Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6544 |
Resumo: | Orientador: José Antenor Pomilio |
id |
UNICAMP-30_dc6083799b3f06c926a51c5f61d5c60d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1255295 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmicaTrajectory analysis of a semi-autonomous wheelchair : a dynamic approachCadeiras de rodasMATLAB (Programa de computador)Robôs móveisRobôs - ProgramaçãoRobos - Sistemas de controleAnálise de trajetóriaWheelchairMATLAB (Computer program)Mobile robotsRobots - ProgrammingRobots - Control SystemsTrajectory analysisOrientador: José Antenor PomilioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: Este trabalho visa estudar as principais causas de desvio de trajetória em uma cadeira de rodas semiautônoma, quando tal veículo é submetido a diversas condições físicas e ambientais, tais como deslocamento da posição do centro de massa, diferença de atrito entre os pneus, diferentes áreas de contato entre os pneus e o piso, movimentação em rampas e desalinhamento das rodas castor. Para verificar os efeitos destas condições físicas sobre o movimento do veículo, foi desenvolvido um simulador baseado na integração entre os \textit{softwares} \textit{Matlab/Simulink}\textsuperscript{\textregistered} e \textit{CoppeliaSim}\textsuperscript{\textregistered}, em que o primeiro transmite um comando de torque e velocidade para o outro, e o segundo devolve uma informação de carga ao eixo do motor, tudo feito por meio da API remota. A estrutura de controle e acionamento de um motor do tipo PMSM é desenvolvida no \textit{Matlab/Simulink}\textsuperscript{\textregistered}, através de dois controladores PI em cascata para regulação de corrente e velocidade no eixo, respectivamente. Tal motor é acionado por meio do modelo em variáveis médias de um inversor trifásico com modulação PWM senoidal. As características mecânicas do veículo e do ambiente, tais como massa, momento de inércia, posição do centro de massa, orientação das rodas castor, área de contato com o piso, terrenos em rampa e atrito no solo são configuradas no \textit{CoppeliaSim}\textsuperscript{\textregistered}. Para melhor compreensão da dinâmica física do veículo foi feito um estudo de modelos mecânicos para a cadeira de rodas, inicialmente avaliando o seu modelo cinemático e posteriormente estendendo este estudo para a dinâmica do veículo, valendo-se da equação de Euler-Lagrange para desenvolver uma equação diferencial que descreva a movimentação da cadeira considerando o efeito de forças externas. Por fim, evidencia-se que desvios de trajetória se refletem na característica de torque em cada motor e por consequência na corrente de eixo em quadratura. As diferenças nestas correntes e no torque refletem desvios indesejados na direção de movimento do veículoAbstract: This work aims to study the main causes of trajectory deviation in a semi-autonomous wheelchair, when such vehicle is subjected to different physical and environmental conditions, such as displacement of the center of mass position, friction difference between the tires, different areas of contact between tires and the ground, movement on ramps and misalignment of castor wheels. To verify the effects of these physical conditions on the movement of the vehicle, a simulator was developed based on the integration between \textit{software} \textit{Matlab/Simulink}\textsuperscript{\textregistered} and \textit{CoppeliaSim}\textsuperscript{\textregistered}, where the first transmits a torque and speed command to the other, and the second returns load information to the motor shaft, all done through the remote API. The control and drive structure of a PMSM type motor is developed in \textit{Matlab/Simulink}\textsuperscript{\textregistered}, through two cascaded PI controllers for current and speed regulation on the axis, respectively. Such a motor is driven by means of the model in average variables of a three-phase inverter with sinusoidal PWM modulation. The mechanical characteristics of the vehicle and the environment, such as mass, moment of inertia, position of the center of mass, orientation of the castor wheels, area of ??contact with the ground, terrains in slope and friction on the ground are configured in \textit{CoppeliaSim} \textsuperscript{\textregistered}. For a better understanding of the physical dynamics of the vehicle, a study of mechanical models for the wheelchair was carried out, initially evaluating its kinematic model and later extending this study to the vehicle dynamics, using the Euler-Lagrange equation to develop a differential equation that describes the movement of the chair considering the effect of external forces. Finally, it is evident that trajectory deviations are reflected in the torque characteristic in each motor and, consequently, in the quadrature axis current. Differences in these currents and torque reflect unwanted deviations in vehicle movement directionMestradoAutomaçãoMestre em Engenharia ElétricaCAPES88887.510355/2020-00Funcamp0[s.n.]Pomilio, José Antenor, 1960-Honório, Dalton de AraújoRohmer, EricUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMilfont, Leonardo Duarte, 1995-20222022-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6544MILFONT, Leonardo Duarte. Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma: uma abordagem dinâmica. 2022. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6544. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255295Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-22T16:31:44Zoai::1255295Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-11-22T16:31:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmica Trajectory analysis of a semi-autonomous wheelchair : a dynamic approach |
title |
Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmica |
spellingShingle |
Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmica Milfont, Leonardo Duarte, 1995- Cadeiras de rodas MATLAB (Programa de computador) Robôs móveis Robôs - Programação Robos - Sistemas de controle Análise de trajetória Wheelchair MATLAB (Computer program) Mobile robots Robots - Programming Robots - Control Systems Trajectory analysis |
title_short |
Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmica |
title_full |
Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmica |
title_fullStr |
Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmica |
title_full_unstemmed |
Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmica |
title_sort |
Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma : uma abordagem dinâmica |
author |
Milfont, Leonardo Duarte, 1995- |
author_facet |
Milfont, Leonardo Duarte, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pomilio, José Antenor, 1960- Honório, Dalton de Araújo Rohmer, Eric Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milfont, Leonardo Duarte, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadeiras de rodas MATLAB (Programa de computador) Robôs móveis Robôs - Programação Robos - Sistemas de controle Análise de trajetória Wheelchair MATLAB (Computer program) Mobile robots Robots - Programming Robots - Control Systems Trajectory analysis |
topic |
Cadeiras de rodas MATLAB (Programa de computador) Robôs móveis Robôs - Programação Robos - Sistemas de controle Análise de trajetória Wheelchair MATLAB (Computer program) Mobile robots Robots - Programming Robots - Control Systems Trajectory analysis |
description |
Orientador: José Antenor Pomilio |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-09-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6544 MILFONT, Leonardo Duarte. Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma: uma abordagem dinâmica. 2022. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6544. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6544 |
identifier_str_mv |
MILFONT, Leonardo Duarte. Análise de trajetória de uma cadeira de rodas semiautônoma: uma abordagem dinâmica. 2022. 1 recurso online (174 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6544. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1255295 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (174 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189185402175488 |