Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertho, Renan Moretti, 1986-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933
Resumo: Orientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Suzel Ana Reily
id UNICAMP-30_ccc0fabc7ed9ebc7fe2e240cfa522d35
oai_identifier_str oai::1310516
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional musicThinking rodas and sessions : considerations about the field of intersectional musicRoda de choroMusica folclórica - IrlandaEtnomusicologiaRoda de choroIrish traditional musicEthnomusicologyOrientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Suzel Ana ReilyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa busca compreender rodas de choro e sessions de música tradicional irlandesa como parte de um campo de atuação musical interseccional, que é simultaneamente participativo e apresentacional. Historicamente, a música praticada nestas situações se estruturou coletivamente, servindo a situações informais e festivas; entretanto, com o passar do tempo, as maneiras de tocar se modificaram e, pouco a pouco, absorveram novos valores, incorporando assim fundamentos apresentacionais. Diante dessas características, não é exagero dizer que os participantes que se dedicam a essa música experimentam duas sensações simultâneas que se interseccionam: a responsabilidade de se apresentarem – uma vez que estão expostos a um determinado público que pode julgá-los e avaliá-los – e, ao mesmo tempo, a serenidade de estarem em um ambiente no qual a participação e a integração social são valores preciosos – para não dizer indispensáveis. Nesta pesquisa, os grupos que organizam situações desta natureza são entendidos como comunidades de práticas musicais, uma vez que possuem um núcleo estruturado de pessoas que buscam aprimorar e desenvolver o domínio de suas práticas. Dito isso, busco responder a seguinte questão: como diferentes práticas musicais articulam dimensões participativas e experiências apresentacionais de modo que consigam promover simultaneamente a vivência em comunidade e a realização artística? Para responder esta questão, realizei pesquisas de campo em sete cidades no interior paulista e também na cidade de Dublin, capital da república da Irlanda. No decorrer destas pesquisas adotei a observação participante como ferramenta para construção de dados etnográficos nos modelos textuais, sonoros e audiovisuais. A pesquisa explora ainda o campo da música interseccional no meio virtual, pois, com a chegada da pandemia de Covid-19, os músicos não podiam mais se encontrar para tocar de forma presencial e iniciaram então movimentos de virtualização de suas práticas. Concluo com uma série de considerações sobre as principais características do campo da música interseccional, sobretudo os modelos de participação, as orientações estéticas e os valores simbólicos agregados ao repertórioAbstract: This research seeks to understand rodas de choro and sessions of Irish traditional music as part of the field of intersectional music, which is simultaneously participatory and presentational. Historically, music practised in these situations was structured collectively, serving informal and festive situations; however, across the years, ways of playing changed and, little by little, absorbed new values, thus incorporating presentational fundamentals. Given these characteristics, it is worth saying that participants who dedicate themselves to this music can experience two simultaneous and intersected sensations: the responsibility to present themselves – since they are exposed to a particular audience that can judge and evaluate them – and, at the same time, the serenity of being in an environment in which participation and social integration are precious – not to say indispensable values. In this research, groups that organize situations like this are understood as communities of musical practices, since they have a structured nucleus of people who aim to improve and develop the domain of their practices. That said, I seek to answer the question: how do different musical practices articulate participatory dimensions and presentational experiences simultaneously by promoting social experience and artistic achievement? To answer this question, I did field research in seven cities in the interior of São Paulo, Brazil, and also in the city of Dublin, Ireland. During this research, I adopted participant observation as a tool for constructing ethnographic data in text, sound and audiovisual models. The study also explores the field of intersectional music in the virtual environment, because with the Covid-19 pandemic musicians were not allowed to meet themself to play in person, so they began a movement of virtualization of their practices. I conclude with a series of considerations on the main characteristics of the field of intersectional music, especially the models of participation, the aesthetic orientations and the symbolic values added to the repertoireDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em MúsicaFAPESP2017/10363-4; 2019/09481-8[s.n.]Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-Reily, Suzel Ana, 1955-Zan, José RobertoMuniagurria, Lorena Avellar deAragão, Pedro de MouraHikiji, Rose Satiko GitiranaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertho, Renan Moretti, 1986-20222022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (246 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933BERTHO, Renan Moretti. Entre rodas e "sessions": considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music. 2022. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310516porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-16T08:38:02Zoai::1310516Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-16T08:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music
Thinking rodas and sessions : considerations about the field of intersectional music
title Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music
spellingShingle Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music
Bertho, Renan Moretti, 1986-
Roda de choro
Musica folclórica - Irlanda
Etnomusicologia
Roda de choro
Irish traditional music
Ethnomusicology
title_short Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music
title_full Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music
title_fullStr Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music
title_full_unstemmed Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music
title_sort Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music
author Bertho, Renan Moretti, 1986-
author_facet Bertho, Renan Moretti, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-
Reily, Suzel Ana, 1955-
Zan, José Roberto
Muniagurria, Lorena Avellar de
Aragão, Pedro de Moura
Hikiji, Rose Satiko Gitirana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertho, Renan Moretti, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Roda de choro
Musica folclórica - Irlanda
Etnomusicologia
Roda de choro
Irish traditional music
Ethnomusicology
topic Roda de choro
Musica folclórica - Irlanda
Etnomusicologia
Roda de choro
Irish traditional music
Ethnomusicology
description Orientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Suzel Ana Reily
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-11-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933
BERTHO, Renan Moretti. Entre rodas e "sessions": considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music. 2022. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933
identifier_str_mv BERTHO, Renan Moretti. Entre rodas e "sessions": considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music. 2022. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (246 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189189958238208