As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Caroline
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610506
Resumo: Orientador: Mara Regina Martins Jacomeli
id UNICAMP-30_d8da9da99934cc29ff94ebacbc487136
oai_identifier_str oai::469789
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de CampinasProfessors forming policy in the Nineties : the Pedagogy Course from Faculdade de Educação of the Universidade Estadual de CampinasProfessores - Formação - HistóriaPolítica e educaçãoEducaçãoHistory of professors formationBrazilian history of educational policiesPedagogyOrientador: Mara Regina Martins JacomeliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as Políticas de Formação de Professores dos anos de 1990, tomando como expressão destas reformulações, o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. A partir da referência de estudos já realizados entre pesquisadores e movimentos de educadores envolvidos historicamente com ao curso de Pedagogia, nossas análises recorreram à uma retomada da trajetória histórica do curso de Pedagogia, perpassando o momento de sua criação, até a década de 1990, discutindo questões relacionadas à problemática da formação do pedagogo, identificando os fundamentos teórico-metodológicos da formação e as relações entre Educação, Política e as Políticas de Formação de Professores. Assim, recorremos à organização curricular e institucional e o perfil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, observando, a partir de posições distintas, um conjunto significativo de conflitos, com as políticas de formação de professores, e entre os grupos envolvidos nas reformulações desse Curso. Para tanto, utilizamos fontes primárias e secundárias que expressaram o debate interno do Curso na FE e a legislação educacional geral.Abstract: This research has the objective to analyze the Professors Forming Policy in the nineties, having as an icon of such reformulations the pedagogy course from Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Educational State College of the State University of Campinas). From the reference of studies already performed among researchers and educationists' movement involved historically in the pedagogy course, our analysis retraced a retaking of the historical trajectory of the Pedagogy Course, going through the moment of its creation up to the nineties decade, discussing matters related to the problems of the pedagogues formation, identifying the theoricmethodologic fundaments of this formation and the relation among Education, Politics and the Professors Forming Policies. Therefore, we go back to the institutional and curricular organization and the profile of the Pedagogy Course from the Educational State College of the State University of Campinas, observing, from distinct positions, a group of significant conflicts, with the Professors Forming Policies and among other groups involved in this course's remodeling. For that we used primary and secondary sources that expressed the internal debate of the course in the State University and the general educational legislation.MestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Jacomeli, Mara Regina Martins, 1965-Lombardi, José ClaudineiArce, AlessandraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Caroline2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf228 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610506XAVIER, Caroline. As politicas de formação de professor nos anos 90: o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 2009. 228 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610506. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469789porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:41:06Zoai::469789Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Professors forming policy in the Nineties : the Pedagogy Course from Faculdade de Educação of the Universidade Estadual de Campinas
title As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
spellingShingle As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Xavier, Caroline
Professores - Formação - História
Política e educação
Educação
History of professors formation
Brazilian history of educational policies
Pedagogy
title_short As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
title_full As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
title_fullStr As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
title_full_unstemmed As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
title_sort As politicas de formação de professor nos anos 90 : o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
author Xavier, Caroline
author_facet Xavier, Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jacomeli, Mara Regina Martins, 1965-
Lombardi, José Claudinei
Arce, Alessandra
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação - História
Política e educação
Educação
History of professors formation
Brazilian history of educational policies
Pedagogy
topic Professores - Formação - História
Política e educação
Educação
History of professors formation
Brazilian history of educational policies
Pedagogy
description Orientador: Mara Regina Martins Jacomeli
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610506
XAVIER, Caroline. As politicas de formação de professor nos anos 90: o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 2009. 228 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610506. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610506
identifier_str_mv XAVIER, Caroline. As politicas de formação de professor nos anos 90: o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 2009. 228 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610506. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469789
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
228 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189016235409408