A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Inês Alves Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13159
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_f70775afc3552205e6e45f23803c808b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidorEmbalagemAtributosComportamento do ConsumidorAnálise ConjuntaPackagingAttributesConsumer BehaviorConjoint AnalysisMestrado em MarketingDada a crescente competitividade comercial e importância da embalagem enquanto meio de diferenciação em produtos alimentares embalados, torna-se pertinente estudar a influência que a mesma pode ter no comportamento do consumidor. Assim, propõe-se perceber qual a influência das embalagens no comportamento do consumidor, identificar os atributos das embalagens mais importantes na decisão do consumidor e calcular a utilidade dos atributos nas escolhas do mesmo. Considerando o facto de o mercado em foco ser muito vasto, houve a necessidade de o delimitar de forma a tornar o estudo exequível. Optou-se, assim, por aplicar o estudo a embalagens de sumo empacotado, visto serem produtos com os quais grande parte da população está familiarizada e por permitirem estudar todos os objetivos propostos. Utilizou-se uma metodologia quantitativa por meio de questionários online, administrados a uma amostra não probabilística por conveniência de 249 inquiridos. De forma a realizar os objetivos propostos, utilizou-se como técnica de análise a Análise Conjunta que permitiu a elaboração de oito combinações de embalagens com base em seis atributos: Designs Gráficos, Imagens, Cor, Forma, Quantidade de Informação e Disposição (Imagem-Texto). Pelas avaliações atribuídas, conclui-se que o atributo mais valorizado é a Quantidade de Informação, seguido da Cor, da Forma, das Imagens, dos Designs Gráficos e por fim da Disposição (imagem-texto). Conclui-se ainda que embalagens de sumo empacotado coloridas, com muita informação, forma reta/angular, imagens reais, designs gráficos simples e com imagens do lado esquerdo e texto do lado direito têm mais utilidade do que embalagens com as características contrárias.Given the increased trade competitiveness and the growing importance of packaging as a way of differentiation in package food products, it is relevant to study the influence that packaging may have on the consumer behavior. This research aims to understand the packaging influence on consumer behavior, to identify the most important packaging attributes on consumer decision and to calculate the attributes utilities on consumer choices. Since the package food products market is very wide, there was a need to narrow it better in order to make the research possible. Therefore, it was decided to apply the study to juice packages because it is a product that is familiar to the general public and it allows the study of all the proposed objectives. This research adopts a quantitative methodology through online questionnaires administered to a non-probabilistic convenience sample of 249 respondents. In order to achieve the proposed objectives, there were defined eight packages combinations, based on six attributes (Graphics, Images, Color, Shape, Amount of Information and Layout (image-text)), through Conjoint Analysis technique. The results show that the most important attribute in choosing a juice package is the Amount of Information, followed by Color, Shape, Images, Graphics and Layout (image - text). It was also verified that colorful juice packages with a lot of information, straight/angular shape, real images, simple graphics and images on the left and text on the right side have more utility that juice packages with the opposing characteristics.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaDelgado, Inês Alves Ferreira2017-02-09T13:57:33Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13159porDelgado, Inês Alves Ferreira (2016). "A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:11.114579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor
title A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor
spellingShingle A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor
Delgado, Inês Alves Ferreira
Embalagem
Atributos
Comportamento do Consumidor
Análise Conjunta
Packaging
Attributes
Consumer Behavior
Conjoint Analysis
title_short A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor
title_full A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor
title_fullStr A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor
title_full_unstemmed A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor
title_sort A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor
author Delgado, Inês Alves Ferreira
author_facet Delgado, Inês Alves Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Inês Alves Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Embalagem
Atributos
Comportamento do Consumidor
Análise Conjunta
Packaging
Attributes
Consumer Behavior
Conjoint Analysis
topic Embalagem
Atributos
Comportamento do Consumidor
Análise Conjunta
Packaging
Attributes
Consumer Behavior
Conjoint Analysis
description Mestrado em Marketing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
2016-10-01T00:00:00Z
2017-02-09T13:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/13159
url http://hdl.handle.net/10400.5/13159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Delgado, Inês Alves Ferreira (2016). "A influência dos atributos das embalagens no comportamento do consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131078413254656