A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122 |
Resumo: | Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
id |
UNICAMP-30_e21961a89cf8e3dbb3b3dbd718508400 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::783835 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino MédioThe reading on the school Portuguese textbooks in Brazilian public middle schoolsLivros didáticosLeituraEnsino médioLeitura criticaSchool text booksReadingReading textsReading activitiesBrazilian middle schoolOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho tem como objetivo discutir os modos/formas de se apresentar a leitura como objeto de ensino e aprendizagem em determinados livros didáticos de Língua Portuguesa de Ensino Médio presentes nas escolas públicas brasileiras. Esses livros didáticos foram analisados e aprovados pelo programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2006). Fundamentamos nossas análises nos pressupostos da teoria dos gêneros do discurso e de compreensão ativa responsiva postulados por Bakhtin e seu Círculo para compreender a natureza dos textos selecionados para compor os livros didáticos de nosso corpus, atentando para o favorecimento de formação de um leitor crítico e responsivo. Nossas análises centraram-se nos textos em seus respectivos gêneros discursivos e nas propostas de atividades de leitura elaboradas pelos autores desses livros didáticos a partir desses textos. Nosso olhar, dessa forma, procurou orientar-se pela configuração dos respectivos projetos didático-autorais para leitura dos livros didáticos que circulam no Ensino Médio público brasileiro.Abstract: The present work aims at discussing how reading is taken as a learning and teaching object by some Portuguese Language school textbooks, used in Brazilian Public High School Portuguese classes. These selected school textbooks have been analyzed and approved by the National Program of Textbooks for High Schools (PNLEM/2006). The analysis, which reveals a qualitative and quantitative nature, was carried out with three Portuguese Language school textbooks for the first to third grades of middle school. We adopted, in our analysis, some theoretical conceptions related to the bakhtinian theory of speech genres and the idea of active responsive understanding postulated by Bakhtin and his Circle. Our analysis focused on the reading activities and corresponding speech genres presented by the named school books. The main concern was to figure out the didactic and authorial reading projects, centering on the possibilities of constructing a reflexive and critical reader by the mediation role of these texts as well as of the reading skills proposed by the analyzed schools textbooks.MestradoLíngua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Bunzen, Clecio SantosFiad, Raquel SalekUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Marly Aparecida, 1968-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf294 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122FERNANDES, Marly Aparecida. A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio. 2010. 294 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783835porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:08:41Zoai::783835Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:08:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio The reading on the school Portuguese textbooks in Brazilian public middle schools |
title |
A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio |
spellingShingle |
A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio Fernandes, Marly Aparecida, 1968- Livros didáticos Leitura Ensino médio Leitura critica School text books Reading Reading texts Reading activities Brazilian middle school |
title_short |
A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio |
title_full |
A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio |
title_fullStr |
A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio |
title_sort |
A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio |
author |
Fernandes, Marly Aparecida, 1968- |
author_facet |
Fernandes, Marly Aparecida, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952- Bunzen, Clecio Santos Fiad, Raquel Salek Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marly Aparecida, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Leitura Ensino médio Leitura critica School text books Reading Reading texts Reading activities Brazilian middle school |
topic |
Livros didáticos Leitura Ensino médio Leitura critica School text books Reading Reading texts Reading activities Brazilian middle school |
description |
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122 FERNANDES, Marly Aparecida. A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio. 2010. 294 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Marly Aparecida. A leitura no livro didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio. 2010. 294 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614122. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 294 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189046646210560 |