Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hornink, Gabriel Gerber
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602794
Resumo: Orientador: Eduardo Galembeck
id UNICAMP-30_df5e79defb6decf368a4db473308c9c2
oai_identifier_str oai::368762
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"Biology teacher continued formation using "free software"Educação permanenteProfessores de biologia - FormaçãoBiologia - Estudo e ensinoPlanos de aulaTecnologia educacionalContinued formationBiology teachers, trainingBiology, study and teachingLesson planningEducational technologyOrientador: Eduardo GalembeckDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: Existe hoje um desequilíbrio entre os avanços tecnológicos e os processos de formação para uso das tecnologias no ensino brasileiro de forma reflexiva. O presente trabalho explorou o desenvolvimento de cursos de formação continuada para uso da informática no ensino de Biologia, assim como formas de analisar este processo, desenvolvendo um programa reflexivo e participativo. Participaram dos cursos professores de escolas públicas e privadas. Foram usados de 'softwares livres' educacionais voltados ao ensino médio de Biologia dentre os quais Nutrição, Ciclo de Vida em Vegetais, Movimentos de Plantas, Estômatos e Embriologia. Os cursos foram estruturados com conteúdos e atividades em ordem progressiva de dificuldade, dentro do contexto do uso das tecnologias no ensino, mesclando atividades práticas e teóricas. Os conteúdos teóricos abordados foram: teorias de aprendizagem e taxonomias educacionais (taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom e taxonomia SOLO) e classificação de softwares educacionais. As atividades práticas foram: avaliação, planejamento e uso de softwares educacionais e trocas de experiências vivenciadas pelos professores. Incentivou-se fortemente o desenvolvimento de atividades envolvendo tecnologia nas condições reais de trabalho dos professores, visando o exercício da autonomia no planejamento e o oferecimento de aulas, bem como o compartilhamento das experiências de cada um. Houve três grupos de trabalho, dois exploratórios e um final. Para cada grupo, antes do início das atividades, foram investigadas as situações das escolas e dos professores com relação ao uso da informática. Ao término do curso foram aplicadas uma prova discursiva e um questionário de avaliação do mesmo. Os resultados obtidos da prova discursiva e da avaliação final permitem observar que os professores passaram a se sentir melhor preparados para utilizar a informática no ensino. Também ressaltaram a importância da abordagem dos aspectos teóricos para a prática docente e a interação com os demais professores. Considero que o processo de reflexão sobre o uso de novas tecnologias deve ser contínuo, pois este curso sozinho não teve, nem deveria ter, a pretensão de resolver os problemas da informática educativa, sendo necessária uma mudança de postura e de ação do corpo docente ao longo do tempoAbstract: There is a large gap between the advances in technology and their conscious use in the educational activities in Brazil. This work proposal is to design and offer continued education courses to stimulate the use of informatics in Biology education, evaluate the process of making teachers aware about using informatics in education, and to develop a reflexive and participative program in continued education to high school teachers. Teachers from both, public and private Brazilian nationwide high school have enrolled the courses. The teachers involved in this project had the opportunity of using and thinking about the applicability of educational free software. The software set explored in this work (Nutrition, Plant¿s Life Cycle, Movements in Plant, Stomates and Embryology) is part of the multimedia package Biology in Multimedia. The courses designs were based on the theoretical contents and practical activities concerning the use of informatics in education, the activities were gradually delivered according to the complexity of each required task. The theoretical contents discussed were the learning theories, educational taxonomys (Bloom¿s taxonomy and Solo Taxonomy) and education software classification. The practical approaches were based on evaluating, planning and using the selected software in their classes and practical experiences sharing inside the group. Discussions considering teachers¿ real work conditions and the development of activities with technology were strongly stimulated and the results obtained by each teacher were discussed with the group. The objective of these discussions was to stimulate teachers¿ autonomy in planning classes and apply their plans in their classes, integrating the use of informatics in their teaching activities. There were three work groups, two exploratory and one tail end. Before beginning the activities, each group was inquired about the schools and the teachers environment concerning the use of informatics. At the end of the course a test was applied (a final exam) as well as an investigative questionnaire. According to the teachers¿ evaluation, they felt great improvement in their capabilities to use informatics resources in their teaching activities. They also had stressed the importance of the theoretical aspects of the teaching practices and the interaction with other teachers. The critical thinking process about the use of new technologies must be continuously improved. This course did not have nor must it have the intention to be the solution for the problems of educative informatics. What is important in fact is to effectively stimulate the change in teachers¿ behavior and practice throughout the timeMestradoBioquímicaMestre em Biologia Funcional e Molecular[s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Compiani, MauricioLangone, FrancescoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Funcional e MolecularUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHornink, Gabriel Gerber20062006-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf123p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602794HORNINK, Gabriel Gerber. Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres". 2006. 123p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602794. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/368762porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:33:14Zoai::368762Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:33:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"
Biology teacher continued formation using "free software"
title Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"
spellingShingle Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"
Hornink, Gabriel Gerber
Educação permanente
Professores de biologia - Formação
Biologia - Estudo e ensino
Planos de aula
Tecnologia educacional
Continued formation
Biology teachers, training
Biology, study and teaching
Lesson planning
Educational technology
title_short Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"
title_full Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"
title_fullStr Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"
title_sort Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres"
author Hornink, Gabriel Gerber
author_facet Hornink, Gabriel Gerber
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galembeck, Eduardo, 1968-
Compiani, Mauricio
Langone, Francesco
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Hornink, Gabriel Gerber
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Professores de biologia - Formação
Biologia - Estudo e ensino
Planos de aula
Tecnologia educacional
Continued formation
Biology teachers, training
Biology, study and teaching
Lesson planning
Educational technology
topic Educação permanente
Professores de biologia - Formação
Biologia - Estudo e ensino
Planos de aula
Tecnologia educacional
Continued formation
Biology teachers, training
Biology, study and teaching
Lesson planning
Educational technology
description Orientador: Eduardo Galembeck
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602794
HORNINK, Gabriel Gerber. Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres". 2006. 123p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602794. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
HORNINK, Gabriel Gerber. Formação continuada de professores de biologia com uso de "softwares livres". 2006. 123p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602794. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/368762
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
123p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188945611718656