Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farcetta, Mariana Custodio, 1983-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433
Resumo: Orientador: Lucia Helena Reily
id UNICAMP-30_ebd7cbca93c696a0075c07158f645379
oai_identifier_str oai::1254953
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusivaPerspective of those who work : dialogues between art educationd and inclusive educationArte - Estudo e ensinoArteEducação especialEducação inclusivaFormação de professoresArt, Study and teachingVisual artsSpecial educationInclusive educationTeacher trainingOrientador: Lucia Helena ReilyDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O presente estudo teve por objetivo investigar como profissionais que atuam com Ensino de Arte percebem o ensino da matéria em escolas regulares com proposta inclusiva. A contextualização histórica e da legislação oferece o pano de fundo para discutir a problemática da formação de professores de arte para atuar com uma heterogeneidade de alunos. Os participantes da pesquisa foram professores de escolas municipais pertencentes à Diretoria Regional de ensino de um município de grande porte do estado de São Paulo. Com base nas falas dos professores, pesquisaram-se as relações entre arte e educação inclusiva, por meio da análise do planejamento, da prática pedagógica, dos instrumentais de avaliação e recursos pedagógicos utilizados e/ou criados pelos educadores. O método privilegiado para coleta de dados foi o grupo focal, a fim de fomentar a discussão e fortalecer a prática de profissionais que atuam com Ensino da Arte em contextos inclusivos. Os dados foram complementados por respostas a um questionário respondido por todos os educadores. Os participantes da pesquisa foram professores da rede municipal de ensino graduados em Arte (Visuais ou Cênicas) e Pedagogia que atuam com ensino de arte e que tenham obrigatoriamente alunos com deficiência. Os resultados mostram que as políticas públicas asseguram o acesso dos alunos com deficiência, entretanto faltam aos professores conhecimentos específicos necessários para atuar com alunos com deficiência. Mudanças no ensino que prevêem atender necessidades dos alunos com deficiência poderão também beneficiar o aluno em geral, tornando as aulas mais participativas. Os resultados do estudo iluminam as demandas cotidianas e os desafios enfrentados por professores de arte e pedagogos e podem contribuir para reorganizar o ensino de arte como componente fundamental dos conteúdos curriculares das escolas municipais no contexto da diversidadeAbstract: The aim of this study was to investigate how professionals working in the field of Art Education understand art teaching in regular schools that follow an inclusive approach. The presentation of the historical context and recent policies offers the backdrop for discussing the problem of art teacher preparation for working with heterogeneous groups of students. The study participants were teachers from a regional board of education of a large city in the state of São Paulo. Based on the teachers’ reports, the study focused on the relations between art and inclusive education, analyzing planning, pedagogical practice, assessment instruments and pedagogical resources used and/or created by the educators. The method of choice for data collection was the focal group that intended to foster discussions and enhance the practice of professionals working in Art Education in inclusive contexts. Responses to a questionnaire that all the teachers answered were used to complement the data from the focal groups. The participants were municipal system teachers with a degree in art (visual arts or performing arts) or education who teach art and who have students with disabilities in their classes. The results showed that political policies ensure access to students with disability, however the teachers lack the specific knowledge they need to work with these students. Changes in teaching that are meant to answer to the needs of students with disabilities could also benefit other students as well, making for more participatory classes. The research results illuminate the daily demands and challenges faced by art teachers and pedagogues and should contribute to reorganizing art teaching as a fundamental component of curricular content in municipal schools within a context of diversityMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Reily, Lucia Helena, 1952-Albano, Ana Angélica MedeirosLaplane, Adriana Lia Friszman deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFarcetta, Mariana Custodio, 1983-20132013-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433FARCETTA, Mariana Custodio. Olhar de quem atua: diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva. 2013. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254953Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-17T11:26:57Zoai::1254953Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-11-17T11:26:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva
Perspective of those who work : dialogues between art educationd and inclusive education
title Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva
spellingShingle Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva
Farcetta, Mariana Custodio, 1983-
Arte - Estudo e ensino
Arte
Educação especial
Educação inclusiva
Formação de professores
Art, Study and teaching
Visual arts
Special education
Inclusive education
Teacher training
title_short Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva
title_full Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva
title_fullStr Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva
title_full_unstemmed Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva
title_sort Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva
author Farcetta, Mariana Custodio, 1983-
author_facet Farcetta, Mariana Custodio, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reily, Lucia Helena, 1952-
Albano, Ana Angélica Medeiros
Laplane, Adriana Lia Friszman de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Farcetta, Mariana Custodio, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Arte
Educação especial
Educação inclusiva
Formação de professores
Art, Study and teaching
Visual arts
Special education
Inclusive education
Teacher training
topic Arte - Estudo e ensino
Arte
Educação especial
Educação inclusiva
Formação de professores
Art, Study and teaching
Visual arts
Special education
Inclusive education
Teacher training
description Orientador: Lucia Helena Reily
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-08-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433
FARCETTA, Mariana Custodio. Olhar de quem atua: diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva. 2013. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433
identifier_str_mv FARCETTA, Mariana Custodio. Olhar de quem atua: diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva. 2013. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254953
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138573879869440