Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433 |
Resumo: | Orientador: Lucia Helena Reily |
id |
UNICAMP-30_ebd7cbca93c696a0075c07158f645379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1254953 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusivaPerspective of those who work : dialogues between art educationd and inclusive educationArte - Estudo e ensinoArteEducação especialEducação inclusivaFormação de professoresArt, Study and teachingVisual artsSpecial educationInclusive educationTeacher trainingOrientador: Lucia Helena ReilyDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O presente estudo teve por objetivo investigar como profissionais que atuam com Ensino de Arte percebem o ensino da matéria em escolas regulares com proposta inclusiva. A contextualização histórica e da legislação oferece o pano de fundo para discutir a problemática da formação de professores de arte para atuar com uma heterogeneidade de alunos. Os participantes da pesquisa foram professores de escolas municipais pertencentes à Diretoria Regional de ensino de um município de grande porte do estado de São Paulo. Com base nas falas dos professores, pesquisaram-se as relações entre arte e educação inclusiva, por meio da análise do planejamento, da prática pedagógica, dos instrumentais de avaliação e recursos pedagógicos utilizados e/ou criados pelos educadores. O método privilegiado para coleta de dados foi o grupo focal, a fim de fomentar a discussão e fortalecer a prática de profissionais que atuam com Ensino da Arte em contextos inclusivos. Os dados foram complementados por respostas a um questionário respondido por todos os educadores. Os participantes da pesquisa foram professores da rede municipal de ensino graduados em Arte (Visuais ou Cênicas) e Pedagogia que atuam com ensino de arte e que tenham obrigatoriamente alunos com deficiência. Os resultados mostram que as políticas públicas asseguram o acesso dos alunos com deficiência, entretanto faltam aos professores conhecimentos específicos necessários para atuar com alunos com deficiência. Mudanças no ensino que prevêem atender necessidades dos alunos com deficiência poderão também beneficiar o aluno em geral, tornando as aulas mais participativas. Os resultados do estudo iluminam as demandas cotidianas e os desafios enfrentados por professores de arte e pedagogos e podem contribuir para reorganizar o ensino de arte como componente fundamental dos conteúdos curriculares das escolas municipais no contexto da diversidadeAbstract: The aim of this study was to investigate how professionals working in the field of Art Education understand art teaching in regular schools that follow an inclusive approach. The presentation of the historical context and recent policies offers the backdrop for discussing the problem of art teacher preparation for working with heterogeneous groups of students. The study participants were teachers from a regional board of education of a large city in the state of São Paulo. Based on the teachers’ reports, the study focused on the relations between art and inclusive education, analyzing planning, pedagogical practice, assessment instruments and pedagogical resources used and/or created by the educators. The method of choice for data collection was the focal group that intended to foster discussions and enhance the practice of professionals working in Art Education in inclusive contexts. Responses to a questionnaire that all the teachers answered were used to complement the data from the focal groups. The participants were municipal system teachers with a degree in art (visual arts or performing arts) or education who teach art and who have students with disabilities in their classes. The results showed that political policies ensure access to students with disability, however the teachers lack the specific knowledge they need to work with these students. Changes in teaching that are meant to answer to the needs of students with disabilities could also benefit other students as well, making for more participatory classes. The research results illuminate the daily demands and challenges faced by art teachers and pedagogues and should contribute to reorganizing art teaching as a fundamental component of curricular content in municipal schools within a context of diversityMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Reily, Lucia Helena, 1952-Albano, Ana Angélica MedeirosLaplane, Adriana Lia Friszman deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFarcetta, Mariana Custodio, 1983-20132013-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433FARCETTA, Mariana Custodio. Olhar de quem atua: diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva. 2013. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254953Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-17T11:26:57Zoai::1254953Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-11-17T11:26:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva Perspective of those who work : dialogues between art educationd and inclusive education |
title |
Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva |
spellingShingle |
Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva Farcetta, Mariana Custodio, 1983- Arte - Estudo e ensino Arte Educação especial Educação inclusiva Formação de professores Art, Study and teaching Visual arts Special education Inclusive education Teacher training |
title_short |
Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva |
title_full |
Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva |
title_fullStr |
Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva |
title_sort |
Olhar de quem atua : diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva |
author |
Farcetta, Mariana Custodio, 1983- |
author_facet |
Farcetta, Mariana Custodio, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reily, Lucia Helena, 1952- Albano, Ana Angélica Medeiros Laplane, Adriana Lia Friszman de Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farcetta, Mariana Custodio, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Estudo e ensino Arte Educação especial Educação inclusiva Formação de professores Art, Study and teaching Visual arts Special education Inclusive education Teacher training |
topic |
Arte - Estudo e ensino Arte Educação especial Educação inclusiva Formação de professores Art, Study and teaching Visual arts Special education Inclusive education Teacher training |
description |
Orientador: Lucia Helena Reily |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-08-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433 FARCETTA, Mariana Custodio. Olhar de quem atua: diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva. 2013. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433 |
identifier_str_mv |
FARCETTA, Mariana Custodio. Olhar de quem atua: diálogos entre ensino de arte e educação inclusiva. 2013. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6433. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254953 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138573879869440 |