Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Beatriz Gracioli
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514
Resumo: Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
id UNICAMP-30_d4cdbb598f40c83252f38af7a706afef
oai_identifier_str oai::797022
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolaresImpacts of pedagogical practices focused on literacy in preschool childrenLetramentoAlfabetizaçãoEducação de criançasPerspectiva histórico-culturalLiteracyWritingChildhoodHistorical-cultural perspectiveOrientador: Sérgio Antônio da Silva LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: De acordo com o modelo tradicional de alfabetização, a escrita é compreendida como um código de transcrição da fala, e as atividades pedagógicas visam exclusivamente o domínio deste código. Entretanto, segundo a perspectiva de letramento, não basta apenas saber ler e escrever, ou seja, decodificar o sistema da escrita; é preciso também saber fazer uso do mesmo, de acordo com as próprias necessidades e com as demandas da sociedade. Neste sentido, cabe à educação infantil possibilitar às crianças a participação no mundo da escrita, envolvendo-as em práticas sociais de leitura e escrita. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas de letramento realizadas por uma professora de educação infantil e identificar os possíveis impactos dessas práticas na relação dos alunos com a escrita, fora do ambiente escolar. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa, com características etnográficas. A coleta de dados foi realizada em uma escola particular de Campinas, e incluiu observações participantes em uma classe de educação infantil, com crianças de 4 a 5 anos. Envolveu as observações da pesquisadora, registradas em um diário de campo, e entrevistas com a professora da classe e com os pais dos alunos. A análise dos dados foi realizada de acordo com estudos sobre alfabetização e letramento e com o referencial histórico-cultural. Baseando-se nos dados analisados, concluímos que esta escola, como instituição historicamente legitimada para o ensino da linguagem escrita, desempenhou um papel fundamental na formação de leitores e produtores de textos. A qualidade da mediação da professora foi essencial para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com relação à escrita, além da aproximação afetiva dos mesmos com esse objeto de conhecimento.Asbtract: Pursuant to the traditional alphabetization model, writing is understood as a speaking transcription code, and pedagogical activities aim exclusively to master this code. However, according to the literacy perspective, being able to read and write, in other words, to decode the writing system, is not enough; It is also necessary to know how to make proper use of it, according to the own needs and society demands. In this sense, it is the children educator's duty to enable them to participate in the writing scenario, while involving them in reading and writing social practices. Therefore, the present research aimed to describe and analyze literacy pedagogical practices performed by a child educator and to identify the possible outcomes of these practices in the student's relation to writing outside the scholar environment. This study's methodology is mainly qualitative, with ethnographic features. Data gathering was performed at a private school in the city of Campinas, in a class with 4 and 5-years-old children. Data consisted of observations registered in a field notebook by the researcher, including information gathered from interviews with the children parents. Data was analyzed based on former studies on alphabetization and literacy and also on cultural-historic referential. Based on our results, we concluded that this school, as a historically legitimated institution for written language education, has performed a fundamental role on the formation of readers and text producers. The quality of the professor mediation was substantial to guarantee the students learning and development with regard to the writing, and also to ensure their affection with this learning object.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Smolka, Ana Luiza BustamanteRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Beatriz Gracioli2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf235 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514ANDRADE, Beatriz Gracioli. Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares. 2011. 235 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797022porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:34Zoai::797022Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares
Impacts of pedagogical practices focused on literacy in preschool children
title Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares
spellingShingle Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares
Andrade, Beatriz Gracioli
Letramento
Alfabetização
Educação de crianças
Perspectiva histórico-cultural
Literacy
Writing
Childhood
Historical-cultural perspective
title_short Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares
title_full Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares
title_fullStr Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares
title_full_unstemmed Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares
title_sort Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares
author Andrade, Beatriz Gracioli
author_facet Andrade, Beatriz Gracioli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Beatriz Gracioli
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Alfabetização
Educação de crianças
Perspectiva histórico-cultural
Literacy
Writing
Childhood
Historical-cultural perspective
topic Letramento
Alfabetização
Educação de crianças
Perspectiva histórico-cultural
Literacy
Writing
Childhood
Historical-cultural perspective
description Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514
ANDRADE, Beatriz Gracioli. Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares. 2011. 235 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514
identifier_str_mv ANDRADE, Beatriz Gracioli. Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares. 2011. 235 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615514. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
235 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138483655147520