Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146
Resumo: Orientador : JoAnne Marie McCaffrey Busnardo Neto
id UNICAMP-30_d242fd057670a52bcae34a428bfd503c
oai_identifier_str oai::238528
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesaLeituraInteração socialConscientização da linguagemOrientador : JoAnne Marie McCaffrey Busnardo NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta investigação foi realizada através de um estudo de auto-observação em sala de aula, de cunho etnográfico, orientado por reflexões teóricas sobre concepções de letramento e leitura crítica e tipos de interação pedagógica. O principal objetivo foi avaliar os efeitos de vários tipos de estratégias pedagógicas interacionais para a concretização de uma pedagogia crítica de leitura em língua inglesa e, principalmente, investigar e descrever as características da interação professor-alunos-texto que melhor promovem a co-construção da reflexão crítica e a conscientização dialógica. Para isso, o estudo foi teoricamente embasado por tendências interacionistasneo-vygotskianas que serviram de subsídios centrais para as análises. As análises mostraram que - contrariamente ao que determinadas visões pósestruturalistas da sala de aula de leitura defenderiam - a intervenção do professor na aula de leitura crítica não é sempre negativa nem autoritária; pode se dar de maneira monológica ou de maneira dialógica. Observou-se que os obstáculos à conscientização dialógica não se limitam ao papel centralizador do professor na interação; são também fiuto da insegurança do professor frente ao trabalho de co-construção. Concluiu-se que é de fundamental importância para uma teoria da conscientização dialógica a compreensão dos recursos interacionais que promovem a interpretação situada, na qual o universo de experiência dos alunos é trazido para o trabalho de co-construção e desvelamentoAbstract: This investigation - and ethnographic, self-observation study carried out in an English language classroom - is supported by theories of literacy and critical reading and by views of pedagogical interaction. The main objectives are to evaluate the effects of different kinds of interactional strategies on the teaching of critical reading, and to investigate and describe the characteristics of the teacher-students-text interaction that most promote the co-construction of critical reflection and dialogical consciousness-raising. To this end, the study draws on Neo- Vygotskian theories of social interactionism, which provide the principal instruments of analysis. The analyses showed that - contrary to what certain post-structuralist views ofthe reading classroom would predict - the teacher' s intervention in the critical reading classroom is not always negative and authoritarian. It can take place in either a monological or in a dialogical way. This study suggests that the centralizing role of the teacher during the interaction is not the only obstacle to a dialogical consciousness raising; the teacher's insecurity vis-à-vis the work of coconstruction is another important obstacle. The thesis concludes that any theory of dialogical consciousness raising must take into account the role of interactional resources that promote situated interpretation, in which the student reader's universe of experience is brought to bear on the work of co-construction and "unveiling"MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-Braga, Denise BértoliFigueiredo, Celia AssunçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf200p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Texto e interação: subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa. 2002. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/238528porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:35:21Zoai::238528Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:35:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa
title Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa
spellingShingle Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
Leitura
Interação social
Conscientização da linguagem
title_short Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa
title_full Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa
title_fullStr Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa
title_full_unstemmed Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa
title_sort Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa
author Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
author_facet Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-
Braga, Denise Bértoli
Figueiredo, Celia Assunção
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Interação social
Conscientização da linguagem
topic Leitura
Interação social
Conscientização da linguagem
description Orientador : JoAnne Marie McCaffrey Busnardo Neto
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146
BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Texto e interação: subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa. 2002. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Texto e interação: subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa. 2002. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/238528
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
200p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188868575985664