Física ambiental no ensino médio : uma análise dos livros didáticos do PNLD 2018 = Environmental physics in high school: an analysis of the textbooks of the PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caliman, Aline Paula, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637614
Resumo: Orientador: Maria José Fontana Gebara
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spelling Física ambiental no ensino médio : uma análise dos livros didáticos do PNLD 2018 = Environmental physics in high school: an analysis of the textbooks of the PNLD 2018Environmental physics in high school : an analysis of the textbooks of the PNLD 2018Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)Física ambientalLivros didáticosFísica - Estudo e ensinoEnsino médioNational Textbook Program (Brazil)Environmental physicsTextbooksPhysics - Study and teachingHigh schoolOrientador: Maria José Fontana GebaraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A física ambiental é uma temática que permite explorar, de forma integrada e inseparável, questões socioambientais e conteúdos de física. A importância das discussões sobre as questões socioambientais é defendida por diferentes autores e integram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e os documentos curriculares brasileiros. Pesquisas acadêmicas brasileiras procuram promover debates sobre a relevância das questões socioambientais na educação básica, no entanto, apontam a necessidade de mudanças no ensino da física, inclusive nos livros didáticos, considerando que se trata de tema complexo que demanda reflexão e mudanças socioculturais. Nesse sentido, a física ambiental se constitui como uma temática relevante para o desenvolvimento de uma educação crítico-transformadora. Sendo assim, o trabalho busca investigar a abordagem da temática física ambiental em livros didáticos aprovados no PNLD 2018, tendo a seguinte questão de pesquisa: quais os limites e as contribuições dos livros didáticos de física do PNLD 2018 para abordar a temática física ambiental nas salas de aula do ensino médio? Não apenas na perspectiva de atender o que determina a legislação sobre Educação Ambiental, mas de criar situações de ensino que favoreçam o desenvolvimento de sujeitos críticos e participativos frente às questões socioambientais enfrentadas pelas sociedades em diferentes contextos históricos e/ou culturais. Apesar de existir uma literatura internacional que recomenda, fortemente, a inserção da física ambiental na educação básica, estas pesquisas também apontam as dificuldades para trabalhá-la. Nesse sentido, esta pesquisa se caracteriza pelo caráter documental, com base na análise de conteúdo. Foi elaborado um quadro de descritores de física ambiental, contendo elementos que possibilitaram caracterizar os aspectos inovadores das coleções; as propostas de atividades; os temas de física ambiental; as integrações com outras áreas do conhecimento; e as macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira presentes nas coleções didáticas. Após a análise dos volumes do 1° ao 3 º ano das 12 coleções aprovadas no PNLD 2018, identificamos algumas contribuições e limites para se trabalhar a física ambiental na educação básica. Verificaram-se diferentes temas de física ambiental que são discutidos em diversos contextos, como em textos, gráficos, atividades práticas, projetos com envolvimento da comunidade, entre outros. Outro aspecto que merece destaque refere-se às questões socioambientais que explicitam integrações com outras áreas do conhecimento, favorecendo debates e o desenvolvimento de uma visão desfragmentada da realidade. Por outro lado, constatou-se a predominância de atividades individuais e de poucos elementos problematizadores nas questões socioambientais. Além disso, observou-se que as questões socioambientais nas coleções são fortemente marcadas pelas macrotendências conservadora e pragmática. Este fato pode ser evidenciado pela visão ecológica, antropocêntrica, utilitarista e reducionista de ambiente presente em algumas situações de física ambiental. Entretanto, identificou-se alguns possíveis avanços e, ainda que haja poucos elementos problematizadores, consideramos que todas as coleções têm potencial para se trabalhar a física ambiental na educação básica. As questões socioambientais identificadas, associadas aos diálogos entre professores e alunos, podem promover o desenvolvimento da consciência crítica visando a emancipação dos sujeitos. Espera-se, dessa forma, que as discussões sobre física ambiental possam possibilitar aos professores, pesquisadores e aos formuladores de políticas públicas referentes à educação básica reflexões sobre a necessidade de mudanças nos livros didáticos e nas práticas pedagógicas escolaresAbstract: Environmental physics is a theme that allows to explore, in an integrated and inseparable way, socio-environmental issues and physical content. The importance of discussions on socio-environmental issues is defended by different authors and are part of the National Curriculum guidelines for environmental education and Brazilian curriculum documents. Brazilian academic research seeks to promote debates on the relevance of socio-environmental issues in basic education, however, indicate the need for changes in the teaching of physics, including in textbooks, considering that this is a theme Complex that demands reflection and socio-cultural changes. In this sense, environmental physics constitutes a relevant theme for the development of a critical-transformative education. Thus, the work seeks to investigate the approach of the environmental physical theme in textbooks approved in the PNLD 2018, with the following question of research: what are the limits and contributions of the physics textbooks of PNLD 2018 to address the theme Environmental physics in high school classrooms? Not only in the perspective of meeting what determines the legislation on environmental education, but of creating teaching situations that favor the development of critical and participative subjects facing the socio-environmental issues faced by societies in Different historical and/or cultural contexts. Although there is an international literature that strongly recommends the insertion of environmental physics in basic education, these researches also point out the difficulties to work with it. In this sense, this research is characterized by documentary character, based on content analysis. A table of environmental physics descriptors was elaborated, containing elements that made it possible to characterize the innovative aspects of the collections; the proposals for activities; the themes of environmental physics; Integrations with other areas of knowledge; And the political-pedagogical macrotendencies of Brazilian environmental education present in the didactic collections. After analyzing the volumes from the 1st to the 3rd year of the 12 collections approved in PNLD 2018, we identified some contributions and limits to work on environmental physics in basic education. There were different topics of environmental physics that are discussed in various contexts, such as in texts, graphs, practical activities, projects with community involvement, among others. Another aspect that deserves prominence refers to socio-environmental issues that clarify integrations with other areas of knowledge, favoring debates and the development of a defragmented view of reality. On the other hand, it was observed the predominance of individual activities and few problematizing elements in socio-environmental issues. Moreover, it was observed that socio-environmental issues in the collections are strongly marked by conservative and pragmatic macrotendencies. This fact can be evidenced by the ecological, anthropocentric, utilitarian and reductionist view of environment present in some situations of environmental physics. However, some possible advances have been identified and, although there are few problematizing elements, we consider that all collections have the potential to work on environmental physics in basic education. The socio-environmental issues identified, associated with the dialogues between teachers and students, can promote the development of critical consciousness aimed at the emancipation of the subjects. It is hoped, therefore, that discussions about environmental physics can enable teachers, researchers and public policy formulators referring to basic education reflections on the need for changes in textbooks and in school pedagogical practicesMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Gebara, Maria José Fontana, 1959-Megid Neto, JorgeSilva, Luciano FernandesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaliman, Aline Paula, 1990-20192019-08-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637614CALIMAN, Aline Paula. Física ambiental no ensino médio: uma análise dos livros didáticos do PNLD 2018 = Environmental physics in high school: an analysis of the textbooks of the PNLD 2018. 2019. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637614. 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