Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, António Miguel Madeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7891
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_edf9665bebbfb9294a1ac11ba0fe4692
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em PortugalGinbebidas espirituosascomportamento do consumidoranálise conjuntaatributosspiritsconsumer behaviorconjoint analysisattributesMestrado em MarketingA presente pesquisa tem como foco estudar as preferências dos consumidores de Gin em Portugal. É então importante perceber o comportamento do consumidor de Gin e identificar quais os atributos mais valorizados por este, no momento da sua escolha. Estruturar os hábitos de compra e de consumo, definir os atributos mais e menos relevantes para o consumidor na escolha de um Gin e calcular a utilidade/importância relativa dos atributos-chave, constituem então os objectivos do estudo. A recolha de dados foi feita através de questionários on-line, difundidos via redes sociais e email institucional do ISEG. Para dar resposta ao terceiro objectivo do estudo foi necessário recorrer à técnica da Análise Conjunta de forma a serem geradas combinações que melhor poderiam caracterizar as preferências do consumidor com base em atributos-chave previamente definidos. Após avaliação dos inquiridos, foi possível determinar a importância relativa de cada atributo-chave e a utilidade de cada nível de atributo. Assim, a Qualidade foi o atributo mais importante para os inquiridos, seguindo-se a Recomendação, Preço, Marca conhecida e Embalagem, por ordem decrescente de importância. Também foi possível perceber que um Gin de qualidade Super-Premium tem mais utilidade que um Premium e/ou que um Standard; que um Gin recomendado tem mais utilidade que outro; que preços inferiores têm mais utilidade que preços mais elevados; que uma marca conhecida de Gin tem mais utilidade que uma desconhecida; e que uma embalagem Superior tem mais utilidade que uma Standard.This research focuses on the consumer preferences for Gin in Portugal. The research looked at the Gin consumer's behaviour and identified the Gin attributes with greater value for the consumer. In fine the research objectives are to understand the purchase and consumption habits, to define the most and less relevant Gin attributes for the consumer and to determine the utility/relative importance of the key attributes. The data collection was made using online questionnaires, disseminated through social nets and the ISEG's institutional email. In order to determine the utility/relative importance of the key attributes the Conjoint Analysis technique was used to generate optimal combinations to characterise the consumer preferences on the basis of the key attributes previously defined. The assessment of the replies allowed determining the relative importance of each key attribute and the utility associated with each level of the attribute. The conclusions are that the most important attribute for the consumer is the Quality, followed by Recommendation, Price, Known Trademark and Packaging, by decreasing order of importance. The replies to the survey show that a Super Premium (quality) Gin has higher utility than a Premium or Standard one; that a recommended Gin has higher utility than a non-recommended one; that lower prices have more utility than higher prices; that a known trademark of Gin has higher utility than an unknown one; and that a Superior packaging has higher utility than a Standard one.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaGuerra, António Miguel Madeira2015-02-05T14:45:40Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7891porGuerra, António Miguel Madeira (2014). "Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:59.313648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal
title Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal
spellingShingle Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal
Guerra, António Miguel Madeira
Gin
bebidas espirituosas
comportamento do consumidor
análise conjunta
atributos
spirits
consumer behavior
conjoint analysis
attributes
title_short Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal
title_full Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal
title_fullStr Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal
title_full_unstemmed Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal
title_sort Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal
author Guerra, António Miguel Madeira
author_facet Guerra, António Miguel Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, António Miguel Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Gin
bebidas espirituosas
comportamento do consumidor
análise conjunta
atributos
spirits
consumer behavior
conjoint analysis
attributes
topic Gin
bebidas espirituosas
comportamento do consumidor
análise conjunta
atributos
spirits
consumer behavior
conjoint analysis
attributes
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-05T14:45:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7891
url http://hdl.handle.net/10400.5/7891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guerra, António Miguel Madeira (2014). "Estudo exploratório das preferências dos consumidores de gin em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131026817024000