Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536 |
Resumo: | Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho |
id |
UNICAMP-30_d180a9b4cea2b47ebc1c66d90115f5a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1165140 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciaisDerivations of the look : visualities, cinematography and ethnic-racial relationsRepresentação (Filosofia)OlharVisualizaçãoCinematografiaRelações raciaisRepresentation (Philosophy)GazeVisualizationCinematographyRace relationsOrientador: Gilberto Alexandre SobrinhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo crítico das imagens, com ênfase na cinematografia, atentando-se para dois aspectos principais: em primeiro lugar, a formação e a construção do olhar e, em segundo, as relações de poder que compreendem os privilégios estabelecidos por meio de tais relações. Esse movimento resulta em uma visualidade em disputa, norteada, principalmente, por relações étnico-raciais e, também, de gênero. O trabalho se divide em três momentos. Em um primeiro momento lidamos com o vasto campo da representação de imagens raciais da branquitude, por meio de referências e amostras da construção do olhar da autoridade no contexto ocidental. Na segunda parte, investigamos, de um lado, os apagamentos e, de outro, os contrapontos significativos de imagens da negritude, considerando suas lógicas constitutivas. No último segmento deste estudo, revisitamos o direito de ver e ser visto, descortinados pela potência da autorrepresentação negra a partir do uso de imagens históricas, visões e narrativas redescobertas. Adotamos um caráter mais ensaístico na tese, de modo a analisarmos pontualmente as particularidades dos temas e recortes de cada um dos capítulos. Esta pesquisa gravita em torno dos estudos culturais e da cultura visual, nos contextos anglo-saxões, a partir de abordagens de Richard Dyer, Nicholas Mirzoeff, Stuart Hall, entre outros. Tensionamos o campo da imagem em suas diversas especificidades – como linguagem, técnica, estética e cultura – a fim de investigarmos o sistema de representação dominante e aferirmos os tensionamentos presentes em seus contrapontos em outras formas de visualidadesAbstract: This research aims to carry out a critical study of images, with an emphasis on cinematography, paying attention to two main aspects: first, the formation and construction of the look and, second, the power relations that comprise the established privileges through such relationships. This movement results in a contested visuality, guided mainly by ethnic-racial and also gender relations. The work is divided into three moments. At first, we deal with the vast field of representation of racial images of whiteness, through references and samples of the construction of the look of authority in the Western context. In the second part, we investigate, on the one hand, the erasures and, on the other, the significant counterpoints of images of blackness, considering their constitutive logics. In the last segment of this study, we revisited the right to see and be seen, unveiled by the power of black self-representation from the use of rediscovered historical images, visions and narratives. We adopted a more essayistic character in the thesis, in order to punctually analyze the particularities of the themes and excerpts of each of the chapters. This research revolves around cultural studies and visual culture, in Anglo-Saxon contexts, based on approaches by Richard Dyer, Nicholas Mirzoeff, Stuart Hall, among others. We tension the image field in its various specificities - such as language, technique, aesthetics and culture - in order to investigate the dominant representation system and assess the tension present in its counterpoints in other forms of visualitiesDoutoradoMultimeiosDoutor em MultimeiosCAPES88882.441657/2019-01[s.n.]Sobrinho, Gilberto Alexandre, 1973-Rosa, Almir AntonioScansani, Andrea CarlaSalles, Filipe Mattos deTedesco, Marina CavalcantiUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBomfim, Felipe Corrêa, 1985-20212021-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (229 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536BOMFIM, Felipe Corrêa. Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais. 2021. 1 recurso online (229 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165140Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T09:53:58Zoai::1165140Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-15T09:53:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais Derivations of the look : visualities, cinematography and ethnic-racial relations |
title |
Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais |
spellingShingle |
Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais Bomfim, Felipe Corrêa, 1985- Representação (Filosofia) Olhar Visualização Cinematografia Relações raciais Representation (Philosophy) Gaze Visualization Cinematography Race relations |
title_short |
Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais |
title_full |
Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais |
title_fullStr |
Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais |
title_full_unstemmed |
Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais |
title_sort |
Derivações do olhar : visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais |
author |
Bomfim, Felipe Corrêa, 1985- |
author_facet |
Bomfim, Felipe Corrêa, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sobrinho, Gilberto Alexandre, 1973- Rosa, Almir Antonio Scansani, Andrea Carla Salles, Filipe Mattos de Tedesco, Marina Cavalcanti Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Multimeios UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bomfim, Felipe Corrêa, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação (Filosofia) Olhar Visualização Cinematografia Relações raciais Representation (Philosophy) Gaze Visualization Cinematography Race relations |
topic |
Representação (Filosofia) Olhar Visualização Cinematografia Relações raciais Representation (Philosophy) Gaze Visualization Cinematography Race relations |
description |
Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536 BOMFIM, Felipe Corrêa. Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais. 2021. 1 recurso online (229 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536 |
identifier_str_mv |
BOMFIM, Felipe Corrêa. Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnico-raciais. 2021. 1 recurso online (229 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641536. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165140 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (229 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189173882519552 |