A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marly Aparecida, 1968-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122
Resumo: Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
id UNICAMP-30_e21961a89cf8e3dbb3b3dbd718508400
oai_identifier_str oai::783835
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino MédioThe reading on the school Portuguese textbooks in Brazilian public middle schoolsLivros didáticosLeituraEnsino médioLeitura criticaSchool text booksReadingReading textsReading activitiesBrazilian middle schoolOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho tem como objetivo discutir os modos/formas de se apresentar a leitura como objeto de ensino e aprendizagem em determinados livros didáticos de Língua Portuguesa de Ensino Médio presentes nas escolas públicas brasileiras. Esses livros didáticos foram analisados e aprovados pelo programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2006). Fundamentamos nossas análises nos pressupostos da teoria dos gêneros do discurso e de compreensão ativa responsiva postulados por Bakhtin e seu Círculo para compreender a natureza dos textos selecionados para compor os livros didáticos de nosso corpus, atentando para o favorecimento de formação de um leitor crítico e responsivo. Nossas análises centraram-se nos textos em seus respectivos gêneros discursivos e nas propostas de atividades de leitura elaboradas pelos autores desses livros didáticos a partir desses textos. Nosso olhar, dessa forma, procurou orientar-se pela configuração dos respectivos projetos didático-autorais para leitura dos livros didáticos que circulam no Ensino Médio público brasileiro.Abstract: The present work aims at discussing how reading is taken as a learning and teaching object by some Portuguese Language school textbooks, used in Brazilian Public High School Portuguese classes. These selected school textbooks have been analyzed and approved by the National Program of Textbooks for High Schools (PNLEM/2006). The analysis, which reveals a qualitative and quantitative nature, was carried out with three Portuguese Language school textbooks for the first to third grades of middle school. We adopted, in our analysis, some theoretical conceptions related to the bakhtinian theory of speech genres and the idea of active responsive understanding postulated by Bakhtin and his Circle. Our analysis focused on the reading activities and corresponding speech genres presented by the named school books. The main concern was to figure out the didactic and authorial reading projects, centering on the possibilities of constructing a reflexive and critical reader by the mediation role of these texts as well as of the reading skills proposed by the analyzed schools textbooks.MestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Bunzen, Clecio SantosFiad, Raquel SalekUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Marly Aparecida, 1968-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf294 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122FERNANDES, Marly Aparecida. A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio. 2010. 294 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783835porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:08:41Zoai::783835Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:08:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio
The reading on the school Portuguese textbooks in Brazilian public middle schools
title A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio
spellingShingle A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio
Fernandes, Marly Aparecida, 1968-
Livros didáticos
Leitura
Ensino médio
Leitura critica
School text books
Reading
Reading texts
Reading activities
Brazilian middle school
title_short A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio
title_full A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio
title_fullStr A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio
title_full_unstemmed A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio
title_sort A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio
author Fernandes, Marly Aparecida, 1968-
author_facet Fernandes, Marly Aparecida, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Bunzen, Clecio Santos
Fiad, Raquel Salek
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marly Aparecida, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Leitura
Ensino médio
Leitura critica
School text books
Reading
Reading texts
Reading activities
Brazilian middle school
topic Livros didáticos
Leitura
Ensino médio
Leitura critica
School text books
Reading
Reading texts
Reading activities
Brazilian middle school
description Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122
FERNANDES, Marly Aparecida. A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio. 2010. 294 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122
identifier_str_mv FERNANDES, Marly Aparecida. A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio. 2010. 294 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783835
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
294 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138478213038080