Bem-estar subjetivo na profissão e qualidade de vida de professores do ensino fundamental : Subjective wellbeing in the profession and quality of life of elementary school teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biagi, Natália Baliani de, 1986-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632486
Resumo: Orientadores: Eloisa Helena Rubello Valler Celeri, Amilton dos Santos Júnior
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spelling Bem-estar subjetivo na profissão e qualidade de vida de professores do ensino fundamental : Subjective wellbeing in the profession and quality of life of elementary school teacherSubjective wellbeing in the profession and quality of life of elementary school teacherProfessoresEnsino fundamentalQualidade de vidaAvaliação educacionalTeachersElementary schoolQuality of lifeEducational assessmentOrientadores: Eloisa Helena Rubello Valler Celeri, Amilton dos Santos JúniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Ensinar é uma tarefa de alta complexidade, diante da qual os professores podem demonstrar diferentes formas de enfrentamento. Essas formas podem ser negativas, como estresse e esgotamento profissional (amplamente estudadas na literatura), ou positivas como satisfação com o trabalho e bem-estar subjetivo do professor (BESP) na profissão. O BESP brasileiro na profissão ainda não foi estudado com instrumentos sistemáticos. Um maior entendimento das condições de trabalho do docente, da sua qualidade de vida (QV) ou do seu BESP pode ter um efeito multiplicador no resultado do seu próprio trabalho bem como na vida dos alunos. Esse estudo teve como objetivo: (i) investigar se há associação entre os parâmetros de QV dos professores do Ensino Fundamental, seu BESP na profissão, e seus aspectos socioeconômicos e ocupacionais; (ii) adaptar a versão brasileira do Questionário do BESP (QBESP) e investigar a sua adequação técnica. A amostra foi composta por 267 professores, que responderam um questionário socioeconômico e ocupacional, o QBESP e o World Health Organization Quality of Life Instrument Bref (WHOQOL-bref). Modelagens estatísticas foram realizadas para: (i) avaliar o perfil socioeconômico e ocupacional da amostra, bem como a associação dessas variáveis e do QBESP em relação aos domínios da WHOQOL-bref; (ii) verificar a validade estrutural, a validade convergente e as medidas de invariância. Em relação aos quatro domínios da WHOQOL-bref, o domínio do meio ambiente apresentou menor pontuação. Os educadores apresentaram bons índices de conexão com a escola e de eficácia do ensino. Esses dois aspectos do BESP foram associados a melhores pontuações na maioria dos domínios de QV. Fatores modificáveis como prática religiosa, renda familiar, ausência de desejo de mudar de profissão; e fatores não-modificáveis como idade, sexo masculino, pele não branca foram associados positivamente à QV. O investimento nos aspectos modificáveis pode se associar à melhoria da QV. Em relação ao BESP na profissão, investir especificamente na conexão do professor com a escola, senso de pertencimento e eficácia do ensino pode se associar à melhoria de aspectos gerais da sua QV individual. Sobre a validação da versão brasileira do QBESP, as suas respostas podem ser caracterizadas por um modelo de medição de dois fatores, com validade convergente com outros domínios da WHOQOL-bref e podem ser entendidas como medidas de construtos latentes semelhantes à versão original em inglês. Observou-se invariância configural, porém não invariância métrica, o que torna não aconselhável a comparação entre amostra de brasileiros e norte-americanos. Pesquisas futuras são necessárias para testar o QBESP com amostras mais diversas, maiores e representativas de educadores brasileiros para permitir conclusões mais rigorosas e confiantesAbstract: Teaching is a highly complex task, in which teachers can demonstrate different forms of coping. There are negative forms, such as professional stress and exhaustion (widely studied), or positive forms such as work satisfaction and teacher subjective wellbeing (TSW) in the profession. The Brazilian TSW in the profession has not yet been studied through systematic instruments. A better understanding of teachers' working conditions, quality of life (QOL) or their TSW may have a multiplier effect on the outcome of their own work as well as on the students¿ life. This study aimed to: (i) investigate if there is an association between QOL parameters of elementary school teachers, their TSW in the profession, and their socioeconomic and occupational aspects; (ii) adapt the Brazilian Portuguese version of the TSW Questionnaire (TSWQ-BP) and investigate its technical adequacy. 267 elementary school teachers answered a socioeconomic and occupational questionnaire, the TSWQ and the World Health Organization Quality of Life Instrument Bref (WHOQOL-bref). Statistical modeling was performed to: (i) evaluate the socioeconomic and occupational sample¿s profile, as well as the association of these variables and the TSWQ in relation to the WHOQOL-bref domains; (ii) verify the structural validity, the convergent validity and the invariance measures. In relation to the WHOQOL-bref domains, the environmental domain had lower scores. The educators presented school connectedness¿ and teaching efficacy¿s good indexes. These two TSW aspects were associated with better scores in most domains of QOL. Modifiable factors such as religious practice, family income, lack of motivation to change profession; and non-modifiable factors such as age, male sex, non-white skin were positively associated with QOL. Investment in modifiable aspects may be associated with improved QOL. In relation to TSW in the profession, investing specifically in the school connectedness, sense of belonging and teaching efficacy can be associated with the general aspects improvement of their individual QOL. Regarding the TSWQ-BP validation, its responses indicated a sound two-factor measurement model, as well as convergent validity with teachers¿ responses to domain-general measures of wellbeing and can be understood as measuring the same latent constructs as the English version of the measure. Given metric invariance was not observed, however, results further suggest that it is currently inadvisable to use scores derived from the TSWQ for the purposes of directly comparing the wellbeing of Brazilian and U.S. educators. Future research is therefore needed to test the TSWQ¿BP with more diverse, representative, and larger samples of Brazilian educators to allow for more rigorous and confident conclusionsMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestra em Ciências[s.n.]Celeri, Eloisa Helena Rubello Valler, 1959-Santos Júnior, Amilton dos, 1983-Dalgalarrondo, PauloPaula, Cristiane Silvestre deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBiagi, Natália Baliani de, 1986-20172017-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (77 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632486BIAGI, Natália Baliani de. Bem-estar subjetivo na profissão e qualidade de vida de professores do ensino fundamental: Subjective wellbeing in the profession and quality of life of elementary school teacher. 2017. 1 recurso online (77 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632486. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989564Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-04T11:27:55Zoai::989564Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-04T11:27:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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