentes concepções de língua e texto produzidas no interior da Lingüística. Levando em conta que a relação com todo objeto de conhecimento não se dá num vazio, antes encontra-se ancorada em uma dada realidade social, buscamos aproximar essa pesquisa dos estudos atuais sobre o letramento. A análise dos dados nos mostrou que, num movimento de tentativa de incorporação de uma nova prática, o professor se apropria de práticas e conceitos a partir de uma dinâmica em que novo e antigo se entrecruzam na busca pela compreensão de fenômenos antes desconhecidos. Embora os relatos das professoras entrevistadas nessa pesquisa tenham revelado a reprodução de antigas práticas de ensino, eles também revelaram atos dessas docentes que demonstram a preocupação e tentativa de elas mesmas introduzirem outras práticas que apontam para a direção de uma outra representação do ato de escrever e de ensinar a escreverRésumé: Le présent travail a pour but de réfléchir sur les représentations que l¿enseignant fait de l¿écrit et de son enseignement à fin de vérifier l¿impact des nouvelles théories sur l¿écrit dans ces répresentations. En considérant que ces répresentations se produisent par intermédiaire du langage et que leur appréhension se fait essentiellement à travers les discours qui les matérialisent, nous utilisons comme procédure méthodologique les témoignages de vie de six enseignantes travaillant dans la région de Grand Recife. Comme fondements théoriques de base, nous prenons le concept de représentation sociale dévelloppé par Serge Moscovici et ses collaborateurs ainsi que les théories du langage et les diverses conceptions de langue et de texte produites au sein de la Linguistique. Sachant que la relation avec n¿importe quel objet de connaissance ne se fait pas dans le vide, mais ancrée sur une telle réalité sociale, nous essayons d¿approcher notre recherche des études actuelles sur la literacie. L¿analyse des données nous a montré que l¿enseignant, en essayant d¿incorporer une nouvelle pratique, s¿approprie des procédés et concepts à partir d¿une dynamique dans laquelle l¿ancien et le moderne s¿entrecroisent à fin de comprendre les phenomènes avant inconnus. Bien que que les témoignages de ces enseignantes aient révéles la reproduction d¿anciennes pratiques d¿enseignement, ils ont pourtant montré leur inquiétation et tentative d¿inaugurer d¿autres pratiques vers la direction d¿une représentation de l¿acte d¿écrire et d¿enseigner à écrire toute autreDoutoradoDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Mayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeSilva, Lilian Lopes Martin daMorais, Banda: Artur Gomes deAndrade, Banda: Ludmila Thome deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Carmi Ferraz2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf179p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596904SANTOS, Carmi Ferraz. O professor e a escrita: entre praticas e representações. 2004. 179p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596904. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303119porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:54:27Zoai::303119Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:54:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor e a escrita : entre praticas e representações |
title |
O professor e a escrita : entre praticas e representações |
spellingShingle |
O professor e a escrita : entre praticas e representações Santos, Carmi Ferraz Textos Ensino - Aprendizagem Formação de professores |
title_short |
O professor e a escrita : entre praticas e representações |
title_full |
O professor e a escrita : entre praticas e representações |
title_fullStr |
O professor e a escrita : entre praticas e representações |
title_full_unstemmed |
O professor e a escrita : entre praticas e representações |
title_sort |
O professor e a escrita : entre praticas e representações |
author |
Santos, Carmi Ferraz |
author_facet |
Santos, Carmi Ferraz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiad, Raquel Salek, 1948- Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade Silva, Lilian Lopes Martin da Morais, Banda: Artur Gomes de Andrade, Banda: Ludmila Thome de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carmi Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Textos Ensino - Aprendizagem Formação de professores |
topic |
Textos Ensino - Aprendizagem Formação de professores |
description |
Orientador: Raquel Salek Fiad |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596904 SANTOS, Carmi Ferraz. O professor e a escrita: entre praticas e representações. 2004. 179p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596904. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SANTOS, Carmi Ferraz. O professor e a escrita: entre praticas e representações. 2004. 179p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596904. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 179p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188902112591872 |