Engajamento do estudante : um estudo exploratório no contexto do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardin, Thaissa Helena Fattori, 1987-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12360
Resumo: Orientador: Camila Alves Fior
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spelling Engajamento do estudante : um estudo exploratório no contexto do Ensino SuperiorStudent engagement : an exploratory investigation in the context of Higher EducationEstudantes universitáriosCOVID-19Ensino remotoEnsino superiorUniversity studentsCOVID-19Remote learningHigher educationOrientador: Camila Alves FiorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O ensino superior (ES) brasileiro vivenciou, nas últimas décadas, uma ampliação no acesso e uma diferenciação nas características dos estudantes e que tem desafiado às instituições a pensarem em ações que viabilizem o aprendizado, a permanência e o engajamento dos novos públicos que ingressam neste nível de ensino. O engajamento do estudante refere-se a um estado psicológico positivo relacionado às atividades acadêmicas e que é constituído pelas dimensões: vigor, dedicação e absorção. Constitui um preditor do desenvolvimento integral dos estudantes, do bem-estar, do rendimento acadêmico e da conclusão do curso. O engajamento não é estático, mas é influenciado pelas características dos estudantes, pelas experiências que estão sob responsabilidade da instituição, bem como pelos contextos sociais mais amplos. Neste sentido, citam-se as alterações vividas no ES em decorrência da pandemia de Covid-19, a suspensão das atividades presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial, com impactos na experiência acadêmica dos universitários. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi comparar o engajamento de estudantes no Ensino Superior em função da modalidade de ensino frequentada: presencial ou remoto emergencial, bem como a partir de características pessoais e institucionais, além de verificar o caráter preditivo das dimensões do engajamento na percepção de desempenho do estudante. Para tanto, foi realizada uma investigação descritiva e quantitativa, por meio de levantamento de dados com 290 universitários, sendo 149 (51,4 %) do gênero feminino, 135 (46,6%) do gênero masculino e 6 (2%) não binários, matriculados em uma instituição pública localizada no interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário de caracterização do estudante e do Utrecht Work Engagement Scale Student (UWES-9S), utilizado para mensurar o engajamento do estudante. A coleta de dados realizou-se de maneira digital, por um formulário disponibilizado no Google Forms, sendo que o convite aos estudantes ocorreu pelo envio de mensagem ao e-mail institucional dos mesmos e por convite presencial nas aulas. Os dados foram analisados quantitativamente pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados apontam que o ensino remoto emergencial impacta o engajamento do estudante, especificamente na dimensão da dedicação, ou seja, os estudantes que permaneceram de um a dois semestres na modalidade remota emergencial apresentam níveis mais elevados de dedicação quando comparados com indivíduos que permaneceram maior tempo. Também verificou-se níveis mais elevados para as dimensões vigor e absorção para os ingressantes quando comparados com os concluintes. Constatou-se correlações positivas, que variaram de fraca a moderada, entre a percepção de desempenho e o engajamento total e suas dimensões. Os resultados da regressão linear múltipla (método forward) descreveram influências da dedicação e do vigor na percepção de desempenho. Entende-se que o engajamento associa-se com variáveis importantes que predizem o sucesso acadêmico, tais como a percepção de rendimento. Além disso, o engajamento é impactado por variáveis vinculadas ao contexto institucional, o que remete à importância de as universidades promoverem ações intencionais a fim de fomentá-lo e, consequentemente, impactarem o sucesso e o bem-estar dos estudantes matriculados no ensino superiorAbstract: The Brazilian higher education (HE) has experienced, in recent decades, an expansion in access and a differentiation in the characteristics of students that has challenged institutions to think of actions that enable learning, permanence and engagement of new public who enter this level of education. Student engagement refers to a positive psychological state related to academic activities and is composed of the following dimensions: vigor, dedication, and absorption. It is a predictor of students' holistic development, well-being, academic achievement, and course completion. Engagement is not static, but is influenced by the characteristics of the students, by the experiences that are the responsibility of the institution, as well as by the broader social contexts. In this regard, we cite the changes experienced in ES as a result of the Covid-19 pandemic, the suspension of face-to-face activities, and the migration to emergency remote learning, with impacts on the academic experience of university students. Given this, the objective of the present study was to compare the engagement of students in Higher Education according to the modality of education attended: face-to-face or emergency remote education, as well as from personal and institutional characteristics, and to verify the predictive character of the dimensions of engagement in the perception of student performance. For this, a descriptive and quantitative investigation was carried out, by means of a data survey with 290 college students, 149 (51.4%) female, 135 (46.6%) male and 6 (2%) non-binary, enrolled in a public institution located in the interior of the state of São Paulo. Data were collected using a questionnaire to characterize the student and the Utrecht Work Engagement Scale Student (UWES-9S), used to measure student engagement. Data collection was performed digitally, using a form available on Google Forms, and the invitation to the students was made by sending a message to their institutional e-mail and by an onsite invitation in class. The data were quantitatively analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). The results indicate that the emergency remote learning impacts student engagement, specifically in the dimension of dedication, that is, students who stayed from one to two semesters in the emergency remote modality present higher levels of dedication when compared to individuals who stayed longer. Higher levels were also found for the vigor and absorption dimensions for entrants when compared to completers. Positive correlations, ranging from weak to moderate, were found between perceived performance and total engagement and its dimensions. The results indicate that the emergency remote education impacts student engagement, specifically in the dimension of dedication, that is, students who stayed from one to two semesters in the emergency remote modality present higher levels of dedication when compared to individuals who stayed longer. Higher levels were also found for the vigor and absorption dimensions for entrants when compared to completers. Positive correlations, ranging from weak to moderate, were found between perceived performance and total engagement and its dimensions. The results of the multiple linear regression (forward method) described influences of dedication and vigor on perceived performance. It is understood that engagement associates with important variables that predict academic success, such as perceived performance. Moreover, engagement is impacted by variables linked to the institutional context, which refers to the importance of universities promoting intentional actions in order to foster it and, consequently, impact the success and well-being of students enrolled in higher educationMestradoPsicologia da EducaçãoMestra em Educação[s.n.]Fior, Camila Alves, 1978-Polydoro, Soely Aparecida JorgePinto, Joana Ribeiro CasanovaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNardin, Thaissa Helena Fattori, 1987-20232023-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12360NARDIN, Thaissa Helena Fattori. Engajamento do estudante: um estudo exploratório no contexto do Ensino Superior. 2023. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12360. 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