Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933 |
Resumo: | Orientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Suzel Ana Reily |
id |
UNICAMP-30_ccc0fabc7ed9ebc7fe2e240cfa522d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1310516 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional musicThinking rodas and sessions : considerations about the field of intersectional musicRoda de choroMusica folclórica - IrlandaEtnomusicologiaRoda de choroIrish traditional musicEthnomusicologyOrientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Suzel Ana ReilyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa busca compreender rodas de choro e sessions de música tradicional irlandesa como parte de um campo de atuação musical interseccional, que é simultaneamente participativo e apresentacional. Historicamente, a música praticada nestas situações se estruturou coletivamente, servindo a situações informais e festivas; entretanto, com o passar do tempo, as maneiras de tocar se modificaram e, pouco a pouco, absorveram novos valores, incorporando assim fundamentos apresentacionais. Diante dessas características, não é exagero dizer que os participantes que se dedicam a essa música experimentam duas sensações simultâneas que se interseccionam: a responsabilidade de se apresentarem – uma vez que estão expostos a um determinado público que pode julgá-los e avaliá-los – e, ao mesmo tempo, a serenidade de estarem em um ambiente no qual a participação e a integração social são valores preciosos – para não dizer indispensáveis. Nesta pesquisa, os grupos que organizam situações desta natureza são entendidos como comunidades de práticas musicais, uma vez que possuem um núcleo estruturado de pessoas que buscam aprimorar e desenvolver o domínio de suas práticas. Dito isso, busco responder a seguinte questão: como diferentes práticas musicais articulam dimensões participativas e experiências apresentacionais de modo que consigam promover simultaneamente a vivência em comunidade e a realização artística? Para responder esta questão, realizei pesquisas de campo em sete cidades no interior paulista e também na cidade de Dublin, capital da república da Irlanda. No decorrer destas pesquisas adotei a observação participante como ferramenta para construção de dados etnográficos nos modelos textuais, sonoros e audiovisuais. A pesquisa explora ainda o campo da música interseccional no meio virtual, pois, com a chegada da pandemia de Covid-19, os músicos não podiam mais se encontrar para tocar de forma presencial e iniciaram então movimentos de virtualização de suas práticas. Concluo com uma série de considerações sobre as principais características do campo da música interseccional, sobretudo os modelos de participação, as orientações estéticas e os valores simbólicos agregados ao repertórioAbstract: This research seeks to understand rodas de choro and sessions of Irish traditional music as part of the field of intersectional music, which is simultaneously participatory and presentational. Historically, music practised in these situations was structured collectively, serving informal and festive situations; however, across the years, ways of playing changed and, little by little, absorbed new values, thus incorporating presentational fundamentals. Given these characteristics, it is worth saying that participants who dedicate themselves to this music can experience two simultaneous and intersected sensations: the responsibility to present themselves – since they are exposed to a particular audience that can judge and evaluate them – and, at the same time, the serenity of being in an environment in which participation and social integration are precious – not to say indispensable values. In this research, groups that organize situations like this are understood as communities of musical practices, since they have a structured nucleus of people who aim to improve and develop the domain of their practices. That said, I seek to answer the question: how do different musical practices articulate participatory dimensions and presentational experiences simultaneously by promoting social experience and artistic achievement? To answer this question, I did field research in seven cities in the interior of São Paulo, Brazil, and also in the city of Dublin, Ireland. During this research, I adopted participant observation as a tool for constructing ethnographic data in text, sound and audiovisual models. The study also explores the field of intersectional music in the virtual environment, because with the Covid-19 pandemic musicians were not allowed to meet themself to play in person, so they began a movement of virtualization of their practices. I conclude with a series of considerations on the main characteristics of the field of intersectional music, especially the models of participation, the aesthetic orientations and the symbolic values added to the repertoireDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em MúsicaFAPESP2017/10363-4; 2019/09481-8[s.n.]Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-Reily, Suzel Ana, 1955-Zan, José RobertoMuniagurria, Lorena Avellar deAragão, Pedro de MouraHikiji, Rose Satiko GitiranaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertho, Renan Moretti, 1986-20222022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (246 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933BERTHO, Renan Moretti. Entre rodas e "sessions": considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music. 2022. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310516porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-16T08:38:02Zoai::1310516Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-16T08:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music Thinking rodas and sessions : considerations about the field of intersectional music |
title |
Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music |
spellingShingle |
Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music Bertho, Renan Moretti, 1986- Roda de choro Musica folclórica - Irlanda Etnomusicologia Roda de choro Irish traditional music Ethnomusicology |
title_short |
Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music |
title_full |
Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music |
title_fullStr |
Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music |
title_full_unstemmed |
Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music |
title_sort |
Entre rodas e "sessions" : considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music |
author |
Bertho, Renan Moretti, 1986- |
author_facet |
Bertho, Renan Moretti, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956- Reily, Suzel Ana, 1955- Zan, José Roberto Muniagurria, Lorena Avellar de Aragão, Pedro de Moura Hikiji, Rose Satiko Gitirana Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertho, Renan Moretti, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roda de choro Musica folclórica - Irlanda Etnomusicologia Roda de choro Irish traditional music Ethnomusicology |
topic |
Roda de choro Musica folclórica - Irlanda Etnomusicologia Roda de choro Irish traditional music Ethnomusicology |
description |
Orientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Suzel Ana Reily |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-11-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933 BERTHO, Renan Moretti. Entre rodas e "sessions": considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music. 2022. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933 |
identifier_str_mv |
BERTHO, Renan Moretti. Entre rodas e "sessions": considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music. 2022. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9933. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1310516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (246 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189189958238208 |