A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579 |
Resumo: | Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito |
id |
UNICAMP-30_d97e71b8b1e9d26426dac99f16ed4493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::420422 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficaciaThe family, the development of attitudes in relation to the Mathematics and the self-efficacyAtitude (Psicologia)AutoeficáciaFamíliaMatemáticaDesempenhoAttitudes (Psychology)Self-efficacyFamilyMathematicsPerformanceOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho teve o objetivo de verificar se existem relações entre as atitudes em relação à Matemática apresentadas pelos pais e as atitudes em relação à Matemática, as crenças de auto-eficácia em Matemática e o desempenho matemático dos estudantes. Foram sujeitos deste estudo 22 alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos de uma escola pública municipal da cidade de São José do Rio Preto, SP. Participaram também da pesquisa sete pais de alunos (três pais dos alunos com melhor desempenho e quatro pais dos alunos com desempenho mais baixo). Os instrumentos utilizados com os estudantes foram um questionário de auto-eficácia Matemática, uma escala de atitudes em relação à Matemática e a prova de Matemática do Saresp 2005. Após a realização da prova de Matemática do Saresp foram selecionados os três sujeitos com melhor desempenho e os quatro sujeitos com pior desempenho. Os pais desses estudantes responderam a um questionário, a uma escala de atitudes em relação à Matemática para pais e participaram de uma entrevista. A análise dos resultados mostrou que no presente estudo não houve relação entre a crença de auto-eficácia dos alunos e o desempenho, e houve baixa correlação entre atitudes em relação à Matemática e desempenho. Os dados da relação entre as atitudes dos pais e a crença de auto-eficácia dos estudantes apontaram forte correlação entre essas variáveis, porém não significativa. Verificou-se moderada correlação entre as atitudes dos pais e as atitudes dos estudantes. Já a correlação entre a atitudes dos pais e o desempenho dos estudantes foi considerada alta e significativaAbstract: The present work had as objective to check if have relation between attitudes in relation to the Mathematics presented of parents and attitudes in relation to the Mathematics, the self-efficacy beliefs toward Mathematics and mathematical achievement of students. The subjects of this study were 22 students of 5th level of elementary school, with ages varied from 10 to 12 years old of a municipal school from São José do Rio Preto, SP. Seven student's parents participated too (three students¿ parents with better achievement and four students¿ parents with lower achievement). The instruments used with students were a mathematical selfefficacy questionnaire, a scale of attitudes in relation to the Mathematics and the Mathematics test of Saresp 2005. After the carried of Mathematics test of Saresp, three subjects with better achievement and four subjects with worse achievement were selected. The parents of this students answer a questionnaire, a scales of attitudes in relation to the Mathematics to parents and participated of a interview. Results analysis has shown, that in present study hadn¿t relations between students¿ self-efficacy beliefs and achievement, and had low correlation between attitudes in relation to the Mathematics and achievement. The datas of relations between parent¿s attitudes and students¿ self-efficacy beliefs pointed strong correlation between this variablies, however not significant. Checket moderate correlation between parents¿ attitudes and students¿ attitudes. The correlation between parents¿ attitudes and students¿ achievement was considered high and significantMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Azzi, Roberta GurgelGonçalez, Maria Helena Carvalho de CastroDobarro, Viviane ReziAlves, Erica ValeriaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMotta, Kelly Christinne Maia de Paula20082008-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf191 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579MOTTA, Kelly Christinne Maia de Paula. A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia. 2008. 191 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420422porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:06:47Zoai::420422Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:06:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia The family, the development of attitudes in relation to the Mathematics and the self-efficacy |
title |
A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia |
spellingShingle |
A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia Motta, Kelly Christinne Maia de Paula Atitude (Psicologia) Autoeficácia Família Matemática Desempenho Attitudes (Psychology) Self-efficacy Family Mathematics Performance |
title_short |
A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia |
title_full |
A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia |
title_fullStr |
A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia |
title_full_unstemmed |
A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia |
title_sort |
A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia |
author |
Motta, Kelly Christinne Maia de Paula |
author_facet |
Motta, Kelly Christinne Maia de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018 Azzi, Roberta Gurgel Gonçalez, Maria Helena Carvalho de Castro Dobarro, Viviane Rezi Alves, Erica Valeria Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Kelly Christinne Maia de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitude (Psicologia) Autoeficácia Família Matemática Desempenho Attitudes (Psychology) Self-efficacy Family Mathematics Performance |
topic |
Atitude (Psicologia) Autoeficácia Família Matemática Desempenho Attitudes (Psychology) Self-efficacy Family Mathematics Performance |
description |
Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579 MOTTA, Kelly Christinne Maia de Paula. A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia. 2008. 191 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MOTTA, Kelly Christinne Maia de Paula. A familia, o desenvolvimento das atitudes em relação a matematica e a crença de auto-eficacia. 2008. 191 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 191 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188980135034880 |