A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Kelly Christinne Maia de Paula
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_d97e71b8b1e9d26426dac99f16ed4493
oai_identifier_str oai::420422
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficaciaThe family, the development of attitudes in relation to the Mathematics and the self-efficacyAtitude (Psicologia)AutoeficáciaFamíliaMatemáticaDesempenhoAttitudes (Psychology)Self-efficacyFamilyMathematicsPerformanceOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve o objetivo de verificar se existem relações entre as atitudes em relação à Matemática apresentadas pelos pais e as atitudes em relação à Matemática, as crenças de auto-eficácia em Matemática e o desempenho matemático dos estudantes. Foram sujeitos deste estudo 22 alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos de uma escola pública municipal da cidade de São José do Rio Preto, SP. Participaram também da pesquisa sete pais de alunos (três pais dos alunos com melhor desempenho e quatro pais dos alunos com desempenho mais baixo). Os instrumentos utilizados com os estudantes foram um questionário de auto-eficácia Matemática, uma escala de atitudes em relação à Matemática e a prova de Matemática do Saresp 2005. Após a realização da prova de Matemática do Saresp foram selecionados os três sujeitos com melhor desempenho e os quatro sujeitos com pior desempenho. Os pais desses estudantes responderam a um questionário, a uma escala de atitudes em relação à Matemática para pais e participaram de uma entrevista. A análise dos resultados mostrou que no presente estudo não houve relação entre a crença de auto-eficácia dos alunos e o desempenho, e houve baixa correlação entre atitudes em relação à Matemática e desempenho. Os dados da relação entre as atitudes dos pais e a crença de auto-eficácia dos estudantes apontaram forte correlação entre essas variáveis, porém não significativa. Verificou-se moderada correlação entre as atitudes dos pais e as atitudes dos estudantes. Já a correlação entre a atitudes dos pais e o desempenho dos estudantes foi considerada alta e significativaAbstract: The present work had as objective to check if have relation between attitudes in relation to the Mathematics presented of parents and attitudes in relation to the Mathematics, the self-efficacy beliefs toward Mathematics and mathematical achievement of students. The subjects of this study were 22 students of 5th level of elementary school, with ages varied from 10 to 12 years old of a municipal school from São José do Rio Preto, SP. Seven student's parents participated too (three students¿ parents with better achievement and four students¿ parents with lower achievement). The instruments used with students were a mathematical selfefficacy questionnaire, a scale of attitudes in relation to the Mathematics and the Mathematics test of Saresp 2005. After the carried of Mathematics test of Saresp, three subjects with better achievement and four subjects with worse achievement were selected. The parents of this students answer a questionnaire, a scales of attitudes in relation to the Mathematics to parents and participated of a interview. Results analysis has shown, that in present study hadn¿t relations between students¿ self-efficacy beliefs and achievement, and had low correlation between attitudes in relation to the Mathematics and achievement. The datas of relations between parent¿s attitudes and students¿ self-efficacy beliefs pointed strong correlation between this variablies, however not significant. Checket moderate correlation between parents¿ attitudes and students¿ attitudes. The correlation between parents¿ attitudes and students¿ achievement was considered high and significantMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Azzi, Roberta GurgelGonçalez, Maria Helena Carvalho de CastroDobarro, Viviane ReziAlves, Erica ValeriaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMotta, Kelly Christinne Maia de Paula20082008-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf191 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579MOTTA, Kelly Christinne Maia de Paula. A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia. 2008. 191 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420422porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:06:47Zoai::420422Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:06:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia
The family, the development of attitudes in relation to the Mathematics and the self-efficacy
title A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia
spellingShingle A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia
Motta, Kelly Christinne Maia de Paula
Atitude (Psicologia)
Autoeficácia
Família
Matemática
Desempenho
Attitudes (Psychology)
Self-efficacy
Family
Mathematics
Performance
title_short A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia
title_full A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia
title_fullStr A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia
title_full_unstemmed A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia
title_sort A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia
author Motta, Kelly Christinne Maia de Paula
author_facet Motta, Kelly Christinne Maia de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Azzi, Roberta Gurgel
Gonçalez, Maria Helena Carvalho de Castro
Dobarro, Viviane Rezi
Alves, Erica Valeria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Kelly Christinne Maia de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude (Psicologia)
Autoeficácia
Família
Matemática
Desempenho
Attitudes (Psychology)
Self-efficacy
Family
Mathematics
Performance
topic Atitude (Psicologia)
Autoeficácia
Família
Matemática
Desempenho
Attitudes (Psychology)
Self-efficacy
Family
Mathematics
Performance
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579
MOTTA, Kelly Christinne Maia de Paula. A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia. 2008. 191 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MOTTA, Kelly Christinne Maia de Paula. A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia. 2008. 191 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
191 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188980135034880