Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Felipe Corrêa, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536
Resumo: Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho
id UNICAMP-30_d180a9b4cea2b47ebc1c66d90115f5a0
oai_identifier_str oai::1165140
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciaisDerivations of the look : visualities, cinematography and ethnic-racial relationsRepresentação (Filosofia)OlharVisualizaçãoCinematografiaRelações raciaisRepresentation (Philosophy)GazeVisualizationCinematographyRace relationsOrientador: Gilberto Alexandre SobrinhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo crítico das imagens, com ênfase na cinematografia, atentando-se para dois aspectos principais: em primeiro lugar, a formação e a construção do olhar e, em segundo, as relações de poder que compreendem os privilégios estabelecidos por meio de tais relações. Esse movimento resulta em uma visualidade em disputa, norteada, principalmente, por relações étnico-raciais e, também, de gênero. O trabalho se divide em três momentos. Em um primeiro momento lidamos com o vasto campo da representação de imagens raciais da branquitude, por meio de referências e amostras da construção do olhar da autoridade no contexto ocidental. Na segunda parte, investigamos, de um lado, os apagamentos e, de outro, os contrapontos significativos de imagens da negritude, considerando suas lógicas constitutivas. No último segmento deste estudo, revisitamos o direito de ver e ser visto, descortinados pela potência da autorrepresentação negra a partir do uso de imagens históricas, visões e narrativas redescobertas. Adotamos um caráter mais ensaístico na tese, de modo a analisarmos pontualmente as particularidades dos temas e recortes de cada um dos capítulos. Esta pesquisa gravita em torno dos estudos culturais e da cultura visual, nos contextos anglo-saxões, a partir de abordagens de Richard Dyer, Nicholas Mirzoeff, Stuart Hall, entre outros. Tensionamos o campo da imagem em suas diversas especificidades – como linguagem, técnica, estética e cultura – a fim de investigarmos o sistema de representação dominante e aferirmos os tensionamentos presentes em seus contrapontos em outras formas de visualidadesAbstract: This research aims to carry out a critical study of images, with an emphasis on cinematography, paying attention to two main aspects: first, the formation and construction of the look and, second, the power relations that comprise the established privileges through such relationships. This movement results in a contested visuality, guided mainly by ethnic-racial and also gender relations. The work is divided into three moments. At first, we deal with the vast field of representation of racial images of whiteness, through references and samples of the construction of the look of authority in the Western context. In the second part, we investigate, on the one hand, the erasures and, on the other, the significant counterpoints of images of blackness, considering their constitutive logics. In the last segment of this study, we revisited the right to see and be seen, unveiled by the power of black self-representation from the use of rediscovered historical images, visions and narratives. We adopted a more essayistic character in the thesis, in order to punctually analyze the particularities of the themes and excerpts of each of the chapters. This research revolves around cultural studies and visual culture, in Anglo-Saxon contexts, based on approaches by Richard Dyer, Nicholas Mirzoeff, Stuart Hall, among others. We tension the image field in its various specificities - such as language, technique, aesthetics and culture - in order to investigate the dominant representation system and assess the tension present in its counterpoints in other forms of visualitiesDoutoradoMultimeiosDoutor em MultimeiosCAPES88882.441657/2019-01[s.n.]Sobrinho, Gilberto Alexandre, 1973-Rosa, Almir AntonioScansani, Andrea CarlaSalles, Filipe Mattos deTedesco, Marina CavalcantiUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBomfim, Felipe Corrêa, 1985-20212021-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (229 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536BOMFIM, Felipe Corrêa. Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais. 2021. 1 recurso online (229 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165140Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T09:53:58Zoai::1165140Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-15T09:53:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
Derivations of the look : visualities, cinematography and ethnic-racial relations
title Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
spellingShingle Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
Bomfim, Felipe Corrêa, 1985-
Representação (Filosofia)
Olhar
Visualização
Cinematografia
Relações raciais
Representation (Philosophy)
Gaze
Visualization
Cinematography
Race relations
title_short Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
title_full Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
title_fullStr Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
title_full_unstemmed Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
title_sort Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
author Bomfim, Felipe Corrêa, 1985-
author_facet Bomfim, Felipe Corrêa, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sobrinho, Gilberto Alexandre, 1973-
Rosa, Almir Antonio
Scansani, Andrea Carla
Salles, Filipe Mattos de
Tedesco, Marina Cavalcanti
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Felipe Corrêa, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Representação (Filosofia)
Olhar
Visualização
Cinematografia
Relações raciais
Representation (Philosophy)
Gaze
Visualization
Cinematography
Race relations
topic Representação (Filosofia)
Olhar
Visualização
Cinematografia
Relações raciais
Representation (Philosophy)
Gaze
Visualization
Cinematography
Race relations
description Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536
BOMFIM, Felipe Corrêa. Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais. 2021. 1 recurso online (229 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536
identifier_str_mv BOMFIM, Felipe Corrêa. Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais. 2021. 1 recurso online (229 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165140
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (229 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138561947074560