Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146 |
Resumo: | Orientador : JoAnne Marie McCaffrey Busnardo Neto |
id |
UNICAMP-30_d242fd057670a52bcae34a428bfd503c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::238528 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesaLeituraInteração socialConscientização da linguagemOrientador : JoAnne Marie McCaffrey Busnardo NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta investigação foi realizada através de um estudo de auto-observação em sala de aula, de cunho etnográfico, orientado por reflexões teóricas sobre concepções de letramento e leitura crítica e tipos de interação pedagógica. O principal objetivo foi avaliar os efeitos de vários tipos de estratégias pedagógicas interacionais para a concretização de uma pedagogia crítica de leitura em língua inglesa e, principalmente, investigar e descrever as características da interação professor-alunos-texto que melhor promovem a co-construção da reflexão crítica e a conscientização dialógica. Para isso, o estudo foi teoricamente embasado por tendências interacionistasneo-vygotskianas que serviram de subsídios centrais para as análises. As análises mostraram que - contrariamente ao que determinadas visões pósestruturalistas da sala de aula de leitura defenderiam - a intervenção do professor na aula de leitura crítica não é sempre negativa nem autoritária; pode se dar de maneira monológica ou de maneira dialógica. Observou-se que os obstáculos à conscientização dialógica não se limitam ao papel centralizador do professor na interação; são também fiuto da insegurança do professor frente ao trabalho de co-construção. Concluiu-se que é de fundamental importância para uma teoria da conscientização dialógica a compreensão dos recursos interacionais que promovem a interpretação situada, na qual o universo de experiência dos alunos é trazido para o trabalho de co-construção e desvelamentoAbstract: This investigation - and ethnographic, self-observation study carried out in an English language classroom - is supported by theories of literacy and critical reading and by views of pedagogical interaction. The main objectives are to evaluate the effects of different kinds of interactional strategies on the teaching of critical reading, and to investigate and describe the characteristics of the teacher-students-text interaction that most promote the co-construction of critical reflection and dialogical consciousness-raising. To this end, the study draws on Neo- Vygotskian theories of social interactionism, which provide the principal instruments of analysis. The analyses showed that - contrary to what certain post-structuralist views ofthe reading classroom would predict - the teacher' s intervention in the critical reading classroom is not always negative and authoritarian. It can take place in either a monological or in a dialogical way. This study suggests that the centralizing role of the teacher during the interaction is not the only obstacle to a dialogical consciousness raising; the teacher's insecurity vis-à-vis the work of coconstruction is another important obstacle. The thesis concludes that any theory of dialogical consciousness raising must take into account the role of interactional resources that promote situated interpretation, in which the student reader's universe of experience is brought to bear on the work of co-construction and "unveiling"MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-Braga, Denise BértoliFigueiredo, Celia AssunçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf200p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Texto e interação: subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa. 2002. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/238528porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:35:21Zoai::238528Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:35:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa |
title |
Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa |
spellingShingle |
Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Leitura Interação social Conscientização da linguagem |
title_short |
Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa |
title_full |
Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa |
title_fullStr |
Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa |
title_full_unstemmed |
Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa |
title_sort |
Texto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa |
author |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos |
author_facet |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943- Braga, Denise Bértoli Figueiredo, Celia Assunção Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Interação social Conscientização da linguagem |
topic |
Leitura Interação social Conscientização da linguagem |
description |
Orientador : JoAnne Marie McCaffrey Busnardo Neto |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146 BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Texto e interação: subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa. 2002. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Texto e interação: subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa. 2002. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/238528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 200p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188868575985664 |