Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scali, Danyelle Freitas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610471
Resumo: Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercury
id UNICAMP-30_d6ccb52a25be9631d933b429a1f0d918
oai_identifier_str oai::469631
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantesDropout in the technology higher education courses : the student's perception about its determinatsEvasão universitariaEstudantes universitáriosEnsino superiorCurso superior de tecnologiaUniversity dropoutsUniversity studentsHigher educationTechnology higher education courseOrientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva MercuryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Partindo do pressuposto de que diferentes condições e contextos podem estar associados aos determinantes da evasão no ensino superior, a presente pesquisa voltou-se para o estudo da evasão nos cursos que têm sido pouco investigados e assumiu como objetivos: identificar e analisar os motivos de evasão de alunos de cursos superiores de tecnologia a partir da percepção do aluno evadido e analisar o percurso acadêmico do estudante posterior à evasão. A coleta de dados foi realizada através do envio pelo correio de um questionário a 227 alunos que evadiram em 2006 e 2007 de cursos superiores de tecnologia de uma IES pública do estado de São Paulo, dos quais 19,4% responderam. O instrumento solicitava informações sobre o perfil do aluno, a descrição dos motivos da não renovação de matrícula, o tempo de frequência no curso e os dados do percurso acadêmico posterior à evasão. Para a análise dos dados foram utilizados métodos qualitativos (análise de conteúdo) e quantitativos (frequência e porcentagem de ocorrência). A análise de conteúdo das respostas indicou como principais motivos de evasão: definição de curso de ingresso (50,0%), localização da instituição (36,4%), formação e atuação profissional do tecnólogo (25,0%), condições relacionadas ao trabalho (18,2%) e condições financeiras (18,2%). Sobre o percurso acadêmico posterior à evasão, 77,2% dos respondentes já haviam se graduado ou ingressado em outro curso/instituição sendo, em sua grande maioria, em até um ano após a evasão. Quanto ao tipo de curso de graduação, 78,6% dos participantes estavam em cursos de bacharelado e/ou licenciatura, entre os quais 60,7% em outra IES. O trabalho apresenta dados sobre os motivos determinantes da evasão de estudantes de cursos superiores de tecnologia, mostrando que há muitas semelhanças e poucas diferenças no que se refere aos motivos de evasão ocorridos em outros tipos de cursos (licenciaturas e bacharelados). Pode-se dizer que as peculiaridades das condições de evasão dos cursos superiores de tecnologia mostraram-se associadas às características do curso tecnológico, no que tange à natureza da formação e à atuação de seu profissional. Os dados coletados possibilitaram, ainda, considerações acerca do conceito de evasão e de procedimentos utilizados para investigação desse fenômeno.Abstract: Starting from the principle that different conditions and contexts can be associated to the determinants of the drop out in higher education, this research focused on the study of drop out in courses which have not been much investigated and thus assumed as its objectives: to identify and analyze the reasons for the drop out of the technology higher education courses, from the perspective of the student, as well as his academic path after droping out. Data gathering was made through the mailing of a questionnaire to 227 students who have dropped out in 2006 and 2007 from technology higher education courses in a public institution in the State of São Paulo and, from these, 19,4% answered. The instrument requested information on the profile of student, description of the reasons for not renewing the enrollment, the time of frequency in the course and requested information about the academic path taken after the drop out. For the analysis of the data, qualitative methods (content analysis) and quantitative methods had been used (frequency and percentage of occurrence). The content analysis of the answers indicated as main reasons for drop out: definition of course (50,0%), localization of the institution (36,4%), education and professional activity of the technologists (25,0%), conditions related to the labor market (18,2%) and student financial conditions (18,2%). As about the academic path after the drop out, 77,2% of the respondents had already graduated or entered in another course/institution, and most of them did so within one year after the year they had quit. Regarding the type of course that the student has enrolled after the withdrawn, 78,6% informed that they were registered in courses offering bachelor, major or minor degrees, of which 60,7% in other higher education institutions. The research presents given on the determinative reasons of the drop out of students of superior courses of technology, showing that it has many similarities and few differences as for the occurred reasons of withdrawn in other kinds of graduation courses. It can be said that the peculiarities of the conditions for the drop out of technology higher education courses are associated with the characteristics of the technological courses as to the nature of the education and professional activity of the technologists. Data gathered offered considerations about the concept of drop out and of the proceedings used for the investigation of this phenomenon.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-Polydoro, Soely Aparecida JorgeMoraes, Regina Lúcia de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScali, Danyelle Freitas20092009-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf140 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610471SCALI, Danyelle Freitas. Evasão nos cursos superiores de tecnologia: a percepção dos estudantes sobre seus determinantes. 2009. 140 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610471. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469631porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:40:47Zoai::469631Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:40:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantes
Dropout in the technology higher education courses : the student's perception about its determinats
title Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantes
spellingShingle Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantes
Scali, Danyelle Freitas
Evasão universitaria
Estudantes universitários
Ensino superior
Curso superior de tecnologia
University dropouts
University students
Higher education
Technology higher education course
title_short Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantes
title_full Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantes
title_fullStr Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantes
title_full_unstemmed Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantes
title_sort Evasão nos cursos superiores de tecnologia : a percepção dos estudantes sobre seus determinantes
author Scali, Danyelle Freitas
author_facet Scali, Danyelle Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Moraes, Regina Lúcia de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Scali, Danyelle Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão universitaria
Estudantes universitários
Ensino superior
Curso superior de tecnologia
University dropouts
University students
Higher education
Technology higher education course
topic Evasão universitaria
Estudantes universitários
Ensino superior
Curso superior de tecnologia
University dropouts
University students
Higher education
Technology higher education course
description Orientador: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercury
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-10-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610471
SCALI, Danyelle Freitas. Evasão nos cursos superiores de tecnologia: a percepção dos estudantes sobre seus determinantes. 2009. 140 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610471. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610471
identifier_str_mv SCALI, Danyelle Freitas. Evasão nos cursos superiores de tecnologia: a percepção dos estudantes sobre seus determinantes. 2009. 140 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610471. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
140 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189016142086144