Unidades de ensino potencialmente significativas : um estudo de caso sobre o tema célula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Bruna Ricci de, 1986-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2612
Resumo: Orientador: Maria José Fontana Gebara
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spelling Unidades de ensino potencialmente significativas : um estudo de caso sobre o tema célulaPotentially meaningful teaching unit : a case study of the cellAprendizagem significativaBiologia - Estudo e ensinoCélulasMeaningful learningBiology - Study and teachingCellsOrientador: Maria José Fontana GebaraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Conceitos relativos ao tema Célula são importantes para o desenvolvimento do pensamento e da compreensão das características morfofisiológicas dos seres vivos. Muito embora esta temática seja vital para o entendimento da vida biológica, diversos fatores podem atuar como obstáculos ao processo aprendizagem, tais como a inexistência de subsunçores. Dessa forma, e segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, delineamos uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, para responder à seguinte questão: A elaboração de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) a partir dos conhecimentos prévios dos alunos pode contribuir com a aquisição significativa de conhecimentos científicos relativos ao tema Célula? O objetivo principal foi investigar os limites e as contribuições da utilização de UEPS na aquisição e retenção de conceitos científicos. Para isso, 62 alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do interior do Estado de São Paulo foram convidados a participar de atividades de ensino sobre o tema Célula organizadas nessa modalidade de sequências didáticas. Os dados foram coletados a partir de dois questionários, constituídos por questões abertas e fechadas, que foram aplicados em três momentos distintos. A primeira aplicação foi realizada antes da elaboração das UEPS e teve por finalidade identificar os conhecimentos prévios dos estudantes que participaram da pesquisa. Imediatamente após a finalização das atividades de ensino, os questionários foram novamente aplicados com o intuito de verificar a aquisição significativa de conhecimentos sobre o tema Célula. Finalmente, após três meses, a terceira aplicação verificou a retenção desses conhecimentos na estrutura cognitiva dos estudantes. Os dados foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa através da metodologia de Análise de Conteúdo. A análise dos resultados demostrou aquisição conceitual significativa e estabilidade dos conceitos na estrutura cognitiva da maioria dos estudantes participantes, fato este importante e necessário para a compreensão da lógica explicativa do funcionamento da estrutura celular. Isso propicia o entendimento dos fenômenos biológicos que regem a dinâmica da vida neste planeta. Em complementariedade, acreditamos que nossos resultados possam contribuir para a área de Ensino de Ciências, sendo um material que pode vir a subsidiar a prática docente, em especial daqueles integrantes da rede básica de ensinoAbstract: Concepts related to the main subject Cells are important to the development of thought and the comprehension of morphophysiological characteristics of living beings. Even though this subject is vital to the comprehension of biological life, many factors may act as obstacles during learning process, like the lack of subsumers. So, according to David Ausubel’s Meaningful Learning Theory, we draw qualitative research, such as a Case Study, to answer the question: Can the elaboration of Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) based on prior students’ knowledge contribute to meaningful scientific knowledge acquisition about Cells? The main objective was to search the limits and the contributions about the use of PMTU’s in acquisition and retention of the Scientific concepts. For this study, 62 high school sophomores from a public school located in São Paulo state were called to do activities about Cells organized in this didactic sequences modality. The data were collected from 2 questionaries, with open and closed questions, which were applied in 3 different moments. The first application has been realized before the PMTU construction and its objective was to identify students’ prior knowledge who participated of the search. Right after the end of the teaching activities, the questionaries had been applied again with the objective of checking the meaningful knowledge acquisition about the subject Cells. Finally, three months later, the third test application has checked the retention of these knowledge in Students’ cognitive structure. The data were analyzed based on David Ausubel’s Meaningful Learning Theory through the content analysis methodology. The analysis of the results has shown meaningful concept acquisition and stability of concepts in the cognitive structure in most students who have participated, this fact is important and necessary to the understanding of the explanatory logic of the functioning of the cell structure. It provides an understanding of the biological phenomena that govern the dynamics of life on this planet. Complementarily, we believe that our results can contribute to the Science Teaching area, being a material that can come to subsidize the teaching practice, especially for those members of the basic education networkDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Gebara, Maria José Fontana, 1959-Silva, Fernanda Keila Marinho daPinheiro, Rosa AparecidaSutil, NoemiGalembeck, EduardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito, Bruna Ricci de, 1986-20212021-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (182 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2612BRITO, Bruna Ricci de. Unidades de ensino potencialmente significativas: um estudo de caso sobre o tema célula. 2021. 1 recurso online (182 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2612. 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